Go to Top

Lições do Coronavírus

Este ano, eu estava FELIZ porque começamos o ano fazendo 4 domingos de origami no SESC Campinas e estávamos com projetos agendados para o SESC Pinheiros e SESC Presidente Prudente. Além disso, estava confiante que as palestras iriam começar a dar certo depois do Carnaval.

Porém, o que veio foi o Coronavírus, o isolamento social e a quarentena.

Lembra a música do Raul Seixas “O Dia em que a Terra Parou“.

Em poucas semanas, milhões de pessoas passaram a trabalhar home office e milhões de crianças/jovens passaram a fazer homeschooling. Apesar de todos problemas com o isolamente social e quarentena, quem tem acesso à internet, Netflix e acesso a YouTube e mídias sociais não pode reclamar.

A imensa maioria das pessoas na Terra vivem em condições precárias e o excesso de CONSUMO criou uma desigualdade social insustentável. O Coronavírus parece vir como um AVISO da Mãe Terra nos dizendo que a FARRA ACABOU. Que devemos parar de brigar e lembrar que as fronteiras dos países foi uma ILUSÃO criada por nós e que na verdade SOMOS TODOS UM.

O que fazer durante a pandemia do Coronavírus?

Como falei acima, perdi contratos com o SESC e tive que recorrer a um empréstimo do Itaú início do ano. A nossa cultura de relação com dinheiro é complexa e favorece o sistema financeiro, pois as pessoas tem vergonha de assumir quando estão no vermelho. Fiz um vídeo para falar sobre meus pensamentos sobre “Bancos, dinheiro e CONFIANÇA“.

Tenho 51 anos e reinventei a minha carreira com o ORIGAMI. Acredito que a crise é uma oportunidade de TRANSFORMAÇÃO e APRENDIZADO. Decidi colocar TODA ENERGIA para ajudar as pessoas em serem mais PRODUTIVAS no HOME OFFICE e usando FERRAMENTAS DIGITAIS e CURSOS ONLINE.

Fiz uma seleção de conteúdos e vídeos para te inspirar nas MUDANÇAS que precisamos fazer AGORA!

Seguindo a onda da luz – Robert Happé – TEDxLuz #Despertar #Coração

Algumas palestras PRECISAM ser vistas e esta é perfeita para o momento da crise da pandemia.

Você esquece que o que é real é a centelha de vida que você pode sentir no seu coração.
O despertar começa uma decisão que normalmente é tomada com o sofrimento que você experimentou com a sua própria ignorância.
Ignorância significa ignorar aquilo que está olhando diretamente no seu rosto e você finge que não enxerga. E você faz isso a vida toda e nunca está feliz.
O que é FELICIDADE? Felicidade é se expressar do CORAÇÃO. Não da mente e nem do MEDO.

Isso tudo vai passar #Desapego

O que REALMENTE IMPORTA? Qual seria nosso maior tesouro? Alexandre Camilo conta uma história que combina com este momento.

Dois papas #Humildade e #Mudanças

A frase mais marcante do filme “Dois Papas” é:

“Se ninguém se sente responsável, e quando ninguém é culpado todos são culpados.” Papa Francisco

Human – O que te faz humano? #Humanidade

O documentário Human traz profundas reflexões sobre “O que nos faz humanos”.

Human é um documentário que reúne vários testemunhos de pessoas de todo o planeta sobre situações das suas vidas. O realizador teve como base entrevistas a mais de 2000 pessoas em 65 países.[6] Na edição, foram escolhidas 110 entrevistas.[7] Os temas abordados são, entre outros, o amor, a agricultura, a homossexualidade ou a migração.[8].

Entre os entrevistados, encontram-se personalidades conhecidas como Bill Gates, Ban Ki-moon, Cameron Diaz ou o ex-presidente uruguaio José Mujica.[9]

Um conteúdo essencial para este momento. Afinal de contas, será que….

  • Comprar roupas de marca nos faz humanos?
  • Querer ter o carro do ano nos faz humanos?
  • Ter como meta ganhar muito $$$ nos faz humanos?
  • O QUE TE FAZ HUMANO?

Selecionei várias cenas de tão lindas que achei.

E o depoimento desta menina?

Toda vez que cair temos que nos levantar. Não devemos viver do passado, mas sim viver do presente.

Reiniciando os negócios e o mundo – Don Tapscott #Colaboração

Vídeo emocionante com a narração de Don Tapscott (dontapscott.com) fazendo uma metáfora com o espetáculo dos estorninhos que voam em harmonia e conseguem de forma COLETIVA buscar alimentos e de proteger de ameaças como falcões.

Os quatros princípios do mundo aberto:

Colaboração – Transparência – Compartilhamento – Empoderamento

Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza… #Gentileza gera gentileza

José Datrino ficou conhecido como Profeta Gentileza e se tornou famoso por pintar 56 pilastras da Avenida do Brasil no Rio de Janeiro com inscrições sobre gentileza e críticas ao mundo que se tornou a maior manifestação de arte mural pública do Rio de Janeiro. Ele se tornou o Profeta Gentileza depois de um trágico acidente no Gran Circus Norte Americano no qual um incêndio matou mais de 500 pessoas.

Ele morreu em 1996, depois de 40 anos pregando nas ruas do Rio de Janeiro a importância da gentileza. Depois da sua morte, suas pinturas foram apagadas porque a prefeitura mandou pintar as pilastras de cinza. Nesta entrevista, Marisa Monte conta a história do Profeta Gentileza e sua decepção ao descobrir que seus murais foram apagados e ela fez uma música em sua homenagem.

“Por isso eu pergunto a você no mundo
Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria

Marisa Monte

Que lições podemos tirar da pandemia do Coronavírus?

Se tivesse que escolher UMA ÚNICA PALAVRA, seria….

EMPATIA

Um vídeo antigo que traz estatísticas da Terra se aqui morassem apenas 100 pessoas.

E nada melhor do aprender com professores especiais… BEBÊS! Vejam o projeto Roots of Empathy.

One Response to "Lições do Coronavírus"

  • Filipe Camargo
    24 de março de 2020 - 7:53 Reply

    Emocionante Okabe! Tenho a sensação que, apesar de turbulências, a humanidade esteja caminhando para um mundo melhor para todos. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *