Go to Top

Como escolher um curso?

Gostaria de propor uma reflexão. Qual é seu principal critério para escolher um curso? Aliás, qual é seu critério para escolher um serviço?

PREÇO?

Muitos irão negar, mas verdade seja dita… Nós ainda vivemos em um modelo capitalista que valoriza mais o preço. Muitos dos nossos modelos mentais ainda são da era industrial e como exemplo, caso tenha dúvidas, basta ver o modelo educacional que dividem alunos por séries e um ensino padronizado.

Por que escolhi como tema deste post “Como escolher um curso?”?

O que me motivou a escolher este tema é o fato de ter muita experiência na organização de cursos abertos e in company. Porém, vejo muitas pessoas escolhendo cursos como se escolhessem um PRODUTO. Quando um curso acontece, há muito mais do que a transmissão do conhecimento do “professor” para o “aluno”. O mais importante são as relações e as conexões realizadas. Com o crescimento explosivo dos cursos online em vídeos, o conhecimento técnico pode ser aprendido de maneira autodidata. O professor deve cumprir um papel de facilitador e saber aproveitar o conhecimento/experiência dos alunos e promover debates. Selecionei dois vídeos que falam sobre o futuro da educação.

O que é mais importante?

Em um mundo com infinitas opções é comum ficarmos meio perdidos e perder muito tempo para fazer a “melhor escolha” (ver “Paradoxo da escolha“). Por isso, uma recomendação feita por um amigo tem grande peso para a decisão ser realizada. Então, o que é mais importante?

Tempo, confiança e paixão

Se você concorda que os três itens acima são importantes, então por que escolhemos por preço?

Como PAIXÃO se encaixa na decisão de escolher um curso?

Da mesma forma como as pessoas escolhem produtos avaliando o impacto no meio ambiente ou se a empresa investe em responsabilidade social, podemos aplicar o mesmo critério ao escolher um curso. Basta descobrir se o professor tem PAIXÃO por ensinar. Nos últimos anos tem ocorrido um grande crescimento do número de cursos em todas as áreas, porém muitos deles são organizados com interesses financeiros do modelo capitalista tradicional. Porém, muitos professores são realmente apaixonados por compartilhar seu conhecimento.

E como saber quem é o professor?

Basta pesquisar e analisar que conteúdo ele compartilha na internet.  Gil Giardelli lançou um livro cujo título é:

 “Você é o que você compartilha”

Faça uma busca no Google e depois clique em vídeos “Marcio Okabe” (com aspas)  e verá os vídeos relacionados.

No mapa mental abaixo, você verá meus projetos e sites que gerencio. Clique para abrir em PDF ou visite a página www.MarcioOkabe.com.br/Mapa-Mental.

Veja os blogs,  grupos e outros conteúdos que compartilho:

  • http://www.prezibrasil.com.br
  • https://www.facebook.com/apresentacoesmagicas
  • https://www.facebook.com/groups/fasdoprezi
  • http://blog.konfide.com.br/
  • http://www.pinterest.com/marciookabe
  • http://vimeo.com/marciookabe
  • http://autoconhecimento.net.br/
  • http://eduko.com.br/
  • e outros 😉
Academia Konfide – Rede de ensino e aprendizam

Não foi fácil chegar até aqui, pois são 15 anos de estrada no empreendedorismo digital e muitos anos organizando cursos no modelo tradicional. A Academia Konfide foi lançada este ano com o intuito de promover ambientes de ensino e aprendizagem – presenciais ou online – onde a troca de conhecimento e experiência seja feita de forma distribuída.

“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein

Referências:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *