Go to Top

TEDxJardins 2014 – “O Poder de um Sorriso” Felicidade

Cumprindo minha meta de participar de cursos e eventos em 2014, vim para o TEdxJardins 2014. Cheguei no final do primeiro bloco e passarem um trecho da palestra de “David Steindl-Rast: Want to be happy? Be grateful”.

A primeira palestra que assisti foi da Deborah Dubner que lançou de forma inesperada um movimento através do Facebook #UmAgradecimentoPorDia.

Compartilho um artigo que encontrei.

Thanks Giving – a escolha da gratidão

Foto

Afinal, a maior grandeza da vida é o amor e não a perfeição.

Hoje é Thanks Giving, Dia de Ação de Graças.

Eu tenho a prática de agradecer todos os dias e quem acompanha o meu Facebook sabe disso. Acredito que ser grato é mais do que tudo a escolha de uma direção. Para onde vamos dirigir a nossa mirada? Que olhar eu quero ter para tudo aquilo que me cerca? Desde as coisas mais simples como a jabuticabeira do meu jardim até as mais complexas, como os relacionamentos com pais, irmãos, filhos e companheiros de jornada. Ser grato é uma filosofia de vida, é a decisão consciente de olhar um copo com água pela metade e, apesar de saber que ele está meio vazio, agradecer pela água que matará minha sede.

Por isso eu faço questão de sempre agradecer. Criei esse ritual, de fazer um agradecimento por dia no meu Facebook, para compartilhar essa gratidão e ampliar o meu olhar.

Esdras Vasconcellos fala sobre o estresse bom

Esdras Vasconcellos que é psicólogo e professor da USP falou sobre o estresse bom e compartilho um trecho onde ele retrata a pessoa que é RESILIENTE:

“O RESILIENTE não foge do estresse, mas sabe enfrentá-lo. O RESILIENTE tem um otimismo, mas não é ingênuo. O RESILIENTE opta pela adversidade, pois sabe como lidar. O RESILIENTE dentro da adversidade sabe focar no BEM. O RESILIENTE não tem inclinação para o desespero. O RESILIENTE transcende a adversidade. O RESILIENTE tem uma fé que o alimenta e o ilumina. O RESILIENTE é alguém que transforma o estresse ruim em estresse bom!”

Para finalizar, ele mostra o vídeo da “Orquestra Filarmônica de Berlim – Tico, Tico no Fubá” onde ilustra como é bom ter um estresse bom.

Fabio Gallo fala sobre a felicidade

Em sua palestra, Fabio Gallo cita os grandes filósofos da Grécia Antiga (Aristóteles, Sócrates, etc.), Freud, Kant e outros pensadores.

Gostei bastante quando ele cita “A Carta sobre a Felicidade” de Epicuro:

“Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.”

Ele fala sobre a pesquisa de Felicidade Interna Bruta.

Encontrei um blog sobre o tema.

Algumas frases:

“As pessoas felizes insistem em ser felizes”

Helder Kamei – Psicologia Positiva

Elena Crescia contou que o Helder foi indicado por Wellington Nogueira do Doutores da Alegria. Ele conta que depois que descobriu

Em um post no seu blog ele fala sobre a entrevista que deu para o Globo Repórter sobre psicologia positiva e flow. Gostei deste trecho do post.

“A pesquisadora Barbara Fredrickson, autora do livro Positividade, identificou as dez principais emoções positivas: alegria, serenidade, gratidão, interesse, esperança, orgulho (gratificação), diversão, inspiração, admiração e amor. ”

Ele explica o conceito do estado de FLOW em seu blog no post “O que é FLOW“.

“Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.” 

Achei a palestra dele incrível e ele é um grande blogueiro! Visitem o seu blog – http://www.flowpsicologiapositiva.com

Agora virão as 3 primeiras palestrantes mulheres: Lala Deheinzelin, Soninha Francine e Natalia Garcia.

Lala Deheinzelin fala sobre Futuros Possíveis

Faz tempo que queria assistir uma palestra da Lala e agora chegou a hora ;-). Vejam um pouco sobre a Lala.

“Lala Deheinzelin é especialista mundial em Economia Criativa & Desenvolvimento Sustentável, e criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros. Trabalhando no Brasil e exterior, seu perfil trans-disciplinar possibilitou desenvolver metodologias próprias integrando Economia Criativa + Desenvolvimento + Sustentabilidade + Futuro + Inovação. Tal trabalho mostra porque a Economia Criativa é estratégica no século XXI, as oportunidades que oferece e as condições necessárias para seu florescimento, contribuindo para inserir o tema na agenda de desenvolvimento aos níveis (inter) nacional, estadual e municipal.” Fonte: http://www.laladeheinzelin.com.br

Ela começou bem comentando que nunca antes na história do mundo tivemos acesso a tantos recursos para realizar praticamente tudo que imaginarmos. Porém, as maioria das pessoas ainda está sob a perspectiva do mundo plano e a escassez. Ela propõe que a gente mude nossos “óculos” e procure enxergar tudo sob outra ótica. A sua proposta é sair do tangível para o intangível e da escassez para abundância.

Para transformar o tangível em negócios é necessário atender 3 pilares: “Visível, acessível e ter um processo”.

Show, ela cita o Airbnb como o MAIOR HOTEL do mundo que compartilha quartos em todo mundo.

A pessoas dizem que não tem tempo de participar de tantos movimentos colaborativos. E ela cita “Colaborando é a única maneira de ganhar tempo e recursos”. O melhor exemplo é o Wikipedia.

Mas como conseguir realizar futuros desejáveis?

Primeiro precisamos CONHECER nossos intengíveis e nossos valores e é necessário COMUNICAR. Depois é importante CONECTAR os intangíveis para o BEM COMUM (COLABORAR).

Como mobilizar as pessoas? Precisamos aprender o que motiva as pessoas e ela explica que é necessário a CELEBRAÇÃO.

Então, porque não ocorrem as mudanças? Porque falta a CONFIANÇA!!!  Pronto, já descobri o que me trouxe para o evento! Konfide significa CONFIAR em esperanto 😉

Enquanto a palestra do TEDxJardins não é divulgada, publico aqui a do TEDxPorto.

Natalia Garcia fala sobre o projeto Cidades para Pessoas

“O Cidades para Pessoas é uma rede de conteúdo e conexões urbanas. Nossa missão é gerar repertório, por meio de reportagens e ilustrações, sobre como melhorar as cidades e fazer conexões entre os setores que as moldam, como iniciativa privada, academia, poder público e sociedade civil, para que deixem um bom legado urbano em sua atuação.” Fonte: http://cidadesparapessoas.com

Natalia faz excelentes reflexões e mostra exemplos de cidades que encontraram soluções inovadoras para mobilidade.

Bom, não assisti as palestra do primeiro bloco e as últimas palestras relaxei um pouco e deixei meu lado jornalista e apenas fui espectador.

Como sempre, percebi que poucos palestrantes estavam com uma apresentação condizente com a qualidade da história que foi apresentada. Quero oferecer para os palestrantes e colaboradores do TEDxJardins (e outros TEDx) uma cortesia para o meu curso online de Apresentações Mágicas com Prezi (http://apresentacoesmagicas.com.br).

Agradeço a Elena Crescia pelo presente que deu para o mundo, pois toda oportunidade de conectar pessoas incríveis é um momento que o mundo se torna melhor.

Referências:

TEDxJardins

30 de janeiro – 9 às 15 horas
Rua Belmiro Braga, 119
São Paulo  
08:00-09:00 Credenciamento/Café de boas-vindas
PRIMEIRO BLOCO
09:00-09:05 Vídeo intro
09:05-09:25  Palestra 1 Murilo Gun
09:25-09:45  Palestra 2 Esdras Vasconcellos
09:45-09:55  TEDTalk  Ron Gutman
09:55-10:15 Palestra 3 Marcelo Bonecker
10:15-10:30 TEDTalk David Steindl Rast
10:30-10:45 Palestra 4 Deborah Dubner
10:45 -11:15 Coffee BreakSEGUNDO BLOCO
11:05-11:15 TEDTalk  Stefan Sagmeister
11:15-11:35 Palestra 5 Fabio Gallo
11:35-11:55 Palestra 6 Helder Kamei
11:55-12:05 TEDTalk  Dave Meslin
12:05-12:20 Palestra 7 Soninha Francine
12:20-12:40 Palestra 8 Natalia Garcia
12:40-13:00 Palestra 9 Lala Deheinzelin
13:00-13:45 AlmoçoTERCEIRO BLOCO
13:40-13:45  TEDTalk        Graham Hill
13:45-13:55 Agradecimentos
13:55-14:15 Palestra 10 Alexandre Teixeira
14:15-14:35 Palestra 11 Ailton da Silva
14:35-14:55 Palestra 12 Gisela Rao
14:55-15:15 Palestra 13 Debora Brandão
15:15-15:20 TEDTalk  Matt Cutts
Palestrantes

Ailton da Silva – Doutor em Psicologia
Doutor em psicologia. Professor Doutor do Instituto de Psicologia da USP. Departamento de Psicologia Experimental. Professor do curso de Comunicação Não-Verbal e Relacionamento Amoroso ministrados para alunos da graduação e pós-graduação em Psicologia. Doutor em Ciências, área de concentração Psicologia Experimental, 1987. Realiza pesquisas para inventariar os comportamentos envolvidos na comunicação não-verbal, analisar a utilização conjugada destes comportamentos em situações naturais; treinar pessoas para julgar melhor as comunicações veiculadas não-verbalmente e para determinar os fatores envolvidos no nascimento e evolução dos relacionamentos amorosos, bem como aquilatar as influências culturais, sociológicas, históricas, biológicas e psicológicas sobre este tipo de relacionamento.

Alexandre Teixeira – Escritor de Felicidade S.A.
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em algumas das principais redações do país, sempre na área econômica e de negócios. Foi repórter do Jornal da Tarde e do Valor Econômico, além de editor das revistas IstoÉ Dinheiro e Época Negócios. Foi redator-chefe da revista Época Negócios. Alexandre passou um ano dedicado, quase exclusivamente, a uma pesquisa sobre felicidade no trabalho, e escreveu o livro Felicidade S.A, seu livro de estreia.

Debora Bz Brandão – Designer de Interiores e Professora de Yoga
Fundadora da Empresa Débora Bz Brandão Design Interiores com projetos por todo Brasil e Los Angeles onde estudou Design de interiores. Trabalhou em grandes empresas como Artefacto, Ornare e João Armentano. Coordenou projetos para ilha de Caras e muitos artistas e famosos. Tem Clientes como SKY HDTV, Magic Tan, clínicas e residências por todo brasil. Possui um espaço Holistico em Santo André onde ministra aulas de Meditação e Sahaja Yoga. Além de fazer atendimentos em terapia Pranica cromoterapia e REIKI. Escreve para alguns blogs. ShiftPrint.wordpress.com, Umbemestar.com, Além do jornal. Administra um grupo no face com quase mil pessoas com dicas de leituras semanais Clube de Leitura. Colunista para Jornal Estação Noticia com a Coluna Bem Estar.

Deborah Dubner
Paulistana, psicóloga pela PUC-SP e psicodramatista. Mudou para Itu em 2000 em busca de uma vida mais tranquila e um céu mais azul. Lá criou com seu marido o portal itu.com.br, que a fez mergulhar no universo da comunicação digital e do jornalismo 2.0. É fã de redes sociais e aprendizagem compartilhada. Em 2007 encontrou sua missão de vida, quando entrou pela primeira vez em uma roda de Danças Circulares Sagradas. Desde então mergulhou fundo nestes ensinamentos e nunca mais parou de dançar o sonho. É focalizadora de Danças Circulares para crianças, jovens e adultos. Aproveitando sua experiência em comunidades digitais, uniu suas paixões e criou o portal www.dancacircular.com.br. Casada há 23 anos e mãe de 2 filhos. Sente gratidão pela VIDA e por isso faz #umagradecimentopordia….

Esdras de Vasconcellos
Psicólogo, Doutor em Psicologia e Medicina Psicossomática pela Universidade de Munique, Alemanha; Docente de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Diretor Científico do Instituto Paulista de Stress, Psicossomática e Psiconeuroendocrinoimunologia; Ex-Pesquisador-Assistente do Instituto Alemão para o Avanço da Ciência Max Planck; Membro da Academia Paulista de Psicologia

Fabio Gallo – Doutor em Economia
Professor da Fundação Getulio Vargas SP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo É graduado em Engenharia Agrimensura pela Faculdade de Engenharia Agrimensura de Pirassununga (1979), graduado em Administração de Empresas pela Fundação Octávio Bastos (1981), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-SP (1985), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-SP (2002). Doutorando em Filosofia. Atualmente é sócio-diretor da LGM Consultoria e Representações Ltda., sócio-diretor da Sinalização e Arte Comunicação Visual Ltda. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Assimetria Informacional, Finanças Internacionais, Investimentos e Finanças Comportamentais.

Gisela Rao
Publicitária, escritora e jornalista. Diretora de conteúdo do portal feminino iAtmosfera Feminina. Começou a escrever aos 8 anos quando enviou o poema – “O coração” – para a Folhinha (encarte infantil da Folha de S. Paulo). Trabalhou em algumas das maiores agências de publicidade do país, tendo escrito matérias e colunas para as revistas Marie Claire, UMA, Capricho, Criativa, RSVP, Viagem & Turismo, Isto É Gente, VIP, UM e Revista da Folha. E para os jornais Folha de S. Paulo e São Paulo Fashion Week Journal. Também teve experiência na Rede Globo e no Disney Channel como roteirista e como colunista do Saia Justa – GNT. Tem cinco livros publicados: Sex Shop; Desvendando os homens; Socorro, leitora e Tchau, Nestor; Não Comi, Não Rezei, mas Me Amei (Matrix Editora). Gisela Rao acredita que o humor redime.

Helder Kamei
Pesquisador e professor de Psicologia Positiva. Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, pesquisador em Ciências do Bem-Estar e Relações na Natura, professor de Psicologia Positiva no programa de MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano na Franklin Covey Business School. É autor do blog www.flowpsicologiapositiva.com. Desde 2006 dedica-se ao estudo de temas da Psicologia Positiva, tais como: felicidade, bem-estar, flow (estado de fluxo), motivação, engajamento, emoções positivas, forças e virtudes do caráter, sentido de vida e desenvolvimento do potencial humano.

Lala Deheinzelin

Com background nas artes cênicas, cinema e televisão é futurista e uma das pioneiras da economia criativa no Brasil. Reconhecida internacionalmente pela rara combinação de desenvolvimento sustentável através de economia criativa e processos colaborativos em rede. Sua trajetória passa por corporações, terceiro setor, governos locais e instituições de fomento, organismos multilaterais e redes colaborativas. Seu trabalho atual tem foco em futuro: palestras, oficinas e consultorias e projetos especiais, em países de quatro continentes sobre como aplicar em empreendimentos, desenvolvimento local ou nacional a sistematização que desenvolveu. É proprietária da Enthusiasmo Cultural e criadora do movimento Crie Futuros. Uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC, parte do Millenium Project das Nações Unidas. Membro do Conselho do Instituto Nacional de Moda e Design/ Calendário Oficial da Moda Brasileira. Assessora Sênior da Special Unit On South-South Cooperation, ONU, 2005/2011.

Marcelo Bonecker 
Professor Titular da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP-SP. Possui mestrado em Ciências Odontológicas (área de concentração: Odontopediatria) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Odontológicas (área de concentração: Odontopediatria)pela Universidade de São Paulo (1999). Foi bolsista do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE) onde cursou 1 ano de doutoramento no Dept Epidemiology and Public Health – University Colege London (1998-1999). Fez pós-doutorado no Dental Research Institute – University of Witwatersrand- South Africa (2000-2001). Obteve o título de Livre-Docente pela Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: odontopediatria, cárie, epidemiologia,promoção de saúde, revisões sistemáticas e teleodontopediatria. Atualmente é Representante da Área de Odontopediatria na Câmara Técnica de Especialidades de CFO; Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOUSP; Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Ciências Odontológicas da FOUSP; Presidente do Education Committee da International Association Paediatric Dentistry (IAPD); Editor Científico e Diretor da Revista da APCD, Editor Associado do Periodico Brazilian Oral Research e Presidente da Alliance for Cavity Free Future – seção Brasil.

Murilo Dantas
comediante e palestrante pernambucano, residente em São Paulo. Depois de uma carreira como empreendedor, resolveu se dedicar ao humor. Foi o pioneiro do stand-up comedy no Nordeste e os vídeos de humor já foram vistos por mais de 15 milhões de pessoas no Youtube. Atualmente participa do programa AMIGOS DA ONÇA (SBT), está em cartaz com o show COMÉDIA AO VIVO em São Paulo e viaja pelo Brasil com suas palestras e shows de stand-up.

Natália GarciaJornalista, palestrante e curadora. Em 2010, criou o Cidades para Pessoas, primeiro projeto jornalístico financiado coletivamente no Brasil. Com ele, percorreu 12 destinos pelo mundo para tentar entender o que deixa as cidades mais humanas. Hoje o projeto é uma rede de conteúdo interdisciplinar sobre cidades e tem um blog na revista Superinteressante.

Soninha Francine
Formada em cinema, jornalista, atriz, vereadora, candidata a prefeita, escritora, colunista da Revista Vida Simples.

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *