Go to Top

Startups e Investimento Anjo

Vivemos um mundo no qual cada dia mais teremos menos empregos formais com carteira assinada e carga horária de 9h às 18h. A pandemia apenas acelerou (E MUITO) a transformação digital das pessoas e das empresas. Além disso, há uma tendência da mudança das organizações – aos poucos – deixarem o modelo focado no LUCRO e RESULTADOS baseado na competição para modelos baseados em pilares como autogestão (sem hierarquia), integralidade (sem máscaras sociais) e propósito evolucionário (a causa é mais importante do que as organizações individuais). Este é o modelo das organizações TEAL (Verde-azuladas) defendidas por Frederic Laloux no livro Reinventando as Organizações.

As pessoas e a humanidade estão elevando sua consciência e estão em busca de trabalhos com significado e propósito. Por isso, é natural o crescimento do empreendedorismo por propósito.

No post “Futuro do Trabalho” eu falo dos ciclos da Destruição Criativa das Ondas de Schumpeter. e, por uma grande coincidência, a 5a. onda termina em 2020.

Ou seja, estamos vivendo A TRANSIÇÃO e toda mudança de CICLO trazem mudanças profundas em todos os níveis da sociedade. O coronavírus está atuando como um CATALISADOR de mudanças que já eram necessárias. Tal qual uma pessoa que não cuida da sua saúde e pega uma doença grave e decide mudar.

Em toda CRISE também surgem muitas OPORTUNIDADES, mas é preciso saber SURFAR NAS ONDAS DA MUDANÇA. Veja a curva abaixo e note que as OPORTUNIDADES estão na segunda curva VERMELHA.

Investimento Anjo

Afinal de contas, qual é a relação de tudo isso com o tema do post que é INVESTIMENTO ANJO?

“O Investimento Anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com capital próprio* em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups)”

Fonte: Anjos do Brasil – https://www.anjosdobrasil.net/o-que-eacute-um-investidor-anjo.html

Acredito que o modelo capitalista tem uma tendência a sobrevalorizar algumas tendências como no início da internet que as empresas Pontocom tiveram uma valorização artifical que culminou do estouro da Bolha da Internet no início do milênio.

Atualmente, os holofotes estão voltados para as STARTUPS que são empresas pequenas e enxutas com alto potencial de crescimento e altamente escaláveis. Exemplos como o Facebook, Google e Airbnb sempre são citados para inspirar e atrair empreendedores/investidores para um mercado altamente lucrativo, mas espere um momento….

Lucrativo para QUEM?

Sempre me lembro de um cliente que, quando me viu lamentando que não conseguia ganhar dinheiro com minha agência digital, me pergutou:

Quem ganho dinheiro na corrida do ouro?
Resposta: Quem vendeu pás e picaretas

Aprendi a buscar descobrir SEMPRE quem está vendendo pás e picaretas.

Zebra Manifesto – Empresas com propósito

Fiquei MUITO FELIZ ao descobrir que já existe um movimento – Zebra Manifesto – que está muito mais alinhado às tendências de um mundo mais justo e humano.

The Zebra Manifesto — um novo modelo para as startups
O termo Zebra foi cunhado por Mara Zepeda, Aniyia Williams, Astrid Scholz Jennifer Brandel (todas fundadoras de startups) e se aplica à startups dedicadas a resolver problemas do mundo real, construindo negócios sustentáveis e lucrativos que crescem em um ritmo gerenciável, recusando os ciclos habituais de rodadas de financiamento. O movimento, que nasceu nos EUA, tem como princípio negócios mais éticos, inclusivos, colaborativos, e menos agressivos, ou como preferem dizer: “as zebras consertam o que os unicórnios quebram”. Mara Zepeda, em entrevista para a Época Negócios, garante que “o modelo atual está quebrado porque atende a poucos fundadores e empresas”, uma vez que, segundo Mara, prioriza o crescimento exponencial e a liquidez em vez da sustentabilidade e recompensa a quantidade e não a qualidade.

http://howedu.com.br/estudo-do-mercado-de-startups-unicornios-no-brasil-previsoes-para-novas-unicornios-do-pais-venture-capitals-e-o-zebra-manifesto/

Eu sempre busquei um investidor anjo para investir nas minhas ideias, mas nunca deu certo.

Eu acredito que NADA É POR ACASO e o grupo de mentoria da Academia Konfide está indo muito bem e estão sendo criadas excelentes parcerias e amizades.

Vejam quantos projetos que podem ser tornar Startups Zebras e que estão nascendo de um COLETIVO que se formou há menos de um mês.

O Leo Caprara é fundador da GLDS.com.br que fabrica do melhor GEOFONE do mundo e tem uma rede de mais de 170 empreendedores da área de caça-vazamentos. Ele começou a dar aulas de ZOOM depois que viu minhas videoaulas GRATUITAS que estão no YouTube. Ele entrou na Academia Konfide com o apoio de R$ 900 e, além de ser tornar um amigo, também se colocou à disposição para ser o investidor anjo do COLETIVO.

Lançamento 5 em 30, ao invés de 6 em 7

Infelizmente, o mercado digital está muito saturado de gurus e falsas oportunidades que iludem muitas pessoas a acreditarem que podem ganhar muito dinheiro criando INFOPRODUTOS. Eu gravei uma LIVE para propor pensarmos em lançamentos 5 em 30, ou seja, captar mais de R$ 10.000 em 30 dias.

Acredito que podemos formar TIMES para atuar de forma COLABORATIVA e gerar resultados em pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *