Go to Top

OLPC (One Laptop per Child) – Levando educação para as crianças mais pobres do mundo

“Missão da OLPC é capacitar as crianças mais pobres do mundo através da educação.”

O projeto do laptop de $100 foi anunciado por Nichelas Negroponte, um dos fundadores do MIT, em 2005 no Fórum Mundial Econômico. Atualmente, Negroponte é presidente da organização sem fins lucrativos One Laptop per Child (OLPC). Este laptop tem como objetivo ser um poderosa ferramenta de educação para as crianças de todo mundo, principalmente aquelas que vivem em locais remotos e pobres.

Este fantástico projeto tem como premissa a importância de dar para as crianças pobres de nações emergentes uma poderosa ferramenta que liberte o potencial de aprendizado de cada uma.  Isso possibilitará a estes países um salto de desenvolvimento que de outra maneira demoraria décadas.

O laptop possui conexão sem fio que permite que laptops próximos formem um rede sem fio, possibilitando com isso ampliar o poder educacional e de compartilhamento.

Como é possível um preço tão baixo?

O custo extremamente reduzido é possível devido à pesquisa de especialistas da universidade e indústria que conseguiram reduzir drasticamente o custo da tela que é o elemento mais caro, além disso, foram enxugados os custos de software – ele utiliza o linux e outros softwares livres – e será vendido apenas em grandes números, através dos ministérios de educação dos países envolvidos.

Leia mais sobre este projeto nos links abaixo:

Referências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *