Go to Top

Educação e Transformação – Conexões significativas

educacao-e-transformacao-colagem1

Ontem fui ao evento Educação e Transformação organizado por Caio Dib (Caindo no Brasil), Alex Bretas (Multiversidade) e Fábio Seixas (O Panda Criativo).

Este era o conteúdo programático previsto. Faltou apenas a palestra Territórios que Educam. Veja a descrição completa em:
https://www.sympla.com.br/educacao-e-transformacao—um-dia-de-conexoes__120044

10h00 – 11h00 >> Crianças que Compartilham
11h10 – 12h10 >> Transformando a Educação Pela Mídia
12h20 – 13h20 >> Precisamos Falar Sobre Inclusão
15h00 – 16h00 >> Para Pais e Mães Inquietos
16h10 – 17h10 >> Territórios que Educam
17h20 – 18h20 >> Empatia e Diálogo na Educação

Fiz anotações no Google Slides.

Origamistas.club – Coletivo de origami

No final de 2016, tive um insight quando lembrei da frase que uso em palestras.

“Descubra o que faria de graça o resto da vida e depois dê um jeito de ganhar dinheiro com isso”
Deepak Chopra

Percebi que o que mais gosto de fazer e faria de graça o resto da vida é: ORIGAMI! Faço origami desde os 6 anos de idade quando minha mãe me ensinou e me aprimorei bastante quando adolescente. Lembro até de ter tentado vender origamis em uma feira cultural em Salvador (afinal, sou um japonês baiano ;-), mas não vendi nenhum :-(. Decidi colocar ENERGIA NA FRASE acima que li há mais de 20 anos. Lancei um site para ajudar a promover outros origamistas.

logo-origamistas

Vou usar usar uma frase da Carol Guedes.

“Nos unimos porque juntos somos mais fortes, porque somos complementares e porque entendemos que sonhar um novo caminho só é possível se olharmos pro AGORA e dermos as mãos.” Carol Guedes

Quintal de Trocas – Carol Guedes

Fazia anos que queria conhecer a Carol, pois ela tem um projeto de troca de brinquedos incrível. O www.quintaldetrocas.com.br conecta crianças para trocas de brinquedos. Também organizam feiras de trocas em  parques, escolas e outros lugares. Dei o meu melhor origami para Carol que é a arara 😉

educacao-e-transformacao-marco-2017-04

O Quintal de Trocas tem uma missão de ajudar as pessoas a repensarem sobre o conceito de TER e SER. O que mais gostei da fala da Carol é quando ela explica que dá mais trabalho fazer os adultos terem DESAPEGO.

Vale a pena ler o texto sobre a história da Carol Guedes.
https://www.quintaldetrocas.com.br/sobre-nos

Conexões significativas

Gratidão ao Caio Dib (Esquerda na foto) pelo convite para o evento. Ele é responsável pelo projeto Caindo no Brasil que ajuda a dar luz a projetos transformadores em educação.

O Alex Bretas é idealizador da Multiversidade que é uma comunidade de aprendizes autônomos e uma universidade democrática. Conheci o Alex em um encontro de mentores do UnCollege Brasil e ele também idealizou o projeto Educação Fora da Caixa e o Doutorado Informal que tem foco na aprendizagem de adultos através da libertação dos modelos tradicionais que fomos moldados.

educacao-e-transformacao-marco-2017-25

Sites:

Selecionei alguns vídeos sobre os três 😉

Caio Dib fala sobre seu projeto.

Adoro as entrevistas do Pedro Céu (http://pedroceu.com) que é um videomaker com um talento incrível para captar a essência das pessoas. Uma das minhas metas é me profissionalizar como videomaker  e o Pedro Céu é uma pessoa que me inspira. Vejam o vídeo que lancei para uma futura campanha de crowdfunding https://apoia.se/coletivodevideomakers.

A Gabrielle Picholari fez uma viagem sabática para VIVENCIAR A CONFIANÇA das pessoas. Ela viajou pela Europa o Couchsufing e morou em ecovilas como Findhorn e no Schumacher College.

“O único caminho é mudar a nós mesmos, mudar a nossa reação aos fatos e acontecimentos à nossa volta. A menos que haja alguma mudança em nosso interior, não podemos esperar alguma mudança nos objetos de nossa percepção, pois tudo o que percebemos depende da condição de nossa própria mente.”
(Swami Ashokananda)

Este artigo é bem legal para conhecer a Gabi: “Um convite para o olhar fértil“. Achei legal este vídeo que uma amiga dela a descreve.

Crianças em eventos de educação

Sempre defendo a ideia dos organizadores de eventos lembrarem que pais/mães querem ter a possibilidade de levar filhos. O Tomás veio para o evento, mas eu não levei o Caio porque ninguém havia confirmado se levaria os filhos. Pelo menos ele levou uma coleção de origamis ;-).

educacao-e-transformacao-marco-2017-13

A Marta foi uma da palestrantes e é da JEDUCA – Associação de Jornalistas em Educação.

educacao-e-transformacao-marco-2017-06

Sincronicidades – Marta Valéria

A Marta Valéria também ganhou um pavão de origami e voltamos juntos para o metrô Fradique Coutinho. Ela é idealizadora da agência de viagens Opyviagens.com.br. Vejam que legal:

“Produzir viagens orientadas para pessoas especiais. Planejadas individualmente conforme os interesses, expectativas e estilo de cada viajante. Pesquisar destinos, orientar, viabilizar e operar projetos de viagens exclusivos para grupos sob medida, assim é o ateliê de ideias.
A OPY, com seu espírito livre, elaborou quatro estilos de roteiros: Buscadores, Criativos, Elegantes e em Família.  Seu objetivo é proporcionar às pessoas, a partir de um roteiro bem elaborado uma fantástica experiência de vida, por diferentes regiões e culturas, assinado por  especialistas.”

educacao-e-transformacao-marco-2017-12

O motivo da sincronicidade é que tenho algumas ideias e projetos ligados ao TURISMO.

Mais fotos

educacao-e-transformacao-marco-2017-16educacao-e-transformacao-marco-2017-15educacao-e-transformacao-marco-2017-26

Festival Path – Inovação, empreendedorismo e criatividade

Festival Path

Conheci o Fabio Seixas que é um dos sócios de O Panda Criativo que organiza o Festival Path que é um evento incrível de inovação e criatividade. Assisti duas entrevistas do Rafael Vettori que é o sócio e me identifiquei bastante com sua história.

Neste vídeo, o Fábio Seixas fala sobre O Panda Criativo.

Sites

  • https://opandacriativo.com
  • https://www.festivalpath.com.br

Quero ser palestrante em 2018!!!

Educação transformadora e inspiradora

Adorei o evento e as conexões foram excelentes. Espero que tenham gostado deste post. Finalizo com uma frase de Rubem Alves.

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.”
Rubem Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *