Go to Top

Consultoria Empresarial

Achei bem interessante a definição de consultoria empresarial no Wikipedia, pois mostra vários pontos que as empresas e os consultores deveriam focar.

Lendo esta definição, podemos perceber que no nicho do marketing digital, a consultoria não tem como foco realizar atividades como criação/produção. A consultoria deve focar em levar conhecimento e insights que permitam ao cliente tomar decisões mais assertivas na contratação de serviços e na compra de produtos.

Todo consultor deve ajudar o cliente a resolver problemas, mas para isso é necessário ampliar a consciência do cliente.

“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo
estado de consciência que o criou.” Albert Einstein

Uma curiosidade, KONFIDE significa CONFIAR em esperanto. A essência de qualquer consultoria é a confiança do cliente nas recomendações do consultor. A Konfide Marketing Digital nasceu em 2002 quando saí da sociedade de uma agência digital chamada Tomate Comunicação Digital. A partir de 2014, a Konfide Marketing Digital se tornou a Academia Konfide que é uma rede de ensino/aprendizagem baseada em 4 pilares: Vida Digital, Apresentações, Autoconhecimento e Educação.

Durante muitos anos, um serviço da Konfide que tinha grande aceitação era o Plano de Marketing Digital. Um dos motivos para transformar a Konfide na Academia Konfide é o fato de perceber que a maioria dos clientes não conseguia implementar as ações sugeridas no plano de Marketing Digital. Um dos principais objetivos da Academia Konfide é conectar jovens/profissionais e empreendedores/empresários para que possam aplicar na prática ações que potencializem o crescimento do negócio bem como o aprendizado de todos.

O que é Consultoria Empresarial

“Antigamente, a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, e geralmente eram os sábios os julgados mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se não os negócios, a própria vida e o convívio social.

Hoje em dia, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, não se limitando a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis e regulamentações, a fragmentação das atividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam aurgência do conhecimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma visão mais crítica e imparcialpara auxiliá-las.

No nosso dia-a-dia, muitas são as vezes em que nós mesmos agimos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano.Como objetivos específicos, a consultoria empresarial propõe:

Objetivos da consultoria empresarial

1. Elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão;
2. Identificar seus pontos fortes e pontos fracos;
3. Identificar suas ameaças e oportunidades;
4. Propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.

Os fatores de desafios encontrados dentro de uma empresa não são finitos. Em cada época da empresa se tem um fator que tem que ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo fator está ligado a vários outros. Um se resolve, começa outro que está ligado ao primeiro e assim por diante.

Os gestores têm que estar sempre em constante acompanhamento com tudo o que acontece e ir adaptando a empresa de acordo com as exigências do momento. Porém, com a aceleração do mercado, a exigência de rapidez nas tomadas de decisão e principalmente as mudanças que o mercado exige, constantemente a consultoria é uma ótima opção e acaba se tornando fundamental dentro da organização.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consultoria_empresarial

2 Responses to "Consultoria Empresarial"

  • Mayra Fleury Canuto
    26 de dezembro de 2014 - 10:47 Reply

    Gostaria do preço de uma consultoria tenho meu site e gostaria de melhorar as vendas urgente!!!!

    • marciookabe
      3 de janeiro de 2015 - 19:17 Reply

      Olá Mayra,
      O ideal é preencher o formulário de CONTATO no site.
      Feliz 2015! Te ligo na segunda.

      Abraços,
      Marcio Okabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *