Go to Top

Que porta você vai abrir na sua vida?

Semana passada fui ao evento Cenário Internacional de Tendências 2014 e, como cheguei muito cedo, decidi descer a Rua Augusta a pé.  Passei em frente da Escola São Paulo de Economia Criativa onde ministro cursos de Marketing Digital e, ao passar no número 2550, me lembrei que em Março/2007 ministrei meu primeiro curso de Marketing no Google para apenas DUAS pessoas ;-). Tirei uma foto da porta, pois lembro que a DECISÃO de organizar o primeiro curso nasceu no treinamento Leader Training e achei que daria uma boa história.

Olhando a foto, você pode perceber que é um prédio simples e a sala que foi cedida por um amigo – Djalma – que é sócio da Dbios Tecnologia que também cresceu e expandiu seus negócios. Já se passaram muitos anos e me tornei palestrante/professor. A partir de 2014 darei foco em me tornar um palestrante profissional e já realizei um sonho de ministrar uma palestra na maior feira de educação da América Latina, a Educar/Educador 2014 (veja minha palestra gravada).

Primeira porta – Decidir fazer

A maioria das pessoas tem muitas ideias e pensam, pensam, pensam, mas não FAZEM. Eu era assim, mas descobri que não fazia porque ficava me preocupando com o julgamento das outras pessoas. O perfeccionismo e orgulho são formas de disfarçar a insegurança que temos. Mas como abrir esta porta?

“Aja primeiro, pense depois” Roman Krznaric -School of Life

Se você quer trabalhar com gastronomia, organize jantares para seus amigos. Não fique fazendo cursos e MBA, simplesmente comece! Se quer trabalhar com decoração ou festas infantis, ajude amigos que precisam organizar festas. Se quer organizar eventos/palestras,  dar aulas, trabalhar com fotografia/vídeo, etc. Apenas COMECE!

Segunda porta – Mágoa e perdão

A vida é cheia de altos e baixos, principalmente a vida de um empreendedor. Porém, quando as coisas complicam temos a tendência de culpar os outros e nos “magoar” com os outros. Aprender a perdoar é um dos maiores presentes que podemos dar para nós mesmos, pois apenas perdoando as pessoas conseguimos deixar para trás o que é PASSADO, focar no PRESENTE e criar nosso FUTURO.

Sei que não é fácil, mas podem acreditar que PERDOAR é apenas uma DECISÃO pessoal. Escutem o podcast que gravei pouco antes do Natal de 2013.

Terceira porta – Orgulho

Orgulho é um sentimento comum, porém muitas vezes nos limita. A humildade nos torna mais abertos para não nos apegar tanto às nossas ideias e a sermos mais colaborativos.

O livro “Que Bicho Ainda Existe em Você – Reflexões Sobre o Orgulho” de Cristiane Lenzi Beira e Mariana Beira (Mãe e filha) foram muito felizes em usar os bichos para representar as diferentes faces do orgulho.

orgulho-que-bicho-ainda-existe-em-voce

Uma das historinhas que gostei mais foi da girafa que representa a mágoa. Achei bem interessante, pois você pode pensar: Mágoa é uma face do ORGULHO? Lógico que temos que avaliar cada caso, porém em diversas situações a pessoa MAGOADA teve seu ORGULHO FERIDO, não?

orgulho-leao-girafa

Quarta porta – Afiar o machado e Gentileza

Precisamos parar de vez em quando para rever nossos valores e nossa vida pessoal e profissional. Há uma boa história para ilustrar:

“Um jovem lenhador que desafia seu mestre em uma competição para cortar árvores. Durante a competição ele vê várias vezes o velho lenhador sentado, enquanto ele jovem e vigoroso continuava a cortar árvores sem parar. No final do dia, para sua surpresa, o velho lenhador havia cortado mais árvores do que ele. Ao perguntar como era possível, uma vez que ele o viu descansando várias vezes, obteve a seguinte resposta:
– Eu não estava descansando, estava afiando meu machado!”

Em 2013, estava no auge das grandes mudanças na minha vida profissional, pois a Konfide Marketing Digital estava morrendo para dar lugar à Academia Konfide. Digamos que não foi um processo muito planejado (a vida é assim mesmo, não?), porém fazendo o treinamento Epifania descobri que eu precisava aprender a ser mais gentil. Por isso, compartilho o vídeo que assisti no treinamento:

Vejam o post que me inspirou a escrever este post. Comentem aqui ou no Facebook e respondam:

Que porta você vai abrir na sua vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *