Go to Top

Reflexões sobre a vida moderna

Hoje é 27/Dezembro de 2015 e estou na Fazenda Cassinum que fica no município de Cachoeira na Bahia. Para chegar até aqui são apenas 1h30 de Salvador e uma travessia de barco ou canoa. A última vez que vim aqui foi há aproximadamente 34 anos atrás quando eu tinha em torno de 14 anos. Agora são 4h15 da manhã e o Sol ainda não nasceu. Acordei com o galo cantando e decidi escrever este artigo.

O que mais me chama atenção é o silêncio e “som da noite” que são os animais noturnos, que é quebrado apenas pelo cantar do galo… e o som do meu teclado ;-).

Hoje, aqui tem luz gerada pela energia solar e conexão de internet. Ou seja, posso trabalhar perfeitamente daqui como se estivesse em São Paulo. A “única” diferença é que não consigo me imaginar acordando inspirado às 4h da manhã em São Paulo.

Isso me lembra uma história que ilustra bem a “loucura” que o homem vive no mundo moderno:

Certo dia, um empreendedor de “sucesso“ que vivia uma vida de estresse e correria estava de férias na praia em um lugar maravilhoso e encontrou um pescador. Se aproximou do pescador e perguntou?
– Bom dia. Já pescou muitos peixes?
O pescador respondeu:
– Não muitos, e mostrou o cesto de peixes com 2 ou 3 peixes
O empreendedor pensou um pouco e sugeriu:
– Você já pensou em comprar um barco para poder pescar mais peixes? Com isso, poderia ter um rendimento bem maior. Depois poderia comprar mais barcos e montar uma frota. Você se tornaria um empreendedor de sucesso.
O pescador perguntou:
– E para que eu deveria fazer tudo isso? O que eu ganho?
O empreendedor ficou surpreso com a dúvida do pescador e respondeu:
– Para poder ganhar tanto dinheiro como eu e tirar férias em um lugar maravilhoso como este.
O pescador sorriu e respondeu:
– Eu já moro neste lugar maravilhoso.

Esta história é excelente para refletirmos a armadilha que o homem moderno armou para si mesmo. Atravessamos muitos períodos difíceis para chegar até aqui, do tempo das cavernas à era medieval, da revolução industrial à era da informação. Agora vivemos uma era de grandes mudanças com o advento da internet e das novas tecnologias.

Vejam a versão em vídeo desta história.

A revolução da energia limpa

Porém, é preciso compreender que a era do capitalismo e consumo pode estar chegando ao seu fim, pelo menos da forma como ela tem sido levada. Grande parte das guerras tem como razão o petróleo que há muito tempo tem sido a principal fonte de energia do capitalismo.

No livro “A Terceira Revolução Industrial”, Jeremy Rifkin explica que a matriz de energia acompanha a evolução das comunicações.

A televisão e o rádio revolucionaram a comunicação, na sua época, e o petróleo se tornou a principal matriz energética. Atualmente, vivemos a era da comunicação instantânea e democrática com a internet e as redes sociais. A matriz de comunicação já mudou, portanto a matriz de energia deverá se tornar a principal fonte de energia nas próximas décadas.

Segundo Rifkin, o modelo de energia limpa e renováveis, principalmente a energia solar cria um novo sistema de energia que tem o mesmo conceito da internet: A energia DISTRIBUÍDA. O modelo atual de energia baseada em petróleo e grandes usinas hidrelétricas é hierárquico e centralizador. Quem detém as fontes de energia também detém o poder econômico. Este modelo leva à COMPETIÇÃO, pois é baseado na ESCASSEZ. No modelo da energia limpa não existirá uma grande fonte de energia centralizada e será criado um modelo de geração/distribuição COMPARTILHADO. Por exemplo, é possível existir uma grande rede de edifícios gerando energia solar e distribuindo para rede a energia excedente. Ou seja, seria o mesmo padrão de distribuição da internet.

O homem busca uma proximidade com a natureza de forma natural, porém a vida moderna nos levou viver afastado da natureza e a uma busca incessante por consumo de produtos/serviços que nos trazem uma felicidade artificial. Rifkin defende a teoria que o modelo de negócios da energia limpa pressupõe outros modelos de relações humanas, muito mais COLABORATIVO do que o modelo imposto pelo petróleo que é baseado em COMPETIÇÃO.

Segundo ele, a internet reduziu as barreiras geográficas e as pessoas começam a ter uma consciência do planeta Terra como um único ecossistema. Ele faz uma pergunta cuja resposta pode estar o futuro do nosso planeta.

Conseguiremos atingir uma consciência da biosfera e empatia global a tempo de evitar um colapso do planeta?

Como anda a sua vida?

Mais um ano novo se aproxima e coloco um desafio para REPENSAR se o seu sucesso é o mesmo do “empreendedor” da história.

Conheçam da Fazenda Cassinum

Nascer do Sol com mensagens

Referências:

Frases

  • “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo.  Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” Chico Xavier
  • “As oportunidades são  como o nascer do Sol:  se você esperar demais,  vai perdê-las.” William George Ward
  • “A melhor maneira de  tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” Oscar Wilde
  •  “Fiz mal em envelhecer. Foi uma pena.  Eu era tão FELIZ quando criança…” Antoine de Saint-Exupéry
  • “Se podemos sonhar,  também podemos  tornar nossos sonhos REALIDADE.” Walt Disney
  • “O homem que é firme, paciente,  simples, natural e tranquilo  está perto da virtude.” Confúcio
  • “Ninguém pode voltar atrás e  fazer um novo começo.  Mas qualquer um pode  recomeçar e fazer um novo fim.” Chico Xavier
  • “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Mahatma Gandhi
  • “Cada homem deve inventar o seu caminho.” Jean-Paul Sartre
  • “Valorize os seus limites e por certo não se livrará mais deles.” Richard Bach
  • “Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.” Sêneca
  • “Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.” Aristóteles
  • “A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos” Jean-Jacques Rousseau

Feliz Ano Novo!!!
#Compartilhe

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *