Go to Top

Herbalife Funciona! ou Funciona?

A Herbalife é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Acredito que você deve conhecer e associar Herbalife a marketing multinível e produtos para emagrecer.  De fato, há mais de uma década atrás havia o foco em emagrecimento com o slogan “Perca peso agora! Pergunte me Como!”.  Porém, houve um grande redirecionamento estratégico e a Herbalife tem o foco em 3 pilares: Sobrepeso, longevidade e empreendedorismo.

Na minha última semana em Salvador, um grande amigo da época de Escola Técnica Federal da Bahia (mais de 30 anos atrás) que é empreendedor e tem uma empresa consolidada na área de tecnologia – Grupo Diginet – comentou que a esposa dele em um Espaço de Vida Saudável. Fiquei curioso e ele explicou que é uma das ferramentas de negócios da Herbalife. Ele comentou que tinha um preconceito com a Herbalife, mas que ao participar dos encontros e treinamentos percebeu que a estratégia de negócios e marketing é excelente. Para resumir a história que conto no vídeo, fui conhecer um evento da Herbalife e gostei bastante. Entrei na Herbalife e fui conhecer um Espaço de Vida Saudável da Karla Menddes que é uma das pessoas mais ativas em Salvador.

Gravei um vídeo com as minhas impressões sobre a Herbalife.

Antes de você fazer um JULGAMENTO, gostaria de propor algumas reflexões:

  • A maioria das pessoas tem o hábito de fazer julgamentos com base em pré-conceitos
  • Marketing multinível ficou associado a pirâmides financeiras para algumas pessoas. Muitas tem traumas e acabam generalizando. Outras conhecem amigos que não deram certo e tomam a decisão com base no “amigo que não deu certo”.
  • O ser humano precisa buscar referências que validem as suas crenças. Muitas pessoas não acreditam em si mesmas e buscam pessoas com histórias que validem sua “decisão interna” que é insconsciente.

Gosto muito da frase:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford

Eu sou prático e gosto de decidir rápido, porém gosto de pesquisar e estudar MUITO sobre os projetos que me envolvo. Sabemos que o Google é o ORÁCULO da atualidade e nenhuma empresa sem qualificação resiste a algumas buscas no Google. Logo surgem resultados do ReclameAqui ou vídeos do Youtube denegrindo a imagem da empresa. A Herbalife mais uma vez me surpreendeu, pois encontrei poucos resultados contra o modelo de negócios e, a maior parte que encontrei, são anônimos.

A Corrida dos Ratos e Marketing de Rede

Este vídeo resume em poucos minutos o quadrante do fluxo de caixa criado por Robert Kiyosaki – autor do livro Pai Rico Pai Pobre – e também explica os 8 valores do Marketing de Rede.

Google Trends – Avaliando o mercado e prevendo o futuro com as buscas

O Google Trends é uma ferramenta incrível que permite visualizar o volume de BUSCAS DE PALAVRAS NO GOOGLE ao longo do tempo. Podemos comparar até 5 palavras ao mesmo tempo.  A busca por HERBALIFE no Brasil mostra uma oscilação, mas podemos concluir que é uma MARCA CONSOLIDADA.  Veja o resultado das tendências de busca por ORKUT FACEBOOK para tirar suas conclusões. Veja algumas marcas de marketing multinível: MONAVIE e HINODE.

Há uns 20 anos atrás participei da Amway, mas durou fiquei pouco tempo. Percebi que não seria natural adotar o hábito de usar os produtos e a estratégia de convencimento das pessoas era muito agressiva.

História da Herbalife

Pesquisei na Wikipedia a história da Herbalife. O que me chamou a atenção é que o CEO da Herbalife desde 2003 é Michel O. Johnson que foi executivo da Disney durante 17 anos.

Em fevereiro de 1980 Mark Hughes começou a vender os produtos com a marca Herbalife no porta-malas do seu carro. Hughes costumava dizer que o motivo de ter começado a Herbalife e a venda dos seus produtos surgiu com a preocupação com perda de peso da sua mãe Joanne. Segundo ele, o falecimento precoce da sua mãe foi causado por distúrbios alimentares e má condução na sua perda de peso. Hughes morreu em maio de 2000 aos 44 anos de idade.
Um de seus slogans é “Perca peso agora! Pergunte me Como!
A empresa chegou ao Brasil em 1995 e é atualmente dirigida por Gioji Okuhara.
O atual CEO Michael O. Johnson entrou na empresa em abril de 2003 após ter trabalhado por 17 anos na Walt Disney Company.
A empresa pertence ao grupo da NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) desde 2005.
O conselho médico científico da empresa é composto por um ganhador do Nobel, o Dr. Louis Ignarro, e também por um especialista de destaque no mundo em nutrição humana, Dr. David Heber. Além de dezenas de especialistas atuando nos mais de 90 países em que a empresa atua.
 

Herbalife FUNCIONA! ou FUNCIONA?

Fiz o trocadilho usando a exclamação e interrogação para propor uma reflexão para você. Sempre que surge algo novo no mercado, principalmente em setores como alimentação e cosméticos, as pessoas buscam no Google:

NOME DO PRODUTO FUNCIONA?

As grandes dúvidas das pessoas que fazem esta busca são: Vale a pena comprar? Será que vai dar certo comigo? Já tentei tantas coisas, será que este PRODUTO vai dar certo? Será CONFIÁVEL?

A minha PROVOCAÇÃO ao usar EXCLAMAÇÃO ou INTERROGAÇÃO é que:

“Pessoas que vão atrás dos seus SONHOS, batalham para conseguir RESULTADOS, são RESILIENTES e EMPREENDEDORAS em geral usam a EXCLAMAÇÃO!!!! “

Quem busca alguma justificativa para NÃO FAZER, NÃO DECIDIR ou NÃO REALIZAR usam INTERROGAÇÃO. A questão não é nem o fato de um produto FUNCIONAR ou NÃO. É a DECISÃO PESSOAL DE MUDAR!

Talvez, há alguns anos atrás eu teria perguntado HERBALIFE FUNCIONA? Porém, no atual momento prefiro afirmar HERBALIFE FUNCIONA!.

Ufa!! O que achou? Comente e entre em contato para conversarmos.

Minhas reflexões sobre empreendedorismo

Sou empreendedor há mais de 20 anos, pois em 1994 decidi começar a dar aulas de informática e em 1998 ingressei no mercado de Marketing Digital criando sites usando o FrontPage. Durante muitos anos, acreditei que meu futuro era o Marketing Digital, porém tentei viabilizar 4 agências digitais – Arteweb, Tomate Comunicação Digital, Elementa e Konfide Marketing Digital – e todas tiveram projetos muito legais, mas não deram certo financeiramente. De forma mais direta: Quebraram!!! Vejam os vídeos Minha história com Marketing Digital e Porque agências digitais não funcionam para entenderem meu ponto de vista sobre Marketing Digital.

Referências:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Herbalife
  • http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/4188632/juiz-americano-determina-herbalife-nao-esquema-piramide
  • https://br.pinterest.com/marciookabe/herbalife/
  • http://marciookabe.com.br/tendencias/como-prever-o-resultado-de-eleicoes-com-google-trends/
  • Entrevista com Michel O. Johnson – https://www.youtube.com/watch?v=L366GHmTanM

3 Responses to "Herbalife Funciona! ou Funciona?"

  • Lorena
    26 de janeiro de 2016 - 11:53 Reply

    Adorei os insights Márcio.Você conseguiu transmitir e sintetizar de forma simples,clara e objetiva todos os benefícios que a Herbalife nos proporciona. ” A questão não é nem o fato de um produto FUNCIONAR ou NÃO. É a DECISÃO PESSOAL DE MUDAR! “.Parabéns pela decisão de querer mudar rumo a um estilo de vida saudável!Seguimos juntos!Abraços

  • Cleoci
    1 de fevereiro de 2016 - 22:19 Reply

    Marcio, que legal ver esse seu post, e muito bom assistir esse video em que vc fala sobre o mmn, e gostaria de te apresentar os projetos que venho desenvolvendo quando vc voltar a são paulo, talvez possamos nos ajudar pois sei que vc tem o conhecimento que eu necessito para eu me aperfeiçoar em minhas apresentações.

    podemos falar quando voltar?

    • marciookabe
      9 de fevereiro de 2016 - 6:50 Reply

      Olá Cleoci,
      Obrigado pelo interesse. Recomendo participar da wwww.AcademiaKonfide.com.br, pois este ano meu foco será apoiar apenas quem faz parte da rede.
      Abraços,
      Marcio Okabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *