Go to Top

Reinventando a Educação – Pandemia: Crise ou Oportunidade

Há muitos anos já se fala que a educação precisa se reinventar. Muitos criticam o modelo de ensino baseado em conteúdo e com foco no vestibular.

Com a quarentena, a pergunta é: Crise ou oportunidade?

Acredito que estamos VIVENDO e VENDO a TRANSIÇÃO acontecer na frente dos nossos olhos. O desafio é que nestes momentos, há uma tendência do modelo antigo tentar se manter. Como no caso da Blockbuster/Netflix, Uber/Taxis e Kodak/Máquinas Digitais.

As escolas foram colocadas em XEQUE e está claro que toda tecnologia educacional criada para o formato presencial não está dando conta das demandas do homeschooling forçado.

Neste momento, cada criança e família tem demandas e DINÂMICAS diferentes. Simplesmente fazer as aulas presenciais no formato online não gera ENGAJAMENTO, ao contrário, gera desinteresse.

Como resolver este DILEMA?

E SE…. fosse possível conectar Professores APAIXONADOS e Educadores MAKERS para criar milhares de grupos de crianças para ENCONTROS ONLINE para aprender JUNTOS como APRENDER ONLINE.

Não devemos trazer as soluções, mas CRIAR JUNTO com as crianças e jovens, bem como com os pais e mães que mais do que NUNCA estão envolvidos de verdade na EDUCAÇÃO DOS FILHOS(AS).

Será que a era da TERCEIRIZAÇÂO DA EDUCAÇÃO está chegando ao FIM?

Só o tempo dirá, e já que não há como prever o futuro….

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” Peter Drucker

Falando em futuro, não há como não citar Alvin Toffler. Ele é autor do livro “A Terceira Onda” lançado em 1980 no qual ele já previa que a era da informação iria transformar o mundo. Vale a pena ler o artigo “Futurismo: As ideias de Alvin Toffler”

Um dia SONHEI que TODA CASA PODERIA SER UMA ESCOLA….

Que tal rever a frase de Rubem Alves?
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”
Para…
“Há casas que são gaiolas e há casas que são asas.”

Compartilhe o link com amigos que querem ver os filhos aprendendo de forma criativa.
https://cursos.escolademakers.com.br

http://konfide.education/movimento-maker/espacos-maker-podem-ser-a-escola-do-futuro/
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *