Go to Top

Origami – Assumindo talentos

origami-colagem-dezembro-2016

Sabe aquele TALENTO que você tem e que seus amigos sempre te elogiam? Minha mãe me ensinou a fazer Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) quando tinha em torno de 6 anos. Me aprimorei bastante e lembro que quando tinha 15 anos participei de uma feira cultural em Salvador e levei vários origamis para vender, mas não vendi quase nenhum. Pelo visto já tinha espírito empreendedor, mas fiquei com uma caixa cheia de origamis e deixei a ideia de lado.

Porém, sempre que posso eu faço origami para presentear as pessoas. Quando era solteiro, era uma boa forma de quebrar o gelo com as meninas ;-).

Nos últimos meses, fiquei refletindo sobre uma frase que utilizo muito em minhas palestras.

“Descubra algo que faria de graça o resto da vida e, depois, dê um jeito de ganhar dinheiro.” Deepak Chopra

Li esta frase há muitos anos (muitos MESMO) no livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” de Deepak Chopra que é um médico indiano e autor de mais de 25 livros de desenvolvimento humano.

O livro foi lançado em 1994 e confesso que apesar de utilizá-la muito, eu cheguei à conclusão que não estava APLICANDO na minha vida.

Comecei a gravar alguns vídeos ensinando como fazer aviões de papel criativos e que VOAM MUITO.

Decidi EXPERIMENTAR dar aulas de Origami, presentar pessoas e participar de eventos.

Vou publicar no meu Instagram (https://www.instagram.com/marciookabe) fotos de Origami para ser um “diário Origami”.

origami-instagram

O resultado está sendo surpreendente, pois as pessoas se encantam com o Origami. No dia 11/Dezembro dei aula de Origami de 10h às 20h na Makerfest.com.br que é um evento colaborativo com dezenas de oficinas Maker (Faça você mesmo).

colagem-makerfest-dezembro-2016

Aplicações do Origami

O Origami pode ser aplicado em diversas ocasiões.

  • Atividades educativas e lúdicas com crianças
  • Dinâmicas corporativas para trabalhar FOCO, Criatividade e atenção do MOMENTO PRESENTE (Mindfullness).
  • Terapia Ocupacional
  • Festas infantis para as crianças (e adultos)
  • Artes e decoração
  • e tudo que sua imaginação quiser

Origami na Educação

Quero destacar o potencial do origami na EDUCAÇÃO, pois sabemos que as crianças aprendem muito mais quando estão em uma atividade divertida. As crianças podem aprender os nomes de animais e seus hábitos, podemos ensinar matematica através de formas geométricas em origami, história e geografia através de comentários sobre diferentes peças de origami e muito mais.

Além disso, podemos estimular as competências sócio-emocionais como trabalho em equipe, resiliência, solução de problemas e criatividade.

Origami com negócio

Creio que há várias possilidades de usar este TALENTO e descobrir maneiras de fazer negócios, além de me divertir bastante. Uma SINCRONICIDADE que aconteceu recentemente foi conhecer a Lena das Dobraduras.com no evento de Danças Circulares no Trianon que fui participar a convite da Monica Baliu.

dancas-circulares-trianon-colagem

Sinais como este nos dão energia para criar novos projetos.

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe

Que venha 2017!!! E você?

Que talento vai oferecer para o mundo? Escola com Asas

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *