Go to Top

Empreendedor Espuma ou Surfista das Mudanças

onde-voce-surfa

Empreendedor espuma é aquele que assista algumas palestras, faz alguns cursos online e já se imagina um empreendedor. Eu já fui este empreendedor, mas 18 anos depois…. sinto que aprendi por um caminho longo, complicado e que poderia ter atalhos se eu tivesse humildade para ouvir mais.

Esta história reflete bem como imagino os empreendedores que dão certo no Brasil.

“Dois ratos caíram em um pote de nata, O primeiro rato desistiu e se afogou, O segundo rato se esforçou tanto que transformou a nata em manteiga e saiu.”

Tenho me sentido como o ratinho que saiu da manteiga. Tenho observado o BOOM do empreendedorismo, principalmente a onda de INFOPRODUTOS e empreendedorismo digital.

No curso de Fluxonomia 4D da Lala Deheinzelin, ela fala que vivemos TEMPOS DE ESPUMA com muitas pessoas fazendo cursos e achando que já podem oferecer serviços ao mercado (Coaching, Palestras, Infoprodutos, etc.). Vejam o trecho da aula.

Bel Pesce e Isabella Prata

Recentemente, escrevi artigos sobre duas empreendedoras. A Bel Pesce se tornou muito conhecida como “A Menina do Vale”, porém se tornou protagonista de uma das maiores polêmicas da internet que foi a campanha de financiamento coletivo da Hamburgueria ‘Zebeléo’ que foi um fracasso completo. Escrevi uma “Carta à Bel Pesce” no Linkedin criticando a maneira como as pessoas “jogam pedra” quando uma pessoa está em desvantagem, mas também critiquei a Bel Pesce por sua falta de COERÊNCIA como empreendedora.

https://www.linkedin.com/pulse/carta-%C3%A0-bel-pesce-de-um-brasileiro-palestrante-e-netweaver

A Isabella Prata é fundadora da Escola São Paulo que tive a honra de ser um dos professores. Não é tão conhecida como a Bel Pesce, mas com toda certeza é uma empreendedora que admiro muito. Principalmente, depois de ver seus vídeos nos quais ela conta a sua trajetória “Empreendi, cresci e não gostei” de uma forma franca, sincera e emocionante.

Isabella PrataIdealizadora da Escola São Paulo

http://marciookabe.com/blog/49-empreendi-cresci-e-nao-gostei-isabella-prata

Admiro o trabalho que a Bel Pesce fez com a FazInova, mas acho que este é o tipo de empreendedorismo que fomenta um empreendedorismo ilusório que parece fácil e divertido.

Acredito MUITO MAIS no trabalho da Isabella Prata. Durante o período que ministrei aulas de Marketing Digital na Escola São Paulo, conheci pessoas incríveis e o espaço era INSPIRADOR. Agora está em uma nova fase sem uma sede e colaboradores fixos.

Cursos que fiz na Escola São Paulo e me inspiraram

Negócios Colaborativos para a nova economia em transição” com Tomás de Lara e Oswaldo de Oliveira. Sem dúvida, foi um dos cursos mais transformadores que participei. Porém, também fiquei feliz em perceber que já estou aplicando na prática vários conceitos que vi no curso. Transcrevo abaixo uma descrição do curso:

Co-criar protótipos de negócios inovadores com a cultura da nova economia, entendendo o conceito de economia colaborativa, negócios em rede e economia em transição.


Workshop de Pesquisa de Tendências” ou Cool Hunting na Escola São Paulo com Sabina Deweik. Muitos amigos sempre me perguntavam sobre este curso e eu não sabia como explicar o curso, então decidi participar. Tive uma INCRÍVEL surpresa, pois foi um curso envolvente e cativante. Me apaixonei pelo tema, pois me identifiquei muito com o tema.

Mundo em Crise ou Transição?

A Lala Deheinzelin atua com ESTUDOS DO FUTURO deste 1995 e idealizou o curso de Fluxonomia 4D. Fiz o curso presencial este ano e me tornei um FLUXONOMISTA. Foi um dos melhores cursos que já fiz e você pode ver os depoimentos dos alunos na última aula (me emocionei).

A Fluxonomia 4D permite compreender os FLUXOS entre as novas economias – Economia Criativa, Compartihada, Colaborativa e Multimoedas. O mundo atual está em crise porque vivemos baseados em recursos escassos – RECURSOS (tempo, imóveis, equipamentos, etc.) e DINHEIRO. A Fluxonomia 4D tem como base os recursos intangíveis que são “infinitos”. Vejam o vídeo que explica a Fluxonomia 4D.

Estilos de liderança

Hoje me sinto o ratinho que saiu da nata. Creio que um dos maiores erros do empreendedor é não saber liderar. Este trecho do filme sobre Steve Jobs mostra 5 estilos de liderança.

The Crazy Ones

“Here’s to the crazy ones” (“Isto é para os loucos”)

Este é o primeiro comercial da Apple que usou o slogan “Think Different”.

Sei que muitos criticam a forma como o Steve Jobs conduzia a Apple, mas não podemos negar a sua genialidade.

Vejam o vídeo na voz de Steve Jobs.

Você é louco, desajustado, rebelde ou criador de caso?

Ótimo, o mundo precisa de pessoas como nós 😉

“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *