Go to Top

Domenico de Masi no Roda Viva

Domenico de Masi é um dos maiores pensadores e sociólogos da atualidade. Li seu livro “O Ócio Criativo” há mais de 10 anos atrás e fiquei admirado com suas visões sobre o trabalho e a crítica ao modelo industrial que ainda perdura. O modelo “normal” de trabalho é trabalhar de 9h às 18h. Ele defende a importância de equilibrar Estudo, Lazer e Trabalho para que as pessoas possam ser criativas e felizes.

Esta entrevista é FUNDAMENTAL para entendermos as mudanças que estão ocorrendo no mundo, principalmente nas novas formas de trabalho e como as novas tecnologias possibilitam mudar completamente a relação trabalho/emprego/empresa.

Ele comenta sobre o aumento da expectativa de vida, o crescimento das mulheres no mercado de trabalho, as gerações digitais/analógicas e o crescimento da taxa de desemprego mundial.

“Nós estamos em São Paulo que hoje se reduz a um imenso manicômio de 18 milhões de habitantes, prisioneiros de seus carros que passam horas para percorrer poucos quilômetros. A solução existe é é muito simples, desenvolver o tele-trabalho, nós temos máquinas prodigiosas que nos permitem através da internet fazer qualquer coisa de qualquer ponto se realizamos um trabalho intelectual.” Domenico de Masi

Neste bloco ele fala sobre a tendência do mundo ser “dominado” pelas mulheres. Porém, faz importantes observações para que as mulheres não caiam na armadilha de serem tão produtivas, competitivas e workaholics como os homens. Elas devem usar a força das mulheres para levar o mundo a um novo patamar.

http://www.youtube.com/watch?v=JfAghDMUe74

Domenico de Masi cita uma história – O mito de Sísifo – que é baseado em um personagem da mitologia grega onde ele fala sobre as pessoas que fazem faculdade para depois trabalharem em call centers, comentando que o fato de terem consciência que podem fazer “algo mais” acabam sendo infelizes.

“O último capítulo compara o absurdo da vida do homem com a situação de Sísifo, uma personagem da mitologia grega, condenado a repetir sempre a mesma tarefa de empurrar uma pedra de uma montanha até o topo, só para vê-la rolar para baixo novamente.” Fonte: Wikipedia – O Mito de Sísifo

http://www.youtube.com/watch?v=JfAghDMUe74

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *