Go to Top

Como encontrar o trabalho de sua vida

Em 2013, assisti a palestra “Como encontrar o trabalho de sua vida” do Roman Krznaric e foi incrível. O tempo VOA e já se passam 7 anos e as sementes plantadas dentro de mim naquele encontro floresceram.

Foi um momento INSPIRADOR e hoje estava revendo as fotos e percebo a importância de parar em alguns momentos da vida para refrescar nossas ideias e se conectar com pessoas que acreditam que podemos mudar o mundo… e que antes precisamos mudar a nós mesmos.

Lembro que me conectei com a Letícia Carneiro da Silva que largou tudo para viver uma vida mais simples e ela comentou que aconteceria um encontro IMPERDÍVEL em São Paulo. Porém, quando fui me inscrever na quarta-feira já estavam esgotados os ingresso para a palestra que seria DOMINGO e custava R$ 100!!! Sábado à noite ainda estava pensando… será que alguém vai desistir? Como estava na fila de espera, tinha uma esperança… Até que pensei! Quer saber? Amanhã VOU APARECER e dar um jeito de entrar.

Aprendi que em muitos momentos da vida, se ficarmos parados, o NÃO será uma CERTEZA. Porém, se DECIDIRMOS nos mexer, iremos criar um TALVEZ.

“Aja primeiro, pense depois.” Roman Krznaric

Vejam como estava lotado de fãs do Roman que já havia lido o livro dele. Foi uma grata surpresa assistir a palestra antes de ler o livro.

Em um mundo tão conectado e repleto de opções, ele lembra que vivemos o “paradoxo da escolha” e acabamos tendo dificuldades de escolher qual caminho seguir.

A maioria das pessoas acaba seguindo o padrão imposto pela sociedade de estudar para passar no vestibular e escolher sua profissão aos 18 anos. Ele cita uma frase que é como um norte para guiar nossa BUSCA.

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

Uma das melhores dinâmicas do evento foi quando ele disse:

“Imagine três universos paralelos. Em cada um você em um ano para tentar qualquer tipo de trabalho que você queira. Que trabalhos você se motivaria para experimentar?”

Não me recordo quais foram meus universos, mas tenho certeza que as respostas foram diferentes dos universos que eu viveria hoje que são:

  • Origamista por paixão – O Origami.club é meu SONHO de criar um clube de origamistas mundial
  • Educador maker por missão – Outro SONHO é transformar a Konfide.education em um marketplace de educadores maker
  • Palestrante por vocação – As palestras se tornarm uma das minhas principais atividades e podem assisti-las em MarcioOkabe.com.

Em 2013, estava em uma fase de abandonar o Marketing Digital que não me trouxe sucesso, nem finaneiro e nem pessoal, e comecei uma JORNADA em busca do algo que me trouxesse SIGNIFICADO.

Sei que pode parecer romântico dizer que devemos refletir sobre como a maioria das pessoas aprendeu que devemos ter um emprego e “segurança”, mas que são infelizes no trabalho. A frase abaixo mostra que as pessoas que descobrem um trabalho pelo qual são APAIXONADAS terão felicidade e alegria em “trabalhar” sem perceber as horas passando.

Não foi fácil tomar as decisões de viver de ORIGAMI, EDUCAÇÃO e PALESTRAS. Tive que participar de inúmeros eventos gratuitamente, participar de dezenas de eventos/palestras, fazer muito networking e participar de muitos cursos.

O convite que faço para VOCÊ que chegou até aqui é que comece a BUSCA DO SEU IKIGAI que é a razão de viver segundo os japoneses.

Revolução da Empatia

Roman Krznaric acredita que o mundo precisa de uma REVOLUÇÃO DA EMPATIA e em sua palestra no TED, ele cita exemplos como Gandhi e o projeto Roots of Emphaty no qual crianças aprendem empatia com professores muito especiais: BEBÊS!

Talismã de Gandhi

“O Talismã de Gandhi . Empodere as pessoas ao seu redor em vez de depreciá-las. “Vou dar-lhe um talismã.Toda vez que você estiver em dúvida ou quando seu ego se tornar muito grande, aplique o seguinte teste. Lembre-se do rosto do homem mais pobre e mais fraco que você já tenha encontrado e pergunte a si mesmo: os passos que vai dar serão de alguma utilidade para ele? O que você pensa em fazer vai restaurar o controle dele sobre sua própria vida e destino? Em outras palavras,vai conduzir ao swaraj (auto-governo) os milhões de famintos e espiritualmente carentes? E então,você verá suas dúvidas e seu ego desaparecerem” -Um dos últimos escritos deixado por Gandhi antes de seu assassinato em 1948 fonte: Mahatma Gandhi Last Phase, Vol. II (1958), P. 65)”

Roots of Emphaty

A ideia é tão incrível que já deveria ter no Brasil. Fica a dica… e o site do projeto www.rootsofempathy.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *