Go to Top

O que é uma metáfora

Aprendi o que é metáfora em 1996 quando fiz o Practitioner que é um curso de formação em PNL (Programação Neurolinguísta).  A metáfora é uma forma de explicar um conceito ou transmitir uma mensagem através de uma analogia com uma imagem ou uma história.


Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, “meta” significa “algo” e “phora” significa “sem sentido”. Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa “mudança” e “transposição“.
Fonte: http://www.significados.com.br/metafora


A metáfora é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois se comunica com os dois lados do cérebro:

“Compreendido literalmente pelo lado esquerdo associado à mente consciente, lógica e racional, onde se encontram as estruturas corticais reponsáveis pelo processamento da linguagem. Ao mesmo tempo, é compreendido no seu sentido figurado pelo lado direito associado à mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia. A metáfora usa uma linguagem simbólica que é característica da linguagem primária do inconsciente.” Fonte: http://www.portalcmc.com.br/pnl16.htm

As metáforas podem gerar mudanças profundas nas pessoas ou facilitarem o entendimento de um tema. Por este motivo são muito utilizadas áraes como terapias, coaching, palestras, aulas, vendas e marketing. Um dos pilares da PNL é que o ser humano está em constante movimento de um ESTADO ATUAL para um ESTADO DESEJADO. Se ampliarmos esta visão, perceberemos que praticamente todas as profissões em como objetivo provocar mudanças de estados. O professor ajuda o aluno a sair da ignorância para o aprendizado. O terapeuta ajuda o paciente a sair de um problema emocional para um estado de felicidade. O vendedor ajuda o cliente a sair da indecisão para decisão.

Veja alguns exemplos de metáforas:

Metáforas de aprendizado

Ler e escrever

Aprender a escrever um blog é como aprender a escrever. Lembra quando você aprendeu a ler e escrever? No início parecia que não era fácil, mas com o tempo e a prática passou a dominar e faz com facilidade.

Utilizo muito esta metáfora para quebrar resistências das pessoas no aprendizado de novas tecnologias. Nos meus cursos de Prezi, esta metáfora surte um ótimo efeito.

Borboleta e transformação

A borboleta é uma das metáforas mais utilizadas, pois representa a TRANSFORMAÇÃO. Inúmeras metáforas podem utilizar a borboleta.

Quando a borboleta vai sair do casulo, o esforço para conseguir quebrar a casca e a dificuldade para sair do casulo fazem parte do processo para que as asas sequem. Se alguém “tentar ajudá-la” e facilitar o trabalho cortando o casulo, na realidade irá prejudicá-la, pois as asas ficarão murchas e a borboleta não irá voar.

Esta metáfora é incrível para percebermos que as dificuldades da vida são desafios que nos fazem crescer e aprender, e que devemos ter paciência e resiliência para superar os obstáculos. Leiam a história completa da Borboleta e Casulo neste post.

Metáforas de indução à uma decisão

Em vendas, o objetivo do vendedor é induzir o cliente a decidir pela compra do seu produto ou serviço.

Prezi e Borboleta

O Prezi é como uma borboleta, com ele podemos fazer apresentações que encantam seu público.

Uso muito esta metáfora no meu workshop “Apresentações de Alto Impacto com Prezi“, pois há um elemento nesta metáfora que é a comunicação direta com o inconsciente. Uma vez que falei que o Prezi é a borboleta, quem é o PowerPoint? Caso você não tenha matado a aula de biologia, o nosso cérebro irá fazer a conexão do PowerPoint com a LAGARTA. Como a borboleta é símbolo da TRANSFORMAÇÃO, a pessoa que ouvir ou ler esta metáfora vai fazer esta associação e, mesmo que o cérebro consciente não queira, o inconsciente vai associar o PowerPoint a um ESTADO ATUAL negativo (Lagarta).

Outras metáforas

Achei interessante esta imagem utilizada para ilustrar a metáfora “Esse moço é um gato” utilizada no Wikipedia.

“A Insustentável Leveza do Ser” é um livro publicado em 1984 que conta a história de Tomaz um médico renomado, atraente e conquistador, e a Tereza que é uma garçonete sonhadora que vê em Tomaz a imagem de um homem que pode tirá-la do mundo em que ela vive. Achei bem legal esta frase.

“As metáforas são muito perigosas. Não se brinca com as metáforas. O amor pode nascer de uma simples metáfora.” Milan Kundera

Vídeo-aula sobre Metáforas

Referências:

  • Portal de Metáforas – http://www.metaforas.com.br
  • Universo das Metáforas – http://www.portalcmc.com.br/pnl10.htm
  • Metáforas na Educação – http://www.metaforas.com.br/mudancas-com-metaforas-na-educacao
  • Resumo do livro “A Insustentável Leveza do Ser” – https://www.youtube.com/watch?v=7I2JnD3pRd8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *