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Estratégia do Oceano Azul

Imagem extraída do ebook Estratégia Visual para Estrategistas
Designer - http://clarissabiolchini.com

O que é a estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul é o resultado de uma década de estudo de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000). Através deste estudo foi constatado que para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de vencer a concorrência é parar de tentar vencer a concorrência.

Para entender este conceito, imagine um universo composto por dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. Oceanos Vermelhos representam todas as indústrias existentes atualmente, é o espaço de mercado conhecido. Oceanos Azuis são as indústrias que não existem hoje em dia, é o espaço de mercado desconhecido.

Através desta estratégia, objetiva-se sair da competição sangrenta do Oceano Vermelho, onde o mercado encontra-se saturado e as possibilidades de crescimento e aumento de lucratividade são cada vez menores, e desenvolver o Oceano Azul através da construção de um novo espaço de mercado inexplorado, com a criação de demanda e oportunidade de alto crescimento lucrativo, tornando a concorrência irrelevante.

A Estratégia do Oceano Azul é ao mesmo tempo a busca de baixo custo e criação de valor incomparável. Os três principais conceitos do Oceano Azul são: inovação de valor, liderança do ponto de mudança, e processo justo.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia.asp

Oceano vermelho

Para criar um Oceano Azul antes de tudo, é necessário conhecer a dinâmica do Oceano Vermelho – a forma como a indústria atual compete. Informações como o tamanho do mercado por volume e valor, competidores atuais, suas forças e fraquezas, share de mercado e possíveis entrantes podem ajudar a descrever o cenário atual. Contudo, estes dados podem mascarar o resultado da avaliação dos principais pontos do mercado. O Strategy Canvas é uma ferramenta tanto para entender a essência da estratégia daqueles que competem no Oceano Vermelho como para descrever as propostas de Oceano Azul.

O potencial inexplorado dos Não-Consumidores

Normalmente, para aumentar seu share de mercado, as organizações lutam para reter e conquistar mais consumidores da concorrência.

Para maximizar o tamanho de um Oceano Azul, as organizações devem considerar os não-consumidores da indústria em questão. Ao invés de focar em pequenas diferenciações devem expandir a visão para não consumidores e focar nos seus pontos comuns ainda não trabalhados pela indústria. Isso permite às organizações enxergar além da demanda atual e alcançar uma nova massa de consumidores ainda não existentes.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia_oceano.asp

Mapa mental do livro Estratégia do Oceano Azul

Fonte: http://sachachua.com/blog/2013/01/visual-book-review-blue-ocean-strategyw-chan-kim-rene-mauborgne/

 

 

 

 

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