Go to Top

Palestra “Tecnologia na Educação – Professor 1.0 e Aluno 3.0”

Ministrei a palestra no Evento Workshop da Educação 2011 em Salvador que foi realizado no Centro de Convenções da Bahia. Agradeço o convite do Michael Meirelles da TKO Web, especializada em Sites para Escolas, que me convidou para participar do evento. Como sempre, abordei o tema de forma a gerar reflexões e fazer as pessoas refletirem sobre temas como zona de conforto, storytelling, salas de aula, aprendizado vs ensino, etc.

Comecei a palestra com o vídeo sobre o projeto OLPC (One Laptop per Child) de Nicholas Negroponte. O vídeo é excelente para quebrar paradigmas da educação, pois mostra que é possível levar a tecnologia educação para os pontos mais remotos e pobres da Terra.

Vejam o vídeo completo da palestra:

Vejam a apresentação criada no Prezi.

Apresentei o case da Escola Móvel do GRAACC que utiliza o iPad como ferramenta fundamental para ensino e apoio na recuperação das crianças com câncer.

Um vídeo mais longo que não apresentei, mas é obrigatório para todo professor é o RSA Changing Education Paradigms:

A palestra do Sílvio Meira também é fundamental:

Um vídeo excelente que foi sugerido por Rosângela Agnoletto (@ragnoletto) mostra vários depoimentos de educadores sobre o futuro da educação.

Para finalizar (senão não acaba), adorei ter participado do evento e como comentei na palestra, as conexões e interações que acontecem a partir de agora são mais importantes do que o evento em si.

Gostaria de convidar a todos a visitar o projeto Wikisocial – Sites para ONGs (www.wikisocial.com.br) e ajudar a divulgá-lo. Caso tenham interesse em participar como voluntários, no site tem um formulário de voluntário e ONGs.

Como prometido, seguem os vídeos sobre ensino/aprendizagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *