Go to Top

Netweaver – Tecelões de redes

Netweaver é uma pessoa que fortalece ou cria redes através da conexão de pessoas. Também promove a conexão de diferentes redes, sempre com o foco em ajudar as pessoas com base na reciprocidade.

Em Janeiro/2013 fui a um encontro de co-criação no Centro Ruth Cardoso e foi quando ouvi a primeira vez a palavra NETWEAVER! Perguntei para o Luti Menezes o que ele fazia e minha expectativa era ouvir algo tradicional como “Sou consultor de marketing, trabalho com publicidade, tenho uma agência digital, sou gerente de marketing, etc.” e a resposta foi “SOU UM NETWEAVER”!

A primeira coisa que perguntei foi NET… o que? Então ele explicou que netweaver são pessoas que ajudam a criar conexões entre outras pessoas de modo a fortalecer a rede.

Escutem o podcast e vejam o painel no Pinterest sobre Netweaving.

Segundo Augusto de Franco:

“Netweavers são os “tecelões” (para aproveitar o que poderia ter sido uma feliz expressão de Platão, no diálogo ‘O político’, se ele não estivesse se referindo a um sujeito autocrático), e os animadores de redes voluntariamente construídas. Na verdade, eles constroem interfaces para conversar com a rede-mãe. Os netweavers não são necessariamente os estudiosos das redes, os especialistas em Social Network Analysis ou os que pesquisam ou constroem conhecimento organizado sobre a morfologia e a dinâmica da sociedade-rede.”

Fonte: Como se tornar um Netweaver

A palestra do Augusto de Franco no TEDxSãoPaulo explica como as pessoas REALMENTE se conectam para formar REDES SOCIAIS.

Porém, para compreender o que é um netweaver é preciso saber o que é NETWEAVING e pesquisando no Google tive a grata surpresa de encontrar um artigo de um amigo (e conterrâneo), o Domicio Neto.

Netweaving: Um novo modo de pensar/fazer Networking 

“De acordo com o consultor, no netweaving a pessoa vai para um encontro com o objetivo de conhecer ao máximo do outro para poder ajudá-lo em tudo o que for possível, seja nos negócios, necessidades e desafios. “Netweaving é sinônimo de reciprocidade, um relacionamento em que ambas as partes ganham. Por isso, é uma aproximação mais humana, além do que, quando você ajuda alguém, coisas boas normalmente acontecem”, afirma. Já no networking a pessoa vai para um encontro com a única intenção de conquistar alianças estratégicas que possam ajudar a impulsionar os negócios, fazer novos contatos e desenvolver relações comerciais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *