Go to Top

Como utilizar os ensinamentos e técnicas esportivas nos estudos

Gostei muito do conteúdo deste artigo e recomendo para vocês.

Os campeonatos de esportes mentais tem crescido ao redor do mundo e não é por acaso. Cada vez mais pessoas têm se interessado por essa modalidade que além de toda competitividade parte de qualquer esporte, ainda traz benefícios para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e psicológicas. Assim sendo, neste artigo explicaremos como os esportes mentais podem influenciar nossa rotina de estudo e trabalho e como aperfeiçoá-la com seus ensinamentos.

O poker é um desses esportes mentais que exigem uma gama de habilidades que podem, e devem, ser aprendidas. Além da prática, os profissionais devem estudar muito para chegar onde desejam e começar a ganhar primeiro algumas mãos, para então se tornarem campeões de um torneio. Entre essas habilidades há a capacidade da concentração, visão periférica, controle emocional e o poder de tomar decisões rápidas mesmo estando sob pressão. Tudo isso deve ser trabalhado junto para construir a estratégia de cada atleta. Além do poker, outros esportes mentais também nos ajudam a desenvolver todas essas habilidades, como o xadrez, go, bridge e dama.

A concentração talvez seja um dos pré requisitos para qualquer caminhada de sucesso, seja nos estudos ou profissionalmente. Poucas horas de estudo com foco total e muita concentração naquilo que se está fazendo traz mais benefícios do que passar boa parte do dia com a cara nos livros, mas com a cabeça em outro lugar. E o xadrez é ótimo para quem deseja melhorar seu poder de concentração, tanto que não à toa alguns países já introduziram o esporte na grade escolar como disciplina e os resultados são bem positivos. Outra dica importante para melhorar a capacidade de concentração é evitar distrações quando se está estudando. Procure um lugar confortável e longe de qualquer coisa que possa chamar sua atenção, como televisão, rádio e celular.

O raciocínio lógico é outro benefício dos esportes mentais que podemos usar no dia a dia. Nosso subconsciente chega a tomar uma decisão até 10 mil vezes mais rápido que o nosso consciente, portanto ter um raciocínio lógico bem trabalhado fará com que essas decisões sejam tomadas ao nosso favor. Coisas simples como dirigir exige um grande poder de reação; muitas vezes temos apenas poucos milésimos de segundo para tomar uma decisão e evitar um acidente, por exemplo.

E nos estudos não é diferente, quanto melhor o raciocínio lógico do aluno, mas rápido será para assimilar informações e aplicar tal conhecimento em um momento importante, como em um vestibular, por exemplo. Imagine um profissional de poker em uma mesa onde há pouco tempo para decidir se vai continuar na mão ou desistir. Se ele não tiver um excelente raciocínio que considere todas as possibilidades, seu subconsciente pode atrapalhar a tomada de decisão e esse atleta correrá um grande risco de não continuar na competição.

A falta de controle emocional e a ansiedade também são grandes problemas que atingem uma boa parte da população. Controlar os impulsos amenizar as inquietações é um passo importante para melhorarmos o nosso poder de aprendizado. Muitas vezes o aluno não tem a paciência necessária para atingir um certo objetivo e acaba desistindo antes, ou atropelando etapas e isso lhe causará problemas no futuro. Fazendo mais um paralelo com os esportes mentais, se o atleta não souber como controlar a sua ansiedade e colocar todas as emoções de lado, ele acaba sendo uma vítima fácil para os outros participantes mais bem preparados.

Além disso, em alguns deles qualquer demonstração de emoção pode colocar sua estratégia em risco e sua linguagem corporal delatar um blefe ou revelar sua próxima jogada. O stress e  ansiedade gera a tomada de decisões precipitadas e a falta de um controle emocional nos torna mais frágeis em uma competição de alto nível.

Esses são só alguns exemplos de como essas táticas e habilidades utilizadas nos esportes mentais podem ser benéficas para os estudos, ou mesmo para manter o foco no trabalho ou prepará-lo para tomadas de decisões importantes em sua vida. É do conhecimento de todos que a prática de esportes físicos traz benefícios para a saúde, agora é de extrema importância introduzirmos também os esportes intelectuais e tudo o que eles tem a nos ensinar e desenvolver psicologicamente. Afinal, ter um corpo saudável de nada adianta se a sua mente não está nas mesmas condições, pois já dizia o ditado “mente sã, corpo são”.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *