Go to Top

Geração Y – Don Tapscott

Um dos livros que mais me influenciou na forma de pensar conteúdo digital foi o Wikinomics de Don Tapscott. Ao pesquisar no Google para escrever este post, descobri outro livro dele que é resultado de uma ampla pesquisa entre mais de 10 mil jovens em mais de 12 países, inclusive o Brasil.

Neste livro ele mostra como a Geração Y (nativos digitais) possui uma forma completamente diferente de se relacionar, de aprender e de trabalhar. Um dos pontos mais interessantes é a observação de que a forma de uso da tecnologia altera alguns circuitos cerebrais.

Nesta entrevista realizada com Don Tapscott pela Globo News para o programa “Espaço Aberto Ciência e Tecnologia” você pode conferir um resumo do conteúdo do livro. A frase que mais me chamou a atenção é:

“Nós fracassamos na criação de instituições, escolas e ambientes de estudo que correspondam à forma como eles (geração Y) aprendem.”

httpv://www.youtube.com/watch?v=ehSw4Gfkiyk

Um ponto fundamental na entrevista é quando Tapscott comenta que o jovem ao ingressar na empresa se depara com um ambiente que bloqueia o Facebook, o Youtube e outras redes sociais. A desculpa de muitas empresas é que os jovens “perdem tempo” nas redes sociais, mas não questionam se seus métodos de trabalho motivam os jovens a serem produtivos e criativos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Uw9t9K9FqkE&feature=youtu.be

Recomendo muito que assistam os vídeos da entrevista.

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *