Go to Top

Empreendedorismo Digital e Cursos Online – Reflexões

Estou incomodado com o BOOM de infoprodutos, gurus, empreendedorismo digital e cursos online que estão acontecendo. Acredito que vivemos um período de transição e, infelizmente, grande parte das ofertas tem apenas um FOCO: Enriquecer o vendedor!

Ver versão mais completa no Linkedin
https://www.linkedin.com/pulse/empreendedorismo-digital-e-infoprodutos-reflex%C3%B5es-marcio-okabe

Empreendedorismo Digital

Atuo com internet desde 1998 e sempre comento que tive 3 agências digitais e, ao contrário do que se pode imaginar, não ganhei dinheiro. Muito pelo contrário, acumulei muitas dívidas.

Demorei, mas aprendi várias e duras lições. Atualmente, consigo enxergar de forma mais clara situações que parecem muito boas, mas na prática não são.

Empreendedorismo Digital e Cursos Online

Há alguns anos, começou um BOOM de infoprodutos, cursos online e empreendedorismo digital. A Fórmula de Lançamento deve ser a principal “fórmula”, mas surgiram vários outros GURUS ensinando como ganhar dinheiro na internet.

Confesso que conheci em 2013 e caí nesta conversa. Entendo a importância e potencial da internet para criar negócios digitais, mas me lembra a CORRIDA DO OURO.

QUEM GANHOU DINHEIRO NA CORRIDA DO OURO?
Resposta: Quem vendeu pás e picaretas!!!

corrida-do-ouro-digital

O método de vendas é o mesmo! As pessoas são iludidas a acreditar que tem a chance de encontrar pepitas de ouro (criar um infoproduto), gastam milhares de reais para comprar cursos que ensinam a ganhar dinheiro (“fórmulas”) e quando não encontram as pepitas, o argumento é que faltou DEDICAÇÃO ou o MINDSET EMPREENDEDOR.

PLATAFORMAS DE CURSOS ONLINE

A Udemy.com é uma das principais plataformas de cursos online do mundo. Qualquer pessoa pode publicar cursos. Acredito que como na AGRONOMIA é necessário começar e ter paciência. Crie um curso online gratuito como forma de aprender e ver se realmente você tem talento para o tema escolhido.

http://udemy.com/u/marciookabe

TEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO

A palestra do Leandro Karnal explica o fenômeno do empreendedorismo de uma forma menos romântica e mais realista. Ele faz uma analogia com a religião e explica que empreendedorismo praticamente se tornou uma religião. Criou-se uma “indústria” do empreendedorismo na qual “ser empreendedor” se tornou um status e quem não é empreendedor é visto com alguém “sem iniciativa”.

A verdade é que vivemos uma grande mudança no mundo e cada dia temos menos empregos. Eu acredito que muitas pessoas se tornam empreendedoras por questões de necessidade.

A teologia do empreendedorismo – Leandro Karnal

AUTOCONHECIMENTO

Acredito que ser empreendedor ou criar cursos online é uma tendência, mas falta muito AUTOCONHECIMENTO. As pessoas não sabem o que realmente gostam de fazer ou quais são seus reais talentos e já querem empreender.

http://autoconhecimento.net.br

COACHING – Rebeca Toyama
http://academiacoachingintegrativo.com

ACADEMIA KONFIDE

A Academia Konfide é uma rede de ensino/aprendizagem que tem o objetivo de conectar jovens/profissionais e empreendedores/empresários. Os pilares de conhecimento da Academia Konfide são: Vida Digital, Apresentações, Autoconhecimento e Educação.
http://www.academiakonfide.com.br

Frases

“Descubra algo que faria de graça pelo resto de sua vida e, depois, dê um jeito de ganhar dinheiro.” Deepak Chopra

“As pessoas não compram O QUE você faz, elas compram PORQUE vocês faz” Simon Sinek

Sites de referência:
http://autoconhecimento.net.br
http://ferramentasvisuais.com.br

,

2 Responses to "Empreendedorismo Digital e Cursos Online – Reflexões"

  • Laís Marra
    22 de março de 2017 - 18:01 Reply

    Gostaria fazer um curso sobre mercado digital, aprender a explorar mais o Instagran, o Facebook e conhecer um pouco do E-commerce. Sou de Belo Horizonte, há um curso online e presencial que vocês me indicariam para conhecer um pouco desse universo?

    Desde já agradeço o retorno.

    • marciookabe
      29 de março de 2017 - 5:20 Reply

      Olá Laís,
      Entre em contato via formulário ou Facebook.
      Visite Elementa.com.br/grupos.
      Abraços,
      Marcio Okabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *