Go to Top

A felicidade inspira a produtividade

Quem estiver acompanhando meu blog já percebeu que tenho falado muito sobre FELICIDADE. Em minhas palestras e cursos sempre falo para as pessoas conhecerem as palestras do TED.com. Hoje tive mais uma grata surpresa ao visitar o site do TED e pesquisar a palavra WORK. Vejam a palestra que encontrei:

“Acreditamos que devemos trabalhar para sermos felizes, mas poderia ser ao contrário? Nesta palestra de fala rápida e divertida do TEDxBloomington, o psicólogo Shawn Achor argumenta que, na verdade, a felicidade inspira a produtividade.” Fonte: TED

Vou destacar alguns trechos:

Ele começa a palestra contando a história dele com a irmã brincando no beliche e a irmão cai do beliche. Antes dela chorar, ele teve a ideia de falar para irmã que ela havia se transformado em um unicórnio… e a irmã esqueceu o choro e voltou para brincar.

“E o que eu proponho e o que a psicologia positiva propõe é que se estudarmos o que é meramente mediano, nós permaneceremos meramente medianos. Então, ao invés de apagar esses fora de série positivos, o que faço intencionalmente é ver uma população como essa e perguntar, por quê? Por que alguns de vocês estão tão acima da curva em termos de suas habilidades intelectual, atlética e musical, sua criatividade, níveis de energia, sua resiliência em confronto a desafios, seu senso de humor? Seja lá o que for, ao invés de o deletar, prefiro estudar você.”

Esta parte da palestra lembra (e MUITO) a palestra sobre “RSA Animate Changing Education Paradigms” onde ele mostra que as escolas moldam as crianças seguindo o modelo industrial.

“Um cérebro no positivo é 31% mais produtivo que no negativo, neutro ou estressado Você é 37% melhor nas vendas. Os médicos são 19% mais precisos,para deduzir o diagnóstico correto quando positivo em vez de negativo, neutro ou estressado.”

A palestra me lembrou do livro do Domenico de Masi que preciso ler “FELICIDADE”.

Vejam o Prezi que criamos para concorrer a um concurso do TED e Prezi que foi inspirado na palestra “Hábitos da Felicidade” do monge Matthieu Ricard.

Palestra no TED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *