Go to Top

Curso de Eneagrama

Dia 14/janeiro/2014, participei na Diálogo Social do curso de Eneagrama ministrado por minha amiga Rebeca Toyama do Jardim do Ser.

Como sempre, além de um grande domínio do conteúdo, a Rebeca possui um grande carisma que consegue conquistar a atenção da turma.

Já havia ouvido falar muito do eneagrama e adorei conhecer os 9 tipos de personalidade. Fui buscar no Wikipedia a definição de eneagrama:

Alguns simpatizantes alegam que o Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egipto. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.

Este sistema descreve a queda e a ascensão possível da consciência humana, segundo nove padrões. Mais especificamente, descreve como, segundo nove padrões, a perda de Virtudes humanas gera paixões ou vícios emocionais; como a perda de Ideias Superiores cria fixações mentais; e como a perda do Instinto Puro leva à construção de estratégias instintivas de sobrevivência em três âmbitos: auto-preservação, social e sexual (chamados de subtipos ou variantes instintivas, conforme o autor). De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu uma delas como espada. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência.

Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.

Fizemos um teste no início do curso e adivinhem qual foi o meu tipo? Tipo 8! Porém, os tipos 1, 2 e 7 também deram uma numeração alta. Achei muito interessante, pois percebi que as características de cada tipo realmente combinam com minha personalidade.

  • Tipo 1 – Perfeccionista e exigente
  • Tipo 2 – Amigável e orgulhoso
  • Tipo 3 – Egoísta e mentiroso
  • Tipo 4 – Insatisfeito e emotivo
  • Tipo 5 – Observador e estrategista
  • Tipo 6 – Cuidadoso
  • Tipo 7 – Feliz e otimista
  • Tipo 8 – Desafiador e autoritário
  • Tipo 9 – Mediador

Achei um mapa mental bem legal sobre os desejos de cada TIPO no site http://www.fitzel.ca/enneagram/graphics.html.

Compartilho um pequeno vídeo que fiz para lembrança dos colegas de turma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *