Go to Top

Jovem Profissional ou “Velho” Profissional? Você é Geração Y?

Gostaria de fazer uma pergunta:

Você faz o que você AMA?

O mundo está atravessando um período de mudanças e é fácil compreender quando olhamos para o passado. A teoria das Ondas de Schumpeter explica que estamos na era das redes digitais e novas mídias como explico no meu post “O Futuro do Trabalho“.

Mais uma pergunta:

Você se considera uma pessoa com espírito jovem e aberto a novidades?

Lógico que grande parte das pessoas vai responder SIM. Porém, a grande questão é que o SER HUMANO tende a se manter na zona de conforto. Portanto, FALAR é diferente de SER! Acredito que a maioria pessoas (eu, inclusive) temos uma percepção de nós mesmos que é diferente da REALIDADE. No Facebook temos a impressão que as pessoas são “melhores” do que realmente são na vida real.

Em 1998, abri a minha primeira “produtora de sites” (Arteweb Internet Solutions) e achei que ficaria rico fazendo sites. Hoje, vejo muitos jovens abrindo agências de marketing digital que na prática enfrentam dificuldades em fechar projetos. Por outro lado, o mercado de COACHING está crescendo muito e muitas pessoas mais “veteranas” estão se tornando CONSULTORES ou COACHES, mas também vejo enfrentarem dificuldades em conseguir estabilidade de projetos e financeira.

Vídeo para reflexão sobre trabalho e talentos

Gravei alguns vídeos para proporcionar uma reflexão sobre o modelo atual de TRABALHO. Ou as pessoas são contratadas de forma integral e atuam para apenas uma empresa ou são contratados como freelancers. Acredito que existem alternativas para que as pessoas trabalhem de forma mais alinhada com seus PROPÓSITOS e TALENTOS, mas que haja um equilíbrio financeiro.

Criando futuros desejáveis

Uma das pessoas que mais admiro é a Lala Deheizelin, pois ela tem uma visão de como podemos colocar em prática ações colaborativas em rede.

Lala Deheinzelin é uma  das pioneiras da economia criativa no Brasil, reconhecida e trabalhando internacionalmente graças à rara combinação de desenvolvimento sustentável através de economia criativa e processos colaborativos em rede.”
Visite – LalaDeheizelin.com.br

Gosto muito de duas frases sobre o tema FUTURO:

Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.
Peter Drucker

Este vídeo da Box1824 é o resultado de um estudo de comportamento das pessoas e propõe uma profunda reflexão sobre as Gerações Baby-Boomers, X e Y.

All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.

O vídeo mostra claramente uma visão positiva da Geração Y e, de certa forma, faz uma associação de GERAÇÃO com a IDADE. De fato, em geral as pessoas mais velhas se situam como Geração Baby-Boomer ou X e as pessoas mais jovens como Geração Y. A questão é que NÃO ACREDITO que apena a idade seja o fator mais importante para definir se você é X, Y ou Z.

O mais importante é sua ATITUDE

Eu tenho 47 anos, mas em diversas situações me considero uma pessoa que pensa e age como a Geração Y. Por outro lado, vejo JOVENS que ainda buscam EMPREGOS para trabalhar de 9h às 18h (quando não até 22h), mas não tem CORAGEM de buscar seus SONHOS.

Gostaria de fazer mais uma pergunta:

Você é um Jovem Profissional ou “Velho” Profissional? Você é Geração Y?

A proposta deste post é lembrar que devemos aprender a FOCAR em nossos TALENTOS, pois somente a partir deles teremos CORAGEM e CONFIANÇA para saber que estamos no caminho certo. Compartilho algumas frases para reflexão.

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Mahatma Gandhi

Descubra algo que faria de graça o resto da vida e, depois, dê um jeito de ganhar dinheiro.
Deepak Chopra

Se gostou deste post, agradeço se puder compartilhar com amigos e COMENTAR aqui ou entrar em contato comigo através do link CONTATO ou da Academia Konfide.

Referências:

  • http://marciookabe.com.br/cocriacao/negocios-colaborativos-o-futuro-do-trabalho/
  • http://marciookabe.com.br/tendencias/futuro-do-trabalho/
  • http://marciookabe.com.br/cursos/criando-o-trabalho-que-voce-ama-como-foi-o-workshop/
  • http://marciookabe.com.br/desenvolvimento-humano/criando-o-pais-que-voce-ama-brasil/
  • http://marciookabe.com.br/educacao/redes-de-ensinoaprendizagem/
  • http://www.academiakonfide.com.br/confiar
  • http://marciookabe.com.br/educacao/pais-e-maes-corajosos-e-desescolarizacao/
  • http://laladeheinzelin.com.br/about/curriculo/
  • http://marciookabe.com.br/cursos/voce-ja-pensou-em-ter-um-curso-online-a-udemy-e-a-solucao/
  • http://marciookabe.com.br/desenvolvimento-humano/coaching-integrativo-rebeca-toyama/
  • http://marciookabe.com.br/livros/ilusoes-as-aventuras-de-um-messias-desconhecido/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *