Go to Top

Unschooling – Educação Livre vs Cultura

Até 2013, eu era um pai como qualquer outro, preocupado em oferecer a melhor educação para meus filhos e buscar “a  melhor escola”.  Até que descobri o conceito da DESESCOLARIZAÇÃO através da Escola com Asas que é um projeto idealizado pela Sabrina de Campos cuja missão é:

“Apoiar crianças, jovens, adultos e famílias na realização dos seus sonhos através do empreendedorismo social, estimulando sua capacidade de transformação e inovação, de forma colaborativa e livre.”

Esta imagem representa muito do que aprendi com a Escola com Asas.

O filho da Sabrina – o Biel Baum – pediu para sair da escola porque queria trabalhar com alimentação saudável para crianças e na escola ele sofria bullying e a escola não estava ajudando na construção do seu sonho. O Biel acabou por se tornar um chef de cozinha e teve como mentor o Jamie Oliver e lançou um livro de receitas “Meu diário para Jamie Oliver”.

Vejam um das palestras que o Biel ministrou e esta em especial tem uma mensagem para os pais…

Nas minhas buscas, logo encontrei este vídeo da Ana Thomaz que é uma das pessoas que mais admiro pela sua clareza em falar sobre seu caminho da DESESCOLARIZAÇÃO. Seu filho – Guto – pedi para sair da escola e acabou se tornando um grande mágico. A Ana Thomaz mora em Piracaia e faz parte de uma comunidade Amalaya.art.br onde recebem pessoas, em especial, pais e filhos para se reconectarem com uma forma de viver e aprender juntos.

Esta matéria da Folha tem uma boa entrevista sobre “Famílias adeptas da ‘desescolarização’“.

Homeschooling ou Unschooling?

Achei bem legal esta matéria que foi veiculada no Domingo Espetacular sobre “Unschooling”. Homeschooling é definido como educação domiciliar seguindo o conteúdo proposto pelo MEC ou outro órgão de educação do país. O Unschooling é uma educação mais livre cujo aprendizado segue os talentos e interesses individuais.

Veja a matéria.

Serendipity Homeschool

Uma amiga minha que mora em Aracaju – Gisele Késsia – decidiu fazer o homeschooling com suas filhas. Como grande parte dos pais que optam por este caminho, a decisão nunca é fácil e o fator financeiro sempre é um fator de decisão.

Como toda boa empreendedora, ela percebeu através das dificuldades em decidir e seguir a trilha do homeschooling que poderia ajudar outros pais e lançou o projeto Serendipity Homeschool.

Vejam o vídeo e visitem o site para conhecer a proposta – http://www.serendipityhomeschool.com.br

Clonlara – Escola sem paredes com vista para o mundo

A Clonlara é uma escola que dá suporte para pais que optaram pelo homeschooling.

Conheci a Clonlara através de um post da Sabrina de Campos da Escola com Asas.

A missão da Clonlara é

“Enriquecer a experiência educativa de cada aluno, promovendo a sua autonomia através de programas e serviços que reconheçam e suportem a sua curiosidade, valências, interesses e talentos individuais.”

Momentos de aprendizado inesquecíveis

Lógico que também estou em processo de aprendizado e fortemente tentado a praticar o homeschooling. Porém, enquanto isso não é possível. Eu tenho levado meus filhos para vivenciarem EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO e destaco algumas delas.

Estes são alguns momentos de aprendizado dos meus filhos que tenho certeza que lembrarão para sempre. Rafael na palestra da Mara Mourão e dando de presente a X-Wing (Nave do Star Wars) e na praia de Jauá (com 10 anos) vendo os ovos de tartaruga às 4h da manhã.

Caio no Fablab da Vila Itororó vendo como funciona uma cortadora laser e na imersão em tecnologia lúdica da Techcamps (de chapéu de Pikachu).

Palestras sobre Desescolarização

Escolhi duas palestras que gostei MUITO sobre desescolarização.

Esta palestra está em inglês, mas achei bem legal porque faz uma conexão com o FUTURO DO TRABALHO.

Educação Livre vs Cultura

Mas porque é tão difícil aceitarmos coisas novas, mesmo que elas pareçam MELHORES?

Eu acredito que nosso maior desafio é conseguir QUEBRAR O MODELO MENTAL da escola que faz parte da nossa CULTURA. Compartilho a história dos CINCO MACACOS E O CACHO DE BANANAS para que cada um possa refletir e compartilhar suas conclusões e insights.

 

Referências:

Makerspaces e o Futuro da Educação

Amorim Lima – Uma escola municipal que tem CORAGEM

Pais e Mães Corajosos e Desescolarização

Clonlara – Uma escola sem paredes com vista para o mundo

 

 

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/02/1858031-familias-adeptas-da-desescolarizacao-tiram-filhos-do-colegio-em-sao-paulo.shtml

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *