Go to Top

Hoje é meu aniversário de 46 anos

Hoje completo 46 anos! Sempre brinco nas palestras que não pareço ter 46 anos, mas que assisti o Queen ao vivo no Rock in Rio I!

É um bom momento para refletirmos sobre a vida. Lembrar os bons momentos para saber como devemos ser gratos pela vida e também os maus momentos para aprendermos e perdoarmos.

Não quero presentes materiais. Meu presente? Leia este post até o final 😉

O tempo voa… Parece que foi ontem que eu empinava “arraia” (é assim que fala pipa em Salvador). Morei no Iraque quando tinha 10 anos, pois meu pai trabalha na Petrobrás.

Lembro de ir para praia em Salvador de bicicleta para jogar bola. Uma recordação muito viva é da minha mãe tirando lição de escola dos filhos das empregadas. Isso mesmo, ela falava que criança não podia ficar em casa sem estudar. Ela foi professora em Dracena/SP e uma vez professora, sempre professora.

Fiz escola técnica de eletrônica na ETFBa (Escola Técnica Federal da Bahia) e era o único lugar onde me chamavam de “Hiroshi” que é meu segundo nome. Confesso que eu era meio CDF e lembro que trabalhei como monitor dando aulas de reforço para outros colegas.

Depois fui fazer engenharia eletrônica na Unicamp. Lembro que fiquei em dúvida entre engenharia eletrônica e jornalismo… A ironia é que escrevo em vários blogs, gravo podcasts e vídeos, no final a minha alma de jornalista prevaleceu. E olha que minha nota da redação foi 5,06! Passei por pouco para segunda fase.

Para ser franco, praticamente não lembro de quase nenhuma aula da faculdade. O que realmente valeu foram as amizades, as festas na república, as viagens e as brincadeiras com amigos.

Terminei a faculdade sem estar apaixonado pelo curso e me formei em 1992. Trabalhei apenas 2 anos e decidi dar aulas de informática e lembro que meu primeiro aluno foi um colega da FGV quando fiz pós-graduação em administração.

Descobri a internet em 1996 na FGV, em 1997 fiz meu primeiro site para divulgar minhas aulas particulares. Meu principal curso era Word for Windows ;-). No site Archive podemos fazer uma “viagem no tempo” e ver a minha página “Segredos do Word“.

Em 1998, abri uma produtora de sites – Arteweb Internet Solutions – e em 2000/2001 abrimos a agência digital Tomate Comunicação Digital. Vivemos o sonho de ficar ricos fazendo sites… Em 2002, abri a Konfide Marketing Digital e em 2007 fiz um curso chamado Leader Training que foi um dos momentos marcantes em minha vida. Até então, eu era perfeccionista e achava que era uma virtude. Doce ilusão, descobri que na realidade meu perfeccionismo era uma insegurança pelo julgamento dos outros que me impedia de REALIZAR muitas coisas.

“Feito é melhor do que perfeito” Facebook

Minha primeira decisão foi organizar a primeira turma de Marketing no Google em Março/2007 que contou com a participação de… DOIS alunos ;-). Foi o primeiro passo em direção na minha carreira de professor e palestrante. Creio que já devo ter ministrado cursos e palestras para mais de 10 mil pessoas em várias cidades.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina

A Konfide Marketing Digital se tornou uma marca reconhecida no mercado digital, porém enfrentamos diversas crises e a partir de 2012 começou a se desmontar. Porém, no meio do caos descobri o Prezi e comecei a investir em cursos de Prezi e no blog www.prezibrasil.com.br. O ano de 2013 foi ano que a Konfide Marketing Digital morreu e em Janeiro/2013 nascia a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais que em pouco mais de um ano se tornou uma marca reconhecida na área de apresentações e principal referência em Prezi no Brasil.

“Aja primeiro, pense depois.” Roman Krznaric – School of Life
Uma nova visão do trabalho 

Em 2014, nasce a Academia Konfide que é uma rede de ensino/aprendizagem que atua em 4 pilares – Vida Digital, Apresentações, Autoconhecimento e Educação.

Este ano é meu ano Fênix, pois acredito que renasci das cinzas de uma carreira de mais de 15 anos focada em marketing digital para trilhar uma nova carreira na área de Educação.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” Rubem Alves

Conheci a Escola com Asas que abriu meus olhos e meu caminho na trilha da educação livre. Sou grato à Sabrina Bittencourt por ser uma inspiração para milhares de pais/mães que desejam ajudar seus filhos a despertarem seus talentos.

O tempo passa rápido e quando somos jovens achamos que sempre teremos todo tempo do mundo.Porém, a vida nos faz trilhar caminhos inesperados. Não digo que gostaria de ter tido a chance de ter descoberto meu talento quando era jovem, pois como diz Steve Jobs em seu famoso discurso em Stanford:

“Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. ” Steve Jobs

Hoje tenho conseguido ligar muitos pontos. Fico feliz em perceber que orgulho, arrogância, raiva, rispidez são sentimentos que estão cedendo lugar para empatia, humildade, calma e gentileza na minha vida. Sei que meu meu caminho foi (ainda é) tortuoso, porém sei que estou na direção certa.

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não sabem aprender, desaprender, e reaprender.” Alvin Toffler

Dia 23/Agosto acontecerá o evento “Educar para Colaborar” que nasceu do desejo de conhecer José Pacheco que é idealizador da Escola da Ponte em Portugal. Além do José Pacheco, teremos a participação da Sabrina Bittencourt (Escola com Asas) e André Gravatá (Educ-ação). Eu também irei ministrar uma palestra para compartilhar um pouco do que tenho visto em Inovações em Educação.

Será uma oportunidade única para descobrir novos modelos de educação.

Pois é, hoje faço 46 anos e o presente que me dei, foi escrever este post e compartihar com você em poucos minutos a minha trajetória até aqui.

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

No final do ano passado, gravei um podcast que acho que resume a minha transição do Marketing Digital para área de Educação e Autoconhecimento. Adoraria que escutassem.

Gostaria de fazer um pedido inspirado em um amigo – Vitor Caruso – que no seu aniversário pediu para que os amigos deixassem um hábito não-saudável por 30 dias.

O meu pedido é diferente: Gostaria que hoje (e sempre) você refletisse sobre EDUCAÇÃO.

Assista este documentário sobre educação livre no Brasil e depois escolha um dos presentes (podem ser todos ;-).

  • Presente 1 – Compartilhe com pessoas que realmente sejam próximas a você
  • Presente 2 – Reflita sobre algo que você pode mudar HOJE na sua educação e/ou na educação de seus filhos
  • Presente 3 – Ensine alguma coisa nova para alguém
  • Presente 4 – Aprenda algo novo com uma criança!
  • Presente 5 (especial) – Venha ao evento Educar para Colaborar no dia 23/Agosto!

Referências.

  • http://autoconhecimento.net.br
  • http://educarparacolaborar.com
  • http://marciookabe.com.br/educacao/ser-professor/
  • http://marciookabe.com.br/mensagens/ser-pai/
  • http://marciookabe.com.br/desenvolvimento-humano/fenix-renascer-das-cinzas/
  • http://marciookabe.com.br/metaforas/mate-sua-vaquinha/
  • http://marciookabe.com.br/eventos/lancamento-da-academia-konfide/

8 Responses to "Hoje é meu aniversário de 46 anos"

  • Odemur Marangoni
    14 de agosto de 2014 - 13:34 Reply

    Olá Marcio,

    Maravilhoso seu post.

    Fala aí, no final das contas somos todos crianças brincando no play da vida!

    Sua trajetória da engenharia para comunicação/internet é interessante. Nos ensina que apesar do caminho escolhido, sempre temos novas escolhas.

    Meus parabéns por compartilhar sua história – dividir para multiplicar é típico de você, e isso é muito bom.

    E meus parabéns pelo seu aniversário. Muitas felicidades, saúde, sucesso e prosperidade.

    Grande 4br4ço!

  • Alex Carnier
    14 de agosto de 2014 - 13:34 Reply

    Márcio, ainda me lembro da apresentação que me fez sobre Google Adwords e SEO a muitos anos atrás. A simpatia da sua pessoa é notável, e, ainda que não estivemos muito perto nesses anos, sua inspiração e referencia é constante para mim. Parabéns pela pessoa que é, e que possamos ser relevantes onde estivermos.
    Deus te abençoe!
    Alex Carnier

  • Cristiane Mendes
    14 de agosto de 2014 - 14:15 Reply

    Parabéns pelo niver Márcio! Olha, eu também achei que você era mais novo! hehehe
    Os anos de vida são conquistas e eu gostei de conhecer várias delas em sua vida.

    Vou escolher o Presente 1 e compartilhar o seu post! 🙂

    Abraço!
    Cristiane.

  • jorge carcavallo
    14 de agosto de 2014 - 14:31 Reply

    Gracias y Felicitaciones

  • André Marx
    14 de agosto de 2014 - 15:29 Reply

    Muito legal seu post, fica aqui meus parabéns e hoje irei aprender coisas com uma criança !

    Sucesso você merece !

  • Mozir Silva
    14 de agosto de 2014 - 22:03 Reply

    parabéns, muito sucesso e sabedoria Márcio!

  • Marcos A. Silva
    15 de agosto de 2014 - 4:08 Reply

    Amigo Márcio, aniversariar é um modo que encontramos pra contar nossos dias de vida.
    É também uma forma de encerrarmos ou iniciarmos projetos, marcar um ponto de reflexão ou talvez até um ponto de aferição para medir nossos progressos ou desvios.
    Nesse momento da sua vida eu quero também estabelecer um ponto, onde te desejo muita saúde, vigor físico e mental, dias felizes ao lado daqueles que te querem bem, paz e bom humor para continuar esta contagem do tempo …. do seu tempo!
    Parabéns e que a vida seja justa contigo.

  • Henry Arimura
    20 de agosto de 2014 - 20:47 Reply

    Grande Márcio, show de bola o seu post, curti1000. Parabéns pelo seu niver e texto. Forte abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *