Go to Top

Plano B – Você tem um?

Plano B - Voce tem um

Não é novidade que o mundo está em transformação, mas a maioria das pessoas é REATIVA às mudanças. Ou seja, a crise aparece e as pessoas perdem empregos, os profissionais liberais/empresas perdem clientes e cria-se um cenário de turbulência.

Trabalho de forma independente desde 1994 quando decidi dar aulas de informática. Em 1998, entrei no mundo da internet e do Marketing Digital. Em 2007, comecei a ministrar cursos de Marketing no Google. Em 2011, comecei a dar aulas de Apresentações com Prezi e me enveredei no mercado de apresentações. Em 2015, decidi investir no mercado de palestras e me tornei palestrante profissional. Tenho investido em cursos online há alguns anos e, em 2017, quero investir na área de vídeos, Storytelling e… Origami.

Já sei o que está pensando… “O Marcio não tem foco”. É verdade, concordo com essa afirmação. Porém, a falta de foco tem sido meu defeito e minha virtude, pois hoje tenho vários “Planos B”. Consigo gerar renda de diversas formas, mas confesso que meu maior desafio é saber aproveitar a VISIBILIDADE e RELEVÂNCIA que conquistei nestes diferentes mercados.

Estava ouvindo o Podcast “Reflexões da Amana-Key” do Oscar Motomura e me chamou atenção a sua mensagem para 2017. Ele comenta que pode ser um ano SURPREENDENTE e que devemos estar preparados para boas surpresas. Ele explica que “Plano B” não é apenas para cenários desfavoráveis, mas também para OPORTUNIDADES

Vale a pena escutar e acompanhar. Gostei da frase que ele cita.

“Controle seu destino, antes que alguém faça” Jack Welch

Crise e Tempos de Espuma

Nos últimos anos, tenho vistos MUITAS pessoas com mais de 40 anos saindo das empresas e não conseguindo mais recolocação. A escassez de $$$ e a pressão da sociedade levam muitas a procurar “algo” para não se sentirem “desempregadas”. Acredito que esta DOR das pessoas levam muitas a fazer cursos para poderem se afirmar na sociedade com um “cargo” e isso provocou um BOOM em alguns mercados. Os mercados de coaching, palestraas e infoprodutos/empreendedores digitais são os três principais – na minha opinião – que levam as pessoas a sofrerem o que chamo de síndrome do rebanho que é seguir o que “TODOS” estão fazendo.

Em uma das aulas do curso de Fluxonomia 4D da Lala Deheinzelin, ela explica que vivemos tempos de espuma, pois as pessoas estão fazendo cursos dos mais diversos tipos e acham que já estão “formadas”. Vejam o vídeo no meu post sobre este tema.

Empreendedor Espuma ou Surfista das Mudanças

Sempre acreditei que CRISE é uma OPORTUNIDADE para mudanças. No meu post – Como superar a crise com Colaboração e Confiança – eu faço algumas reflexões sobre soluções criativas para superar a “crise.

Mentoria de Plano B

Uma ideia que surgiu é oferecer Mentoria de Plano B, pois sou empreendedor desde 1994 quando comecei a dar aulas de informática e depois entrei no mundo digital em 1998. Creio que tenho muita experiência para compartilhar, principalmente de FRACASSOS. Ver apenas histórias de sucesso como vemos na maioria dos “gurus” pode não ser o melhor caminho, pois a vida real é bem diferente.

Uma sugestão é REFLETIR:

Qual é seu maior TALENTO? O que você mais AMA fazer?

Coloque um Plano B em ação AGORA!

  • Gosta de cozinhar? Faça jantares para amigos!
  • Gosta de crianças? Procure amigos com filhos e crie atividades
  • Gosta de fotografia? Se ofereça para tirar fotos em eventos, cursos, etc.

Um dos meus Planos B é ORIGAMI! Eu AMO fazer Origami e no meu Instagram, você poderá ver o que tenho feito. Logo farei atividades $$$ com Origami – https://www.instagram.com/marciookabe.

Este vídeo pode te inspirar a pensar sobre EMPREGO vs TRABALHO.

Jovem Profissional ou “Velho” Profissional? Você é Geração Y?

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *