Go to Top

Mentoria gratuita na Escola São Paulo

Ontem participei da mentoria gratuita na Escola São Paulo como mentor e foi muito legal conhecer novos amigos. Este ano estou cumprindo a meta de participar de cursos e eventos para conhecer e conectar mais pessoas. Vejam algumas fotos do evento.

Gosto muito de tirar fotos, pois assim consigo perpetuar um encontro que pode ter sido único.  Algumas pessoas que fiz mentoria: Thiago Vassallo, Romeu e Bruno que tem um projeto na área de moda e o Murilo Amadeu. Também conheci uma conterrânea e legítima soteropolitana, a Julia Naltchadjian.

Gostaria de destacar a presença de Sabrina Bittencourt que é idealizadora da Escola com Asas que é um projeto inovador de educação.

Missão
Apoiar crianças, jovens, adultos e famílias na realização dos seus sonhos através do empreendedorismo social, estimulando sua capacidade de transformação e inovação, de forma colaborativa e livre.
Com duas áreas que se misturam – aprendizagem individual e aprendizagem coletiva – utiliza-se da representação universal dos elementos da natureza: ar, terra, água e fogotanto como identificação e apoio nos processos de projetos pessoais, quanto nos diferentes perfis e comportamentos interdependentes, favorecendo a cooperação e não a competição.
Com origem na desescolarização, Escola com Asas não tem a pretensão e interesse em se tornar um sistema fechado e sim um programa mutável, amplo, personalizado, autodidático e útil seja para o despertar, mobilizar, realizar ou transformar ideias.

Escrevi um post ano passado entitulado “Amo dar aulas na Escola São Paulo porque…” cujo final é a resposta.

Eu amo dar aulas na Escola São Paulo porque é um ambiente inspirador onde percebo que os alunos mostram um interesse real na busca do conhecimento para gerar mudanças em suas vidas. Lá, eu percebo que podemos fazer a diferença (de verdade) na vida das pessoas.

Ontem percebi claramente que grande parte das pessoas estão descontentes com o modelo atual do trabalho e buscam novos caminhos. Roman Krznaric ministrou ano passado a palestra “Uma nova visão sobre trabalho” e gostaria de compartilhar um trecho que achei muito marcante.

“Imagine três universos paralelos. Em cada um você em um ano para tentar qualquer tipo de trabalho que você queira. Que trabalhos você se motivaria para experimentar?”

Roman Krznaric é autor do livro “Como encontrar o trabalho de sua vida” e que acredita no poder da EMPATIA como forma de fomentar formas de trabalho mais colaborativas.

Acredito que estamos atravessando uma grande mudança (grande mesmo) nos modelos de trabalho e de educação. Basta notarmos como alguns temas estão conquistando grande espaço de discussão: mobilidade, sustentabilidade, felicidade no trabalho, autoconhecimento, fim do emprego, home office, educação online, co-criação e diversos outros temas.

A internet e a tecnologia viabilizaram uma revolução na comunicação e possibilitaram uma conectividade infinita entre as pessoas de todo mundo.

Vejam o video que gravei usando o Qik.com que é um site que permite fazer transmissão em tempo real de vídeo.

No livro “Terceira Revolução Industrial”, Jeremy Rifkin explica que na história do mundo toda vez que houve uma revolução na comunicação também aconteceu uma revolução na matriz energética. Com o surgimento do telefone, televisão e rádio, o petróleo se tornou a principal fonte de energia da humanidade. Ele explica que já aconteceu uma nova revolução na comunicação com a internet e a tecnologia móvel, portanto a mudança para energia limpa e renovável é uma tendência irreverssível. Uma parte que achei incrível é quando ele conecta a importância de revolucionar o modelo de educação atual foi focado na revolução industrial cujo foco era da competição. No modelo atual, é fundamental estimular a colaboração e valorização da natureza. Escutem meu podcast sobre o livro.

Fiz um pequeno vídeo no Animoto.com sobre o encontro de ontem. Foi ótimo contar com a presença da minha família!

Gostaria de oferecer para todos que participaram da mentoria na Escola São Paulo um desconto de 75% no curso online de apresentações mágicas com Prezi. Basta indicar no campo Quem indicou: Marcio Okabe ESP.

http://apresentacoesmagicas.com.br/inscricao

2 Responses to "Mentoria gratuita na Escola São Paulo"

  • Sabrina Bittencourt
    26 de janeiro de 2014 - 15:37 Reply

    Gratidão pela presença e por compartilhar tua visão de mundo tão ampla e aberta! Um abraço, seguimos juntos na jornada pela educação livre 🙂

    • marciookabe
      28 de janeiro de 2014 - 1:02 Reply

      Eu que agradeço por prestigiar o evento 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *