Go to Top

Fênix – Renascer das cinzas

“A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.

A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.”

Vejam meu vídeo com o resumo da minha trajetória.

Tenho comentado com amigos que 2013 foi um ano Fênix para mim, pois o marketing digital como meu principal serviço. Durante 11 anos tentei transformar a Konfide em uma empresa que “andasse sozinha” que não dependesse da minha presença. Para isso, tentei convidar sócios para crescer e 2011/2012 foram anos muito difíceis que culminaram no encerramento de uma estrutura de mais de 10 colaboradores e um escritório com mais de 100 m2 na Brigadeiro Luís Antônio (perto da Av. Paulista).

Qual foi meu grande erro ao longo de tantos anos?

“Acreditar que a marca da empresa é mais importante do que a marca pessoal”

Costumo dizer que a FALTA DE FOCO é meu maior defeito e minha maior virtude. Se eu tivesso focado em Marketing Digital não teria aberto espaço para o PREZI que abriu caminho para eu entrar no mercado de apresentações. Há muitos anos falo que quero entrar no nicho do do DESENVOLVIMENTO HUMANO e mais uma fez minha “falta de foco” me levou à Éclos que é uma nova empresa que organiza o Leader Training e a lançar um blog de Autoconhecimento.net.br.  

Na realidade, este ano descobri finalmente o meu FOCO:

“Ensinar/aprender, conectar pessoas e fomentar ideias.”

Vejam meu cartão de visita. Desta vez, acho que vai demorar para mudar ;-). Há 10 anos atrás fui no lançamento do livro “Metamanagement” de Fredy Kofman e um trecho que me marcou foi quando ele comenta como a instituição se torna o sobrenome de muitas pessoas. 

Fredy do MIT
Quando deveria valorizar seu próprio sobrenome: Fredy Kofman

Por isso, decidi criar um cartão que resuma o que acredito.

“Netweaver são como tecelões de redes que ajudam a conectar pessoas e a tecer novas redes. ” (Leia mais sobre Netweaver“)

Decidi assumir que a minha marca “Marcio Okabe” é mais importante do que as empresas que viabilizei.

Ao longo de muitos anos de empreendedorismo e marketing digital, percebo que a grande tendência é o marketing de conteúdo e a educação online. Com a imensa quantidade de informações disponíveis, tomar uma DECISÃO sobre O QUE ESTUDAR, em QUAL ESCOLA INVESTIR e QUAL PROFESSOR é o melhor se tornou uma tarefa complicada.

As marcas estão perdendo forças, pois as RELAÇÕES DE CONFIANÇA são o maior valor em um mundo tão conectado. Por isso, o conceito de netweaving é uma evolução sobre o networking.

“Netweaving é sinônimo de reciprocidade, um relacionamento em que ambas as partes ganham. Por isso, é uma aproximação mais humana, além do que, quando você ajuda alguém, coisas boas normalmente acontecem”

A Konfide Marketing Digital morreu? Sim, morreu! 

A Konfide que renasceu este ano será a Academia Konfide que será uma rede de ensino/aprendizagem para conectar e unir jovens e empreendedores com o objetivo de fomentar negócios. Assista a apresentação em Prezi.

Acredito que estou criando rede de confiança e espero que você faça parte desta rede em 2014. Um fato curioso é a origem do nome Konfide.

“Konfide significa CONFIAR em esperanto”

Leia o post completo “Konfide significa CONFIAR”.

Morte do PowerPoint e nascimento do Prezi

O Prezi está se tornando uma das principais ferramentas para apresentar ideias. O PowerPoint vai morrer? Não sei, mas a KODAK também não achou que a fotografia analógica morreria…

A minha história com o Prezi começou em 2011 e depois o sucesso do blog Prezibrasil.com.br lancei a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais no início de 2013.

A SBAP será a maior rede de profissionais de apresentações do Brasil. Lançamos o mais completo curso de Apresentações com Prezi. Além de mais de 30 vídeos de curso, você terá acesso a uma comunidade exclusiva do Facebook onde poderá tirar suas dúvidas. Veja mais informações sobre o curso e investimento no link abaixo.

Wikisocial – Educação Digital e Sites para ONGs

Desde 1999 tenho a ideia de criar uma forma das ONGs e projetos sociais divulgarem seu trabalho com maior eficiência na internet. Em 2011, ministrei uma palestra no TEDxSalvador onde apresentei o projeto Wikisocial.

O Wikisocial tem como objetivo ser uma rede de voluntários para criação de sites para ONGs usando a plataforma de gestão de conteúdo Joomla!. Um dos pilares do projeto será a hospedagem dos sites para a qual utilizaremos o provedor CloudAccess. Porém, o pilar mais importante é a rede de educação digital na qual voluntários mais experientes irão capacitar voluntários menos experientes e jovens de ONGs para gestão de sites.

Educação morreu? E os professores?

Para mim, a educação tradicional morreu e acredito que temos que assumir a nossa parcela de responsabilidade para criar uma nova educação.

Minha mãe é professora e sempre teve muito orgulho disso. Ela não pode ver uma criança sem atividades que dá um jeito de ensinar alguma coisa. Lembro que quando era pequeno, aprendi a fazer origami com ela e dentre meus irmão fui o mais dedicado em tudo que ela ensinava. Sou natural de Salvador/BA (sim, japonês baiano ;-) e lá é comum que jovens do interior venham trabalhar com atividades domésticas na capital. Lá em casa, minha mãe fazia questão que todos fossem para escola e ela tirava  lição todos.

Mais do que as matérias da escola, aprendi que somente através do ensino podemos criar mudanças reais na vida das pessoas. Aprendi a ter paixão por ensinar e em ajudar os outros.

Ver post completo: Ser professor
Ver todos posts sobre Educação.

Gostaria de compartilhar algumas frases que me norteiam.

“Feliz aquele que transmite o que sabe e que aprende o que ensina.” Cora Coralina

“Aja primeiro, pense depois” Roman Krznaric
(Leia o post “Uma nova visão do trabalho”)

“Começar já é metade de toda ação” Provérbio grego

“Feito é melhor do que perfeito” Facebook

Renascer não é fácil, pois implica em atravessar muitas crises profissionais e pessoais. Porém, no final vale a pena se escolhermos o caminho correto. O desafio é que a vida é cheia de surpresas e caminhos desconhecidos, fatos inesperados acontecem a todo momento – bons ou ruins – e temos que aprender com eles. As crises são momentos para refletirmos e criarmos ASAS como diz Dulce Magalhães nesta fascinante palestra que tive a SURPRESA INESPERADA de assistir e gravar!

Ano passado compartilhei a história da vaquinha e fico feliz em ver que ao escrever sobre meu ano “Fênix” percebo que matei várias vaquinhas.

Ouvi esta estória de uma grande amiga de Salvador e gostaria de compartilhar, pois a chegada do Ano Novo é um excelente momento para refletirmos sobre velhos hábitos que precisam ser substituídos por hábitos que nos levem na direção dos nossos sonhos e objetivos.

Leia e reflita quantas vezes não aconteceu algo parecido com você.

Espero que você tenha gostado destas reflexões e gostaria de desejar que você seja feliz e ajude as pessoas ao seu redor a ampliar suas escolhas. Agradeço se puder compartilhar com amigos.

Abraços,

Marcio Okabe
Netweaver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *