Go to Top

Feliz 2019 – Viva a SUA VIDA

Completei meio século de vida (50 anos) em 2018. Os últimos anos vem sendo de grandes transformações e mudanças.
O início do ano foi um turbilhão de mudanças, pois mudei de bairro para meu filho mais novo estudar no Amorim Lima que é uma escola municipal incrível e meu filho mais velho começou a fazer homeschooling (estudar em casa).

O ORIGAMI cresceu e se tornou meu principal negócio. Eu SOU origamista desde os 6 anos de idade e aos 15 anos levei origamis para vender em uma feira, mas não vendi nada. Lembro de uma história judaica que nos faz refletir sobre QUEM REALMENTE SOMOS.

Viva a SUA VIDA

“Por que estás tão irriquieto?”, perguntou o discípulo ao Rabino Sússia, ao vê-lo em seus momentos finais de vida.
“Tenho medo”, respondeu Sússia.
“Medo de quê, rabino?”.
“Medo do Tribunal Celeste”.
“Tu? Um homem tão piedoso, cuja vida foi exemplar? Se tu tens medo, imagine nós, cheios de defeitos e imperfeições.”
Rabino Sússia, então, diz: “Não temo ser inquerido por não ter sido como o profeta Moisés, não deixei um legado de seu porte. Eu posso me defender dizendo que eu não fui como Moisés porque eu não sou Moisés. Nem temo que me cobrem profecias como as de Maimônides, por eu não ter oferecido ao mundo a qualidade de sua obra e seu talento. Eu posso me defender dizendo que eu não fui como Maimônides porque eu não sou Maimônides. O que me apavora neste momento é que me venham indagar: ‘Sússia, por que não foste Sússia’?”.

Há muitos anos venho lidando com questões como ORGULHO e “querer estar certo”. Aprendi que precisamos seguir o FLUXO, ao invés de querer que as outras pessoas façam as coisas do nosso jeito. Infelizmente, a sociedade e família nos pressionam para fazer coisas que não nos levam a descobrir QUEM SOMOS. Com isso, muitas pessoas passam a vida trabalhando em atividades que não te trazem FELICIDADE.

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.” Chico Xavier

Quando nos conectamos com nossos TALENTOS despertamos a lei do Potencial Puro (7 leis espirituais do sucesso).
Ao focarmos nossa atenção para o que nos deixa em estado de FLOW (estado de fluxo ou atenção plena), podemos descobrir o que realmente nos faz FELIZ e quais são nossos TALENTOS.

“Descubra o que faria de graça o resto da vida e depois dê um jeito de ganhar dinheiro com isso.”
Deepak Chopra

Porém, para abrir espaço novos trabalhos é necessário ter CORAGEM para deixar de lado algumas coisas que estamos acostumados a fazer. Precisamos sair da nossa zona de conforto.

Mate sua vaquinha

Ouvi esta história de uma grande amiga de Salvador e gostaria de compartilhar, pois a chegada do Ano Novo é um excelente momento para refletirmos sobre velhos hábitos que precisam ser substituídos por hábitos que nos levem na direção dos nossos sonhos e objetivos.

Leia e reflita quantas vezes não aconteceu algo parecido com você.

A história é sobre dois monges, um aprendiz e outro muito sábio, que foram visitar um sítio bem pobre no qual morava uma família. O monge mais velho falou para o aprendiz que ele deveria fazer o que fosse pedido sem questionar.

Chegando na humilde casa, notaram que a família era composta por um casal e três filhos. Eles estavam mal vestidos e claramente passavam necessidade. O monge mais velho então perguntou para o pai de família o que eles faziam para sobreviver.

Ele respondeu que tinham uma vaquinha que apesar de magrinha, dava o sustento necessário para irem tocando a vida. O monge agradeceu e se despediu da família.

Ao saírem da casa, o monge mais sábio falou para o aprendiz “Pegue a vaquinha e jogue-a do precipício.”

O aprendiz arregalou os olhos e tentou questionar que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela humilde família. Porém, ao perceber o olhar do mestre, cumpriu a ordem a contragosto.

Depois de alguns anos, o monge mais novo ficou com remorso e decidiu voltar ao mesmo sítio para ver o que tinha acontecido com a família. Chegando lá, notou que o jardim estava florido e com vários animais, incluindo diversas vaquinhas.

Ao entrar na casa ele percebeu que tudo havia mudado, porém era a mesma família. Então ele questionou:
– Puxa, percebemos que a vida melhorou bastante para vocês, o que houve?

E o pai de família respondeu:
– Depois que vocês foram embora há alguns anos, a nossa vaquinha caiu do precipício e morreu. Achamos que seria o fim do mundo, mas tivemos que nos adaptar e descobrimos habilidades e competências que não conhecíamos em nós mesmos.

Aquele acidente nos forçou a buscar oportunidades e novas fontes de renda que não havíamos pensado enquanto estávamos satisfeitos com a vaquinha.

NOVIDADES PARA 2019

PNL (Programação Neurolinguística)

Gosto de fazer cursos e temas relacionados a AUTOCONHECIMENTO. Fiz formação em Master Practitioner em PNL em 1998 e Leader Training em 2007.

Exatamente 20 anos depois de fazer minha formação em PNL, tive a honra de ajudar na equipe do Transform and Thrive Project no primeiro curso de PNL do Kaya Redford e Verônica Larrea no Brasil. Em 2019, farei parte do time e ajudarei o Bruno Berchin que é responsável por trazer o Kaya e Verônica para o Brasil.

Visitem www.PNL.life

Leader Training

Voltei a me envolver com o Leader Training que foi um dos cursos mais importantes da minha vida. Fiz uma parceria com a família Malta.

Jornada Ikigai

O livro “Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz” explica que o IKIGAI é a razão para levantarmos todas as manhãs. Ele explica como podemos chegar ao IKIGAI através de nossa Profissão, Vocação, Missão e Paixão.

Em 2019, além do ORIGAMI quero ajudar outras pessoas a descobrirem seu IKIGAI.
Conhecei o Diogo Lopes (Prema Avatar) e foi amizade à primeira vista. Nos unimos para lançar o projeto JornadaIkigai.com

Referências:

Arrependimento


Como o Ikigai pode te ajudar a encontrar seu verdadeiro propósito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *