Go to Top

Prezi Meetup – Minhas impressões e recomendações

Hoje aconteceu o II Prezi Meetup no Brasil e teve a participação de Peter Arvai – um dos fundadores do Prezi. O local do evento foi a Wayra que é a aceleradora de startups da Telefonica. Veja algumas imagens do evento. Levei meu filho – Rafael de 11 anos – para conhecer o Peter Arvai e tenho certeza que esta foto será histórica quando ele for mais velho e o Prezi for uma ferramenta de uso comum em todas instituições de ensino.

Vejam o vídeo das palestras.

Uma notícia importante foi a parceria da Prezi com a SOAP e uma palestra do Rogerio Chequer, um dos sócios da SOAP.

Porém, ainda acho que a Prezi necessita investir nos modelos de REDES COLABORATIVAS. Tenho viajado muito nos últimos anos e, recentemente, estive em Manaus para ministrar uma palestar no Colégio Dom Bosco que faz parte da Rede Salesiana. O que pude notar é o imenso potencial do uso do Prezi nas escolas. Sei que a licença Enjou é gratuita para estudantes e professores, porém há grandes oportunidades para a licença Prezi Desktop em lugares onde as conexões não são tão boas.

O Peter Arvai comentou que conheceu o presidente Obama e a Prezi se comprometeu a doar U$ 100 milhões de licenças Prezi EDU PRO para estudantes e escolas. Conheçam o projeto Prezi + Connected.

“We are living in a digital age, and to help our students get ahead, we must make sure they have access to cutting-edge technology”

– President Barack Obama

Vejam o vídeo do projeto.

Achei a apresentação do Peter Arvai no seu link público – www.prezi.com/user/peterarvai.

Prezi para Educação

Senti falta de falarem mais sobre o mercado brasileiro para área de educação e terceiro setor.  Estes são 2 mercados com grande potencial para ampliar a base do Prezi, não apenas das licenças gratuitas, mas de planos PRO.

Entendo que o Prezi tem o programa Embaixadores para universidades. Porém, é importante lembrar que as crianças e jovens que tiverem acesso ao Prezi, irão levar a novidade para os pais que por sua vez podem levar para suas empresas.

Outra oportunidade são as feiras como a Educar/Educador que é a maior feira de educação da América Latina. Este ano, ministrei uma palestra sobre Marketing Digital para Instituições de Ensino. A próxima feira será de 20 a 23/maio/2015 e seria fundamental a Prezi ter uma participação com estande e até como patrocinadora.

Prezi para Organizações sem Fins Lucrativos

O terceiro setor no Brasil é outro mercado imenso. São mais de 300 mil ONG no Brasil e grande parte delas necessitam do trabalho de voluntários. Estimular o uso do Prezi neste mercado teria um alcance multiplicado pelos voluntários que irão conhecer o Prezi e divulgar em suas empresas. Porém, também pode gerar mídia espontânea e forem realizadas doações para ONGs com alto poder de mídia ou projetos especiais como o Desafio de Impacto Social Google Brasil. Fazer parcerias com organizações como ABONG, GIFE e Centro de Voluntariado seria fundamental para divulgar o Prezi no terceiro setor.

Dia 17/Novembro, farei uma palestra “Como apresentar projetos sociais com Prezi“.

Prezi no Brasil e SBAP.com.br

Comecei a usar o Prezi em 2011 e lancei o blog PreziBrasil.com.br que conta com mais de 20 mil visitas/mês e tem um total acumulado de mais de 300 mil visitas. Senti falta de citarem que o Guilherme Criscuolo (autor do Prezi Save the Ocean)  e a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais são os primeiros Prezi Experts no Brasil.

A SBAP tem como objetivo atuar em REDE e nossa apresentação mostra a nossa preocupação em criar esta rede de profissionais.

Estamos lançando (não gosto de usar gerúndio, mas desta vez é verdade 😉 o projeto Rede de Storydesigners. A ideia é capacitar uma turma de 10 designers para aprenderem a criar apresentações seguindo as melhores práticas. Será o primeiro “Dream Team” formado pela SBAP.

Pai coruja e educação

Sempre que posso, eu levo o Rafael para conhecer eventos como o Prezi Meetup. Mais do que um pai coruja, acho importante possibilitar que ele tenha experiências diferentes e conheça novas pessoas. Também espero que os próximos Prezi Meetups sejam como os eventos TEDx, ou seja, organizados de forma COLABORATIVA e ESPONTÂNEA. Eu me voluntario para organizar um Prezi Meetup for Kids.

Vejam a apresentação sobre Florestas Equatoriais que o Rafael fez ;-). Visitem outros Prezis na sua área pública – http://prezi.com/user/rafaelokabe.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *