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Gentileza gera Gentileza

Gentileza gera gentileza

José Datrino ficou conhecido como Profeta Gentileza e se tornou famoso por pintar 56 pilastras da Avenida do Brasil no Rio de Janeiro com inscrições sobre gentileza e críticas ao mundo que se tornou a maior manifestação de arte mural pública do Rio de Janeiro. Ele se tornou o Profeta Gentileza depois de um trágico acidente no Gran Circus Norte Americano no qual um incêndio matou mais de 500 pessoas.

Ele morreu em 1996, depois de 40 anos pregando nas ruas do Rio de Janeiro a importância da gentileza. Depois da sua morte, suas pinturas foram apagadas porque a prefeitura mandou pintar as pilastras de cinza. Nesta entrevista, Marisa Monte conta a história do Profeta Gentileza e sua decepção ao descobrir que seus murais foram apagados e ela fez uma música em sua homenagem.

Iniciou-se um movimento para recuperar as pinturas que foram restauradas e se tornaram patrimônio do Rio de Janeiro. Leiam este post bem completo.

O livro urbano de Gentileza

Gonzaguinha também fez uma música em homenagem ao Profeta Gentileza.

Marketing de Gentileza

Ao contrário do que muitos podem imaginar, gentileza não é algo restrito apenas ao âmbito pessoal. Pode ser um grande diferencial para seus negócios. Laize Damasceno lançou o projeto de www.marketingdegentileza.com.br  que começou com o curso e o blog, e se tornou o Livro Marketing de Gentileza.

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Exemplos de como empregar os conceitos do Marketing de Gentileza em seus negócios:

  1. Dê atenção genuína às pessoas, tratando o outro na internet como se você estivesse frente a frente com ela;
  2. Responda os e-mails ou pelo menos confirme o recebimento dele, principalmente quando a pessoa que enviou está esperando um retorno importante;
  3. Agradeça aos elogios recebidos de maneira sincera e atenciosa;
  4. Quando estiver em uma troca de mensagens instantâneas, como o Gtalk, Messenger ou Whatsapp, sempre avise antes de sair/ ficar offline da conversa. Pois, quando conversamos com alguém “olho no olho”, não viramos as costas e simplesmente saímos andando sem nos despedir, certo? A comunicação virtual deve ser igualmente importante;
  5. Defenda seu produto, serviço e seus seguidores com elegância, inteligência, gentileza, calma e sabedoria, e não se deixe levar pelo “calor” de uma discussão no Facebook, por exemplo;
  6. Não ofenda as pessoas, nunca!  Mesmo quando você estiver com muita raiva de alguém que agiu com grosserias e falou mentiras sobre você e a sua empresa. O domínio próprio é capaz de salvar a reputação da sua empresa, uma vez que o descontrole pode afundá-la com um único post.

Fonte: http://digitaisdomarketing.com.br/marketing-de-gentileza-conheca-o-conceito-que-esta-invadindo-o-mundo-virtual/

A gentileza como estratégia na captação de clientes

O atendimento às pessoas que vão até seu estabelecimento deve ser acolhedor, onde todos os colaboradores devam estar empenhados em receber, captar, fidelizar e mantê-los ali dentro.

Algumas ações também são muito bem vindas e devem ser adotadas por todos. Aí vão algumas dicas:

  • Receba o futuro cliente com um belo sorriso! Apresente seus produtos (ou serviços), mostrando exatamente o que eles estão prestes a comprar e consumir. Cuidado ao prometer o que não pode cumprir: o combinado não sai caro!
  • Faça um “follow-up”! Um simples contato – dias depois – com o visitante pode demonstrar preocupação com sua satisfação. Assim, as chances de se ganhar a confiança desse possível cliente é tão grande, que o mesmo poderá voltar diversas vezes e melhor ainda, te indicar para um grande número de pessoas!
  • Qualificar as equipes para atender e receber bem é fundamental! Todos os profissionais envolvidos devem estar aptos a oferecer um serviço de qualidade. Não basta ter conhecimento técnico. Hoje, saber se relacionar com as pessoas e se preocupar com elas é determinante para a permanência de um cliente em sua empresa.
  • Mantenha as dependências de seu estabelecimento impecável! Um ambiente organizado e bem estruturado é imprescindível para a boa imagem de sua empresa.

Luiz Gabriel Tiago – Escritor, palestrante e consultor em treinamentos. Conhecido como Sr. Gentileza, aborda em suas apresentações, cursos e workshops a gentileza no ambiente profissional, qualidade no atendimento e capacitação profissional. 

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-gentileza-como-estrategia-na-captacao-de-clientes/62068/

Escolhi alguns vídeos para refletirem e compartilharem.

O Homem da Fila

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