Go to Top

Curso de Networking e Marketing Pessoal – Setembro/2014

Ministrei a aula “Como fazer Marketing Pessoal nas Redes Sociais” no Curso de Networking e Marketing Pessoal promovido pela Miyashita Consulting. Já ministrei aulas nos cursos de Plano de Marketing, Marketing e Vendas Digitais e Marketing para Jornalistas. Como sempre, fiz a apresentação em Prezi que segue abaixo:

Gosto muito de ministrar aulas nos cursos do Marcelo Miyashita, pois o NETWORKING é muito bom. Veja a foto da turma!

Depois irei publicar o vídeo da minha aula, mas quero destacar alguns pontos de ação que considero fundamentais para qualquer pessoa.

1 – Tenho seu site ou blog pessoal – SeuNome.com.br – Seja você o dono do negócio ou um colaborador da empresa, um blog pessoal irá transmitir mais confiança e gerar proximidade e empatia.
2 – Comece com uma rede social –  Se não tem o hábito de gerar conteúdo e participar mais ativamente das redes sociais. Escolha UMA e crie o hábito de dedicar 15 minutos todos os dias para aprender e seja CURIOSO e pergunte para amigos como usar.
3 – Identifique amigos próximos que usam bastante e selecione alguns “mentores” –  As pessoas adoram ENSINAR e gostam quando alguém pede ajuda. É da natureza humana a colaboração, portanto basta PEDIR 😉
4 – Conheça alguém novo nas redes sociais e convide para uma conversa por Skype/Telefone, etc. – Ok, agora soou estranho. O fato é que devo ter trocado CHATs com MILHARES de pessoas ao longo dos anos, porém somente com quem CONVERSEI consegui gerar conexões de confiança mais fortes.
5 – Publique UM vídeo no Youtube – Os vídeos serão a mídia do futuro, portanto saber gravar e publicar vídeos será uma competência essencial. Escolha um tema, grave um vídeo e… publique!
Para dar um estímulo, citarei uma das frases que estão na parede do Facebook:

“Feito é melhor do que perfeito”

6 – Crie um Alerta no Google –  Escolha alguns temas que gostaria de monitorar e crie um alerta no Google para ser avisado quando um novo conteúdo for indexado pelo Google.
http://google.com/alerts
7 – Abra uma conta no Prezi.com e crie apresentações incríveis – O Prezi permite criar apresentações que encantam e ser lembrado depois de uma apresentação, uma aula ou uma palestra é fundamental para o netoworking.
Utilize o cupom de 50% de desconto (R$ 100) para o Curso Online de Prezi (http://www.ferramentasvisuais.com.br).
Além do curso de Prezi, irei liberar o curso de PowToon e Ferramentas Visuais.

8 – Venha para os encontros da Academia Konfide 
A palavra KONFIDE significa CONFIAR em esperanto e este ano estou dedicando grande parte dos meus esforços para criar uma rede de CONFIANÇA baseada em 4 pilares: Vida Digital, Apresentações, Autoconhecimento e Educação. Agora entendem porque durmo POUCO 😉

Um dos principais objetivos da Academia Konfide é CONECTAR jovens/profissionais e empreendedores/empresários para aprenderem JUNTOS e trabalharem em REDE.

9 – Seja COLABORATIVO
A educação e o trabalho para a maioria das pessoas foi focada na competição, porém vivemos uma era de transição de um modelo de escassez para um modelo de abundância. Como toda transição, muitas pessoas resistem às novas ideias e rotulam as pessoas que querem um mundo melhor com idealistas ou sonhadoras.
Tenho sido rotulado assim nos últimos anos, mas ao invés de explicar, irei recontar uma história sobre colaboração… 

ubuntu-somos-todos-nos

  Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo,  então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?
Ele ficou de cara! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: “sou o que sou pelo que NÓS SOMOS !

Gratidão por mais uma oportunidade de aprender e compartilhar!

Marcio Okabe
Netweaver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *