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O que é BNI? Networking!

Olá tudo bem?

Você deve ter pesquisado no Google sobre Networking e BNI para chegar até este post.  Eu participei 3 anos do BNI e foi uma escola de networking, mas decidi sair porque mudei meu foco para fazer networking de uma outra maneira.


O BNI – Business Network International – é uma organização presente em mais de 40 países com mais de 5 mil grupos de negócios. Chegou ao Brasil em 2009 através de Marcos Martins –www.bnibrasil.com. Cada grupo tem em média de 30 a 40 que se encontram semanalmente para gerar referências de negócios.


Assista meu vídeo sobre CONFIANÇA, COLABORAÇÃO e $$$


Participei do BNI durante 3 anos como Konfide Marketing Digital (atualmente, meu projeto de Marketing Digital é a Elementa). Como mudei de área de negócios saí do BNI, mas irei retornar em 2016 com a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais. Visite o grupo Titanium e gravei um vídeo.

O princípio básico do BNI é a publicidade boca-a-boca que é a forma mais efetiva de geração de negócios. Parece um paradoxo ler este artigo no site de uma empresa especializada em Marketing no Google? Leia e descubra como o BNI poderá se tornar o maior “cliente” de sua empresa.

Fundamentos do BNI – Conhecimento e Confiança

O BNI tem como fundamento básico a conquista da CONFIANÇA, sendo que cada grupo possui apenas UMA EMPRESA de cada segmento. Este é o grande diferencial do BNI com relação a outros grupos de negócios. O objetivo principal não é vender produtos/serviços diretamente para os membros do grupo, mas sim, buscar potenciais clientes na rede de contatos de cada membro do gupo. A lógica é simples: Se uma empresa atua com Inglês para Médicos, dificilmente irá encontrar muitos médicos no grupo. Porém, cada membro do grupo conhece algum médico e poderá identificar qual médico de sua rede de contatos teria interesse em aprimorar seu inglês.

Parece um ato simples, mas uma indicação assertiva tem dois fatores essenciais: Conhecimento Confiança. Mas como o membro que faz uma referência de negócio adquire o conhecimento e a confiança necessárias para uma boa indicação?

A cada reunião, cada membro transmite mais conhecimento para o grupo sobre o seu negócio. Com o tempo, os outros membros começam a indicar com maior frequência, pois vão adquirindo mais conhecimento sobre os produtos/serviços. A confiança aumenta na medida que o contato pessoal aumenta.

Em cada grupo do BNI, pode ter apenas uma empresa em cada área de negócio.

Como funcionam as reuniões

“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito.” (Aristóteles)

As reuniões são semanais de 7h às 8h30 da manhã. Parece cedo? Sim, mas no BNI dizemos que“Enquanto a concorrência dorme, nós geramos negócios”. O fato de ser cedo permite conciliar as agendas de todos e criar o compromisso da presença do membro. Nestas reuniões, cada membro apresenta sucintamente o seu negócio ou um novo projeto, e pede referências de negócios de forma ativa. Veja um exemplo típico:

“Eu ajudo as pessoas a se apresentarem com mais eficiência e fazer apresentações visuais de alto impacto, principalmente usando o Prezi. Ministro cursos abertos e in company. A SBAP também cria apresentações. Cases de sucesso: Treinamento para CNI – Confederação Nacional das Indústrias em Brasília e apresentação da Beauty Fair 2015. Procuro referências de profissionais de RH responsáveis por treinamento.”

Após a apresentação de todos os membros, cada membro irá apresentar referências de negócios (caso tenha). Este é o ponto alto da reunião, pois é onde os negócios nascem. Veja como é uma indicação típica:

“Hoje tenho uma referência para empresa X. Tenho um contato da área de comunicação interna da empresa Y. Já enviei um e-mail e liguei informando que vocês irão ligar.”

 

A referência é passada através de uma ficha específica para esta finalidade.

 

– Data
– Para/De
– Referência
– Comentários
– Celular de contato
– Dei seu cartão de contato
– Disse-lhe que vai telefona
– Temperatura

Curva da confiança

Para uma pessoa fazer referências de negócios é necessário adquirir primeiro a CONFIANÇA na pessoa que será indicada. A curva de confiança é uma relação de TEMPO. Quem indica tem a preocupação em proteger sua REPUTAÇÃO, pois uma indicação mal-feita que gere insatisfação do cliente irá prejudicar a imagem de quem indicou. A foto abaixo ilustra que o importante é reduzir o TEMPO necessário para o nível de confiaça ser suficiente para ser feita uma referência. Este é o grande diferencial do BNI! Os encontros semanais geram aumentam a confiança entre as pessoas pelo próprio aumento do conhecimento sobre os negócios de cada membro, mas – muito mais importante – criam-se laços de amizades entre as pessoas. A solidão do empreendedor, é trocada por uma ambiente de troca de experiências de negócios e de vida.

Mentoria de Convergência

Atualmente tenho mais de 15 MIL CONEXÕES no Linkedin, 20 anos de experiência com Marketing Digital e ministro palestras de vários temas – Empreendedorismo, Inovação, Apresentações e Educação.

Posso te ajudar a ACELERAR O NETWORKING através da mentoria de convergência.

http://marciookabe.com/sobre/mentoria

mentoria convergencia marcio okabe

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3 Responses to "O que é BNI? Networking!"

  • Karin McQuade
    17 de fevereiro de 2016 - 7:16 Reply

    Me interessam estas palestras. podem por favor me enviar mais informações ?

    grata

    Karin
    cel. 99102-2242

  • Betinho Domingos Martins
    27 de dezembro de 2017 - 7:35 Reply

    Somos uma organizacao social designada : Olima- Neguma significa cultivar com saude. Quer dizer tudo o que cultivamos temos que saber confeccionar.
    A associacao pretende alargar mais extencoes de terra mais nao temos condicoes . Pedimos financiamento ao BNI nao temo resposta. O que faremos.

    • marciookabe
      6 de janeiro de 2018 - 21:21 Reply

      Olá Betinho,
      Creio que o BNI e outros grupos de networking não irão resolver seu problema.
      Visite http://www.Wikisocial.com.br.
      Abraços,
      Marcio Okabe

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