Go to Top

O animal satisfeito dorme – Você é empreendedor?

O animal satisfeito dorme – Guimarães Rosa


Esta frase provoca uma boa reflexão sobre vários fatos da vida. Todo animal tem a tendência de se manter na zona de conforto. Os animais tem um comportamento rotineiro que é repetido diariamente. O motivo é simples: O objetivo diário é sobreviver. Lutar, fugir, comer e/ou fazer sexo.

“O ser humano é o único animal com capacidade de imaginar o futuro.”

A capacidade de imaginação do ser humano e pensar no futuro pode ser BOM ou RUIM. Na realidade, nossos PENSAMENTOS moldam nossa realidade e nosso futuro.

“Se podemos sonhar, também podemos
tornar nossos sonhos realidade.” Walt Disney
“A imaginação é mais importante que
o conhecimento.” Albert Einstein

Achei um texto sobre Psicologia Positiva muito legal.

O Homem é o único ser vivo que realiza as coisas com base na sua perspectiva de futuro.

Animais podem desenvolver laços e capacidade de raciocínio e outras capacidades mentais surpreendentes porem a capacidade de desenvolver uma visão de futuro é humana.
Muito mais do que o simples aspecto de sobrevivência na base da famosa pirâmide de Maslow o homem busca  a Auto-realização e dentro dela claro está a busca por significado tema do excelente livro de Victor Frankl – “Man’s search for meaning”.

No estado de crise e constante alerta e tensão em que o mundo se encontra certamente não é a visão pessimista que faz com nos levantemos de manhã para enfrentar um ambiente hostil e incerto. Aspectos como esperança e otimismo alimentam a busca pelo bem-estar, e isto é o que consciente ou inconscientemente  nos impulsiona,  seja você um pescador em Quixeramobim, um executivo em São Paulo, ou um aborigene na Austrália.”
http://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/noticias/artigos/103-o-homem-evoluiu-para-imaginar-e-realizar-o-futuro

O lado negativo dos pensamentos é quando estamos preocupados com problemas do dia-a-dia:

  • Dívidas
  • Relacionamentos
  • Trabalho

Acredito que um dos maiores desafios do ser humano é a RESILIÊNCIA que é a capacidade de suportar os desafios e voltar ao estado natural ou EVOLUIR.  Uma boa metáfora é o bambu que pode se curvar e não quebrar. Além da lição de HUMILDADE também é uma lição de RESILIÊNCIA. Vejam As 7 lições do bambu | Curiosidades do Japão.

Voltando ao tema do post:

“O animal satisfeito dorme.” Guimarães Rosa

o-animal-satisfeito-dorme

Escolhi o LEÃO como metáfora da potência que temos dentro de nós, mas que fica adormecida quando estamos fazendo o que não é nossa missão de vida.

Minha proposta de reflexão é buscarmos SONHOS e DESAFIOS para melhorar nossas vidas e a comunidade à nossa volta. O empreendedor é um “animal eternamente insatisfeito”, pois enxerga todos os problemas como DESAFIOS e OPORTUNIDADES.

Acordei 5h e hoje é Domingo.  Pesquisando no Youtube “O animal satisfeito dorme” encontrei a palestra do Mário Sérgio Cortella e creio que combina com o tema.

Para conseguirmos focar nossos pensamentos em OPORTUNIDADES e ter a HUMILDADE de aprender com os PROBLEMAS, precisamos deixar de lado o ORGULHO, ARROGÂNCIA e GANÂNCIA.

Ele encerra a palestra com esta frase incrível.

“Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram quando podiam.” François Rabelais

One Response to "O animal satisfeito dorme – Você é empreendedor?"

  • João Neto Aguiar
    16 de abril de 2019 - 9:09 Reply

    Objetivo, diretivo e importante esse conteúdo sobres os dois celebres citados. Parabéns e me ajudou bastante na minha pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *