Go to Top

Como o Ikigai pode te ajudar a encontrar seu verdadeiro propósito

Recentemente lancei um vídeo no meu canal do YouTube falando um pouco sobre o Ikigai. Ele é apenas o primeiro de uma série na qual vou explorar a fundo este conceito japonês que pode te ajudar a encontrar seu verdadeiro propósito na vida e finalmente sair da Matrix.

YouTube “Ikigai: Primeira Parte”

Conforme eu explico no vídeo, o conceito de ikigai pode ser definido como razão para viver. De acordo com os japoneses, encontrar o seu verdadeiro ikigai é a melhor maneira para viver uma vida plena e satisfatória e pode até mesmo ser o principal segredo da longevidade.

No livro Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz , os autores Héctor García e‎ Francesc Miralles foram até a ilha de Okinawa no Japão e estudaram todos os motivos que fazem com que esta população seja uma das mais felizes e longevas de todo o mundo.

A obra contém diversos guias, tabelas e ilustrações que podem ser mencionados, mas neste artigo eu quero falar principalmente sobre a mandala do Ikigai. Esta mandala é uma espécie mais complexa de diagrama de venn e contém diversas informações interessantes.

Dentro do seu desenho existem quatro interseções principais que abordam as diferentes áreas de uma vida realmente completa. Elas consistem em o que você ama e o aquilo em que você é bom, aquilo em que você é bom e o que podem te pagar, o que você ama e o que o mundo precisa e o que o mundo precisa e aquilo que podem te pagar.

Origamista por PAIXÃO

O que você ama e o aquilo em que você é bom é simplesmente o seu maior talento, que não precisa ser algo rentável. Para mim, esta interseção é representada pelo origami, algo pelo qual eu sou apaixonado e faço há décadas sem expectativa de retorno financeiro.

Storydesigner como profissão

Aquilo em que você é bom e o que podem te pagar é aquilo que você faz bem de uma maneira consistente e provavelmente se tornará a sua principal fonte de renda. No meu caso, isto é ajudar as pessoas a fazerem apresentações mais eficientes.

Educador (Maker) por missão

O que você ama e o que o mundo precisa é a sua paixão em conjunto da sua missão. No meu caso, estas duas coisas são o origami e a minha jornada como educador. Meu sonho é criar um Marketplace de Educação Maker e uma escola online de Programação/Robótica para “crianças” de qualquer idade que será a www.Konfide.Education.

Palestrante por VOCAÇÃO

O que o mundo precisa e aquilo que podem te pagar é algo que está em falta no mundo e você pode ajudar a suprir. Acredito que para mim estas são as diversas palestras que eu apresento ao redor do país. No meu site podem ver todas as minhas palestras.

Viver em ikigai significa agir estando constantemente no epicentro dessas quatro interseções.

Entender entender estes conceitos com apenas o meu exemplo pode ser difícil. Então, para te ajudar a pensar mais sobre qual é o seu ikigai, vou falar sobre mais uma pessoa que eu admiro.

Histórias de Ikigai

O dealer Felipe “Panda” Cardoso é um ótimo exemplo de alguém que está em estado de ikigai. Nascido no interior do Piauí, o jovem se formou em contabilidade e eventualmente decidiu trocar de carreira para finalmente realizar seu sonho.

Em uma partida de poker, o dealer é responsável por dar as cartas para os competidores durante todas as rodadas. Além disto, ele também precisa entender os sinais dos atletas e controlar tudo que acontece durante uma partida.

Para o Felipe, atingir um estado de ikigai consistiu em sair do seu emprego no INTERPI (Instituto de Terras do Piauí) para se tornar um dealer do esporte. O epicentro da mandala de ikigai dele está conectado com as funções que ele desempenha através da sua profissão e que permitem que ele una em apenas uma atividade todas as quatro interseções diferentes.

Você pode ter uma mandala de ikigai com diversas profissões e atividades diferentes como a minha ou uma mandala de ikigai com uma profissão central que englobe todas as interseções diferentes de uma maneira única para você.

Não existem mandalas certas ou erradas e espero que estes dois exemplos sirvam para que você possa começar a pensar em como a sua seria. Nos próximos artigos e vídeos vamos discutir este assunto com mais profundidade, mas por enquanto aproveite a oportunidade para refletir mais sobre o assunto! Até lá!

Ah! Se chegou até aqui, diga “Qual é seu IKIGAI?” nos comentários!

“O propósito da vida é descobrir o seu presente, tudo o que está dentro de você
e como você pode utilizá-lo.” 
William Shakespeare

“O grande segredo para a plenitude é muito simples:compartilhar”
Sócrates

A IKIGAI (em japonês生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa
“objeto de prazer para viver” ou “força motriz para viver” Wikipedia

Vejam  mais Frases e Pensamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *