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Estratégia do Oceano Azul

Tudo bem? Você deve ter pesquisado no Google “Estratégia do Oceano Azul” e encontrado meu blog. Quero agradecer a visita e me colocar à disposição para te ajudar, basta comentar ou usar o formulário de contato.

A Estratégia do Oceano Azul é uma metáfora para ilustrar como podemos inovar ao criar novos mercados se soubermos OUVIR e IDENTIFICAR as novas demandas dos clientes. Este vídeo é bem legal para conhecer o conceito.

Imagem extraída do ebook Estratégia Visual para Estrategistas
Designer – http://clarissabiolchini.com

O que é a estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul é o resultado de uma década de estudo de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000). Através deste estudo foi constatado que para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de vencer a concorrência é parar de tentar vencer a concorrência.

Para entender este conceito, imagine um universo composto por dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. Oceanos Vermelhos representam todas as indústrias existentes atualmente, é o espaço de mercado conhecido. Oceanos Azuis são as indústrias que não existem hoje em dia, é o espaço de mercado desconhecido.

Através desta estratégia, objetiva-se sair da competição sangrenta do Oceano Vermelho, onde o mercado encontra-se saturado e as possibilidades de crescimento e aumento de lucratividade são cada vez menores, e desenvolver o Oceano Azul através da construção de um novo espaço de mercado inexplorado, com a criação de demanda e oportunidade de alto crescimento lucrativo, tornando a concorrência irrelevante.

A Estratégia do Oceano Azul é ao mesmo tempo a busca de baixo custo e criação de valor incomparável. Os três principais conceitos do Oceano Azul são: inovação de valor, liderança do ponto de mudança, e processo justo.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia.asp


F
onte: http://thiagoblanco.com.br/dicas-estrategia-oceano-azul/


Recomendação de artigo “3 Caixas da Inovação”

Assisti a palestra de Vijay Govindarajan no HSM 2010 onde ele explicou a estratégia da inovação baseada nas 3 caixas – Presente, Passado e Futuro. Ele explica que um dos maiores desafios das empresas para inovar é o fato de permanecerem na zona de conforto (PRESENTE) devido à competição pelo PRESENTE. As empresas deveriam continuamente “abandonar seletivamente” o passado e as práticas que não colaboram para os novos modelos de … Continue lendo


Para criar um Oceano Azul antes de tudo, é necessário conhecer a dinâmica do Oceano Vermelho – a forma como a indústria atual compete. Informações como o tamanho do mercado por volume e valor, competidores atuais, suas forças e fraquezas, share de mercado e possíveis entrantes podem ajudar a descrever o cenário atual. Contudo, estes dados podem mascarar o resultado da avaliação dos principais pontos do mercado. O Strategy Canvas é uma ferramenta tanto para entender a essência da estratégia daqueles que competem no Oceano Vermelho como para descrever as propostas de Oceano Azul.

O potencial inexplorado dos Não-Consumidores

Normalmente, para aumentar seu share de mercado, as organizações lutam para reter e conquistar mais consumidores da concorrência.

Para maximizar o tamanho de um Oceano Azul, as organizações devem considerar os não-consumidores da indústria em questão. Ao invés de focar em pequenas diferenciações devem expandir a visão para não consumidores e focar nos seus pontos comuns ainda não trabalhados pela indústria. Isso permite às organizações enxergar além da demanda atual e alcançar uma nova massa de consumidores ainda não existentes.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia_oceano.asp

Este vídeo resume bem o conceito.

Mapa mental do livro Estratégia do Oceano Azul

Fonte: http://sachachua.com/blog/2013/01/visual-book-review-blue-ocean-strategyw-chan-kim-rene-mauborgne/

Vídeos sugeridos

2 Responses to "Estratégia do Oceano Azul"

  • Academia das Emoções
    14 de julho de 2016 - 7:42 Reply

    Muito boa tarde
    Somos (Academia das Emoções) uma empresa que organiza Conferências em Portugal.
    Temos um cliente que gostaria de realizar um evento (gratuito ao público), sobre a temática do Branding, destinado a empresários e universidades, para cerca de 300 pessoas
    Gostaríamos de saber se está prevista alguma vinda a Portugal ou se têm alguma tipologia de eventos e tabela de preços?
    Temos interesse nos seguintes oradores/temáticas:

    Debbie Millman – Brand Tnhinking
    Marc Gobé – Emotional Branding

    Ficamos a aguardar, agradecendo desde já a atenção.

    Os meus cumprimentos
    Raquel Sampaio

    • marciookabe
      15 de julho de 2016 - 22:13 Reply

      Olá Raquel,
      Fico muito HONRADO com sua solicitação, pois mostra que meu conteúdo está atravessando os oceanos.
      Não sou especialista em branding, mas te enviarei um e-mail com meus temas de palestras.
      Visite http://www.MarcioOkabe.com que é meu site de palestrante.
      Abraços,
      Marcio Okabe

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