Go to Top

Origami na Unicamp – 32 anos de jornada em busca do ikigai

Em 1988, eu era um jovem de 19 anos que chegava na Unicamp para fazer a matrícula no curso de engenharia elétrica em uma das melhores universidades do Brasil. Além das mudanças de uma nova vida na faculdade, também estava mudando de Salvador para Campinas. Até então, uma cidade desconhecida cuja única experiência haviam sido os dias dos vestibulares.

Após 5 anos de curso de engenharia elétrica, me formei sem muita empolgação, pois não havia percebido até então que havia escolhido a carreira errada. Qualquer semelhança com sua história ou de seus filhos não é mera coincidência.

Depois de formado, trabalhei 2 anos na área de equipamentos médicos em uma pequena empresa – Echo Equipamentos Médicos – e praticamente não usava o que aprendi na Unicamp. Em 1994, desisti de tudo e comecei a dar aulas particulares de informática e descobri que AMO ENSINAR. Como não havia percebido antes? Sempre fui monitor de física na escola técnica e, na Unicamp, fui monitor de geometria analítica.

Em 1998, me deslumbrei com a internet e abri uma produtora de sites – Arteweb Internet Solutions – e em 2000/2001 abrimos a agência de comunicação digital – Tomate Comunicação Digital. Foi um grande SONHO que logo se torno um PESADELO. A bolha da internet estourou e saí da agência em 2002 apenas com um notebook.

Em 2002, abri a Konfide Marketing Digital que veio a ter uma boa relevância com cursos de Marketing Digital e também tentei a agência Elementa Marketing Digital. Demorei para perceber que o mercado de agências digitais é um “oceano vermelho” que, além de não ter barreiras de entrada, é completamente mutável.

Em 2011, comecei a ministrar aulas de Apresentações de Alto Impacto com Prezi e, em 2013, abri a SBAP (Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais) e descobri que AMO AJUDAR AS PESSOAS A APRESENTAREM IDEIAS DE FORMA CATIVANTE.

Conheci a Escola com Asas da Sabrina de Campos que era um projeto cuja missão era:

“Apoiar crianças, jovens, adultos e famílias na realização dos seus sonhos através do empreendedorismo social, estimulando sua capacidade de transformação e inovação, de forma colaborativa e livre.”

Descobri um novo mundo da educação livre e desescolarização. Foi o início da minha jornada em busca de uma educação mais LIVRE, focada nos TALENTOS e baseada na LIBERDADE/FELICIDADE.

Esta jornada me levou a ser o vencedor do evento Edu4.me 2015 com o projeto Konfide Geeks – Escola Online de Programação e Robótica para Crianças. Não implantei o projeto ainda, mas após 5 anos me envolvi completamente na área MAKER e irei retomar o projeto com o nome de Konfide.Education que será um marketplace da cultura maker.

Me tornei palestrante profissional com ênfase na área da educação. As minhas palestras promovem reflexões e mudanças nos professores, educadores, pais/mães e, principalmente, jovens sobre o incrível universo da EDUCAÇÃO MAKER e das novas tecnologias na educação.

Já me apresentava como Origamista por paixão, educador por missão e palestrante por vocação quando descobri o conceito do IKIGAI que é a razão de viver segundo os japoneses.

Foi incrível, pois quando vi a mandala do IKIGAI, percebi que já estava vivendo meu IKIGAI com o ORIGAMI.

Como o origami chegou!

No meu aniversário de 49 anos em Agosto/2017, refleti sobre a pergunta que sempre faço nas minhas palestras:

“Descubra o que faria de graça o resto da vida e depois dê um jeito de ganhar dinheiro com isso.” Deepak Chopra (7 Leis Espirituais do Sucesso)

Pensei sobre a frase e tive o insight que a minha resposta era ORIGAMI!

Decidi seguir a minha intuição e comecei a investir no ORIGAMI. Lancei o site Origami.club e comecei a convidar outros origamistas para fazerem parte do Clube dos Origamistas.

Participei de inúmeros eventos gratuitamente até que fiz a minha primeira oficina REMUNERADA no SESC Paulista. A partir de então, começamos a ter mais projetos com SESCs, empresas e escolas.

O que significa fazer origami no encontro de ex-alunos da Unicamp

Eu AMO A UNICAMP, pois foram os melhores anos da minha vida. Tenho saudades das festas, viagens e, principalmente, dos amigos que podíamos ver todos os dias. Não tinha maturidade para perceber que a maior formação que recebi na Unicamp não veio da sala de aula, veio do ambiente da UNIVERSIDADE que existe na Unicamp.

Sempre tive vergonha de ter fracassado na carreira de marketing digital. Os desafios para superar dívidas se somavam com as tentativas de buscar alternativas que não eram o que eu realmente AMAVA.

Voltar para Unicamp 32 anos após fazer a minha matrícula em 1988 é como fazer uma viagem no tempo. É como ter a oportunidade de falar com o jovem de 19 anos que ingressava cheio de SONHOS e falar da importância de ouvir seu CORAÇÃO e seguir sua INTUIÇÃO.

Se eu puder dar um conselho, não apenas para jovens, mas para todos que de alguma forma sentem que sua vida não tem um SENTIDO, este conselho seria.

Dê mais atenção para a voz da criança interior que a maioria de nós abafa quando nos tornamos adultos. Essa voz volta muitas vezes como uma intuição, mas é preciso ter CORAGEM para seguir seus conselhos. Comece a busca do seu IKIGAI e seja FELIZ.

Torus de Origami – Criatividade e inovação

Voluntário Responsável: Marcio Okabe é ex-aluno de engenharia elétrica da Unicamp da turma de 1988. Encontrou seu ikigai – que é a razão de viver – no origami e reinventou sua carreira como origamista por paixão, educador maker por missão e palestrante por vocação. Tem saudades da época de estudante da Unicamp e seu sonho é levar o origami para espaços de educação. 

Local: Novo Espaço Bloco E

Descubra como o origami pode ser aplicado em diversas áreas da ciência e engenharia. Da medicina à engenharia aeroespacial. Aprenda a técnica tessellation e crie o Torus de Origami que é uma peça incrível. O origami é uma arte milenar japonesa que ajuda a desenvolver competências como foco, criatividade e trabalho em grupo. É uma excelente atividade para integração da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *