Go to Top

Epifania – Afiando o machado

O ser humano sempre está em busca da felicidade, porém com a desculpa do nosso dia-a-dia deixamos de lado o que é mais importante.

Neste final de semana, participei do Treinamento Epifania que é um treinamento intenso que começa sexta à noite e termina domingo à tarde. O treinamento mescla aulas expositivas, atividades outdoor e vivências (renascimento) de uma forma perfeitamente integrada.

Mas o que é EPIFANIA?

“Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização.” Fonte: Wikipedia

O objetivo do treinamento é ajudar as pessoas a entenderem e superarem fatores limitantes como medo, timidez e baixa autoestima. Porém, para as pessoas mais “racionais” ou pessoas muito ligadas ao trabalho que podem achar que este “tipo de treinamento” é para pessoas com problemas, deixo a seguinte história:

Há uma metáfora “Afiando o machado” que fala da história de um jovem lenhador que desafia seu mestre em uma competição para cortar árvores. Durante a competição ele vê várias vezes o velho lenhador sentado, enquanto ele jovem e vigoroso continuava a cortar árvores sem parar. No final do dia, para sua surpresa, o velho lenhador havia cortado mais árvores do que ele. Ao perguntar como era possível, uma vez que ele o viu descansando várias vezes, obteve a seguinte resposta:
- Eu não estava descansando, estava afiando meu machado!

Eu fiz o Leader Training em Fev/2007 e deixei de ser “perfeccionista”. Até então eu vinha planejando ministrar o curso de Marketing no Google e NUNCA ficava bom, e foi no LT que caiu a ficha que eu usava o meu perfeccionismo como desculpa para justificar o fato de que eu evitava o “julgamento” das pessoas. Em Março/2007, organizei a primeira “turma” de marketing no Google e tinham apenas 2 pessoas, porém as turmas foram crescendo e mais de 5 mil pessoas em várias cidades já assistiram meu curso de Marketing no Google e Konfide se tornou uma das principais referências em cursos de Marketing Digital no Brasil. Há alguns anos, comecei a investir no PREZI como ferramenta de apresentações e lancei uma nova marca no mercado início de 2013, a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissioais. O curso “Apresentações de Alto Impacto com Prezi” está seguindo mesmo caminho do Marketing no Google.

A pergunta é: E se eu não tivesse parado para “afiar meu machado” em 2007, onde eu estaria?

No EPIFANIA eu trabalhei o tema IRRITAÇÃO. Quem de vocês não fica irritado com outras pessoas? O fato é que quando alguém nos incomoda ou irrita a pessoa está funcionando com um ESPELHO de nós mesmos. Ou seja, algo dentro de nós no impede de aceitar uma situação e a nossa reação é culpar o outro, por isso ficamos irritados e queremos mudar a situação ou o outro.

Descobri que preciso trabalhar mais a GENTILEZA e este vídeo combina perfeitamente com minha meta.

E você? Tem afiado seu machado? 

 

2 Responses to "Epifania – Afiando o machado"

  • Danilo Barros Andrade
    2 de setembro de 2013 - 15:17 Reply

    Parabéns pela iniciativa Márcio! Seus posts são sempre muito inspiradores e confesso que também preciso rever alguns conceitos e toda vez que nos comunicamos isso é evidenciado!

    Gostaria somente de agradecer pela oportunidade de aprender!

    Abraços.

    • marciookabe
      21 de setembro de 2013 - 9:37 Reply

      Valeu Danilo,
      Em 11 anos de Konfide, dezenas de profissionais passaram por lá. Algumas pessoas como você valorizam o período que passamos juntos, porém outras olham apenas os aspectos negativos.
      É interessante notar como muitas pessoas não percebem que o que irrita no outro é algo que temos em nós…
      Terá um LT dias 4,5,6 com o pessoal do Epifania.
      Abraços,
      Marcio Okabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*