Go to Top

Konfide – Confiar em esperanto

Janeiro/2002 foi um dos piores começos de ano da minha vida, pois eu saí da Agência Tomate Comunicação Digital que foi o sonho de ficar rico fazendo sites. Eu estava sem dinheiro e apenas com um notebook.

Decidi abrir uma empresa de consultoria em marketing digital e tinha que pensar em um nome. Imaginei o que seria fundamental para um trabalho de consultoria e me fiz uma pergunta:

“Qual é a premissa para um trabalho de consultoria? Como resumir em UMA PALAVRA?”

Na mesma hora pensei “CONFIANÇA“. Isso mesmo, um consultor deve transmitir confiança para que suas recomendações sejam seguidas. Mas como transformar esta ideia em um nome de empresa? Logo lembrei que o esperanto é um idioma que tem uma fonética simples e fui pesquisar no Google. Então cheguei ao nome KONFIDE que explico a seguir.

O nome Konfide significa CONFIAR em Esperanto, que é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Uma consultoria pressupõe confiança, pois o cliente deposita no consultor a tarefa de orientá-lo sobre as melhores práticas para solucionar seus problemas.

Sua grafia original é “KONFIDI“e a razão da troca da letra “I” pela letra “E” tem como base a numerologia, cuja soma dos números é igual a 1 (UM).

konfide
2656945

2+6+5+6++4+5=28, 2+8=10, 1+0=1 (UM)

“Número 1 – INDIVIDUALIDADE: Pioneirismo, originalidade, criatividade, honestidade, ambição, determinação e pouca convencionalidade. Quem nasce sob a regência deste número,é um líder e não um seguidor, saindo-se melhor com seu próprio negócio, gerente ou diretor. Procura levar uma vida bastante ativa.” Monica Buonfiglio

Quando idealizei a Konfide seria impossível vislumbrar que caminhos a vida me levaria. Acreditei que estava criando uma marca ligada ao Marketing Digital, mas na realidade criei uma rede de confiança.

A marca KONFIDE sem se transformando ao longo do tempo e tenho feito experiências para criar COLETIVOS. O vídeo da Academia Konfide de 2015 ainda é bem atual.

One Response to "Konfide – Confiar em esperanto"

  • PCP
    3 de janeiro de 2020 - 22:49 Reply

    Konfida = confiável (adjetivo)
    Konfide = confiavelmente (forma adverbial)
    Konfidi = confiar (verbo, infinitivo)
    Konfido = confiança (substantivo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *