Go to Top

Ser professor

Minha mãe é professora e sempre teve muito orgulho disso. Ela não pode ver uma criança sem atividades que dá um jeito de ensinar alguma coisa. Lembro que quando era pequeno, aprendi a fazer origami com ela e dentre meus irmão fui o mais dedicado em tudo que ela ensinava. Sou natural de Salvador/BA (sim, japonês baiano 😉 e lá é comum que jovens do interior venham trabalhar com atividades domésticas na capital. Lá em casa, minha mãe fazia questão que todos fossem para escola e ela tirava  lição todos.

Mais do que as matérias da escola, aprendi que somente através do ensino podemos criar mudanças reais na vida das pessoas. Aprendi a ter paixão por ensinar e em ajudar os outros.

Ela cuida, praticamente SOZINHA, de uma praça em Salvador de forma voluntária. Visitem a página no Facebook – Praça Ecológica. Quando muitas pessoas reclamam, ela FAZ a parte dela.

Em 1994, larguei o emprego para dar aulas particulares de informática até que me enveredei na internet. Mas esta história você pode ler no meu artigo “Do HTML ao Joomla! – A história da Konfide“. Este foi um ano “Fênix” na minha vida, pois mais uma vez abandonei algumas “conquistas” que obtive no marketing digital para trilhar um novo caminho!

SER PROFESSOR

E é sobre isso que quero falar neste post. Espero que seja uma reflexão para todos, pois somos todos professores enquanto pais/mães, líderes, empreendedores, amigos, irmão e até “inimigos”. Sim, muitas vezes aprendemos mais com as pessoas que tivemos problemas do que com amigos. Desde a época da faculdade, eu já tinha um espírito de empreendedor , mas ao longo de 15 anos de empreendedorismo, descobri que o que realmente gosto de fazer é ensinar, aprender e conectar as pessoas.

Há muitos anos (muitos MESMO) eu li o livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” de Deepak Chopra. O livro foi lançado em 1994 e foi um dos maiores sucessos de venda.

Uma das frases que me marcou foi “Descubra algo que faria de graça o resto da vida e, depois, dê um jeito de ganhar dinheiro.”. Na época, achei a frase interessante, mas hoje percebo como deveria ter dado mais atenção ao longo da vida.

Assisti a palestra de Roman Krznaric da School of Life sobre TRABALHO  onde ele aborda de forma simples o atual modelo de trabalho e como podemos buscar o trabalho que queremos de verdade.

Uma das frases marcantes da palestra foi:

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

O que é ser professor para você?

Cada pessoa tem sua visão sobre o que é ser um professor. Na minha opinião:

“Ser professor ter a chance de ser um facilitador para as mudanças na vida das pessoas.”

Assistam a palestra de Adozinda Kuhlmann no TEDx São Paulo 2009 e compartilhem com todos professores que vocês conhecerem, pois ela faz uma das melhores homenagens que já vi para os professores.

“Ser professor é uma glória
É poder entrar para a história
Proporcionando à criança
Um futuro de esperança
Ser professor é sentir dentro do peito
O coração bater descompassado
Se o seu aluno olha com respeito
E, agradecido, lhe diz: “Muito obrigado” (continua)

Leiam o poema completo no post “Ser professor – Adozinda Kuhlmann

Atualmente, sou professor da Escola São Paulo de Economia Criativa e é, sem dúvida, o lugar que mais gosto de dar aulas. Veja meu post “Eu amo dar aulas na Escola São Paulo porque…“.

Feliz Dia dos Professores

Meu desejo é que hoje possamos refletir sobre quem foram os grandes professores de nossas vidas. Sem dúvida, nossos pais são os nossos primeiros professores e devemos agradecer a eles, independente se tivemos problemas ou não. Sabemos que as pessoas que nos amam sempre fazem o melhor que podem.

Que hoje você possa prestar uma homenagem a todos os professores da sua vida.

” Experiência não é o que aconteceu com você; mas o que você fez com o que lhe aconteceu ” Aldous Huxley

Frases para refletir

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.” Walt Disney
“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein
“Aprender é descobrir aquilo que voce já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.” Richard Bach
“Talvez a principal tarefa do instrutor seja demonstrar que as mudanças são possíveis.” Joseph O’Connor

One Response to "Ser professor"

  • André
    30 de outubro de 2013 - 19:46 Reply

    Um livro muito bom, também:
    Pais brilhantes, professores fascinantes. Augusto Cury

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *