Go to Top

Seu modo de contratar está errado – Metáfora mal-escolhida

Uma das principais estratégias de comunicação para influenciarmos a decisão das pessoas em nível inconsciente são as metáforas.

Quando ministro cursos de Apresentações de Alto Impacto, uma das partes que mais gosto de falar são as metáforas visuais.

A Harvard Business Review usou uma imagem muito inadequada para ilustrar a matéria sobre “Seu modo de contratar está errado”. Usou a imagem de ANZÓIS!!! Você gostaria de ser FISGADO por uma empresa?

A grande mudança que estamos vivendo no mercado é que muitas pessoas, principalmente as mais talentosas não querem mais ser ESCOLHIDOS pelas empresas. Elas querem ser ATRAÍDAS. Portanto, uma boa imagem seria usar imagens de ARTE e ESPORTES para gerar EMPATIA com o leitor.

Leia a matéria na íntegra “Seu modo de contratar está errado – Harvard Business Review” e tire suas conclusões.

Fiz um vídeo para explicar porque não gostei da imagem dos anzóis.

Veja o meu post:

“O que é uma metáfora”

A metáfora é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois se comunica com os dois lados do cérebro:

“Compreendido literalmente pelo lado esquerdo associado à mente consciente, lógica e racional, onde se encontram as estruturas corticais reponsáveis pelo processamento da linguagem. Ao mesmo tempo, é compreendido no seu sentido figurado pelo lado direito associado à mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia. A metáfora usa uma linguagem simbólica que é característica da linguagem primária do inconsciente.” Fonte: http://www.portalcmc.com.br/pnl16.htm

No meu post “A Arte da Metáfora” tem um vídeo excelente para explicar a importância de escolher boas metáforas.

A Arte da Metáfora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *