Go to Top

Makers e Ubuntu – Juntos somos mais fortes

A COMPETIÇÃO faz parte da nossa sociedade e achamos “normal” a disputa pelo PRIMEIRO LUGAR.  A competição pode ser boa ou ruim, pois podem gerar GUERRAS ou criar MOTIVAÇÃO para superarmos desafios. As Olimpíadas, apesar de serem incríveis, ainda são um modelo que gera grande alegria para alguns e tristeza para outros.

O Movimento Maker tem um espírito de competição diferente, pois é como uma competição de crianças para criar um bichinho com massa de modelar. Não vai existir um vencedor, pois todos são vencedores.

“Makers são adultos que reconhecem sua criança interior”

O espírito maker poderia ser levado para as empresas como uma forma de criar ambientes colaborativos.

Ubuntu – “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

“Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo africana e, quando terminou o seu trabalho, sugeriu uma brincadeira para as crianças: – Pôs um cesto muito bonito, cheio de doces debaixo de uma árvore e propôs às crianças uma corrida. Quem vencesse, ganharia o bonito e delicioso presente.

Quando ele disse “Já”, todas as crianças deram as mãos umas às outras e saíram a correr em direcção ao cesto. Dividiram tudo entre si muito felizes!

O antropólogo ficou surpreendido com a atitude das crianças.

Então, elas explicaram: “Ubuntu, tio. Como é que uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?” Ele, então, percebeu a essência daquele povo. Não havia competição, mas sim colaboração.

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.
Fonte: http://conexoesdeesperanca.com.br/ubuntu-sou-quem-sou-porque-somos-todos-nos/

Como deixar de ser competitivo?

Todos somos COLABORATIVOS quando nos perguntam, mas a COMPETIÇÃO está enraizada dentro de nós. Como ser COLABORATIVO de forma autêntica? Achei este vídeo excelente para mostrar que temos que OBSERVAR NOSSA MENTE para MODIFICAR A REALIDADE.

Reinventando as organizações ou reinventando VOCÊ?

O livro “Reinventando as Organizações” é um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *