Go to Top

Como acolher o inesperado e as surpresas da vida – Dulce Magalhães

Dulce Magalhães é uma das palestrantes mais renomadas do Brasil e tive a grata surpresa de descobrir que ela faz parte da Unipaz SP que divide a mesma casa com o Jardim do Ser da minha amiga Rebeca Toyama.

No dia 13/dez/2013 fui gravar uma aula sobre “Comunicação e Carreira” no Jardim do Ser e descobri que 17h teria a palestra da Dulce Magalhães. Aproveitando que estava com a filmadora, perguntei se poderia gravar e vejam o resultado.

O tema foi intrigante, pois a Dulce falou sobre a importância de sabermos aceitar o desconhecido e o inesperado como parte da vida sem nos prendermos ao passado.

Ela começa ilustrando sua viagem para Israel quando “por acaso” assistiu uma aula de um grande rabino sobre “Amor e Compaixão”.  Ela comenta que nesta aula, o rabino faz uma metáfora com a lei gravitacional dos planetas, pois há uma grande harmonia entre os planetas. Na lei do AMOR, as pessoas também possuem seus campos gravitacionais que deveriam prestar mais atenção sobre como cuidamos destes campos.

Compartilho algumas frases:

“A crisálida é o tempo da crise. A crise pode ter um caráter negativo, mas nos tira do chão, porém é somente na crise que temos a oportunidade da autorevelação.”

“Quando nos sentimos magoados é porque deixamos o outro avançar sobre o nosso campo. A culpa não é do outro, somos nós que não soubemos ampliar nosso campo.”

“Se está doendo em você, o problema é seu e não do outro. Você é que não soube expandir seu campo…”

“O túnel é escuro, porém a função do túnel é atravessar a escuridão.”

“Sem a crise, as asas não são forjadas”

“Não construa seus castelos na ponte, pontes foram feitas para passar…”

“A gente só perde aquilo que não entrega”.

[00:25:00] Neste trecho ela fala dos 7 sonhos que ela teve com 7 mulheres que mostraram 7 segredos, que são:

  1. Cuidar do corpo, fazer o pão
  2. Energia e sexualidade
  3. Cuidar da emoções – Água como elemento de purificação
  4. Sono e sonhos – Cuidar da vida
  5. Poder da meditação e da oração – Cuidar do espírito
  6. Importância da paciência – Cuidar das relações
  7. Cura é um dom divina – Cuidar da conexão
Depois ela encontrou as 7 mulheres ao longo e um semestre…

[00:39:30] “Quando a vida fizer convites esquisitos, uma crise, uma dor, uma doença, um convite inesperado… diga sim, considerando bom ou ruim, diga sim, pois é a vida te convidando a evoluir…”

Dulce comenta que a crise é o “Tempo da Crisálida” que é um tempo de mudanças.

Este foi um dos temas da primeira palestra que assisti da Dulce sobre “Como administrar o tempo e aproveitar melhor a vida“.

Clique na imagem para ver a imagem do mapa mental “Tempo de Crisálida“.

[00:41:00] Ela comenta que recebeu uma notificação judicial no dia 24/dez/2012 que precisava enviar uma documentação que se não fosse enviada poderia incorrer em uma possibilidade de uma dívida de R$ 500 mil.  Depois ela explica que precisamos saber “entrar no luto” para uma realidade anterior que morreu e aceitar uma nova realidade, mas depois não podemos sofrer…

[00:45:00] Poder das escolhas. Muitas vezes escolhemos ficar na esfera mais negativa.

[1:04:00] “Toda experiência que nós temos têm a finalidade de nos tornar alguém melhor…”

Ela cita quatro afirmações que sintetizam estes encontros e aprendizados.

  • Meu corpo é belo e saudável
  • Minha vida é próspera em todos os sentidos
  • Eu amo e sou amado
  • O bem é a consequência de todas as minhas ações

Vejam algumas fotos do Jardim do Ser e da palestra.

Currículo

Filósofa, Educadora, Pesquisadora, Escritora e Palestrante.

Ph. D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA), Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), Pós Graduada em Marketing pela ESPM-SP, Especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra), Representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco – USA.

Autora dos Livros: O Foco Define a Sorte, Manual da Disciplina para Indisciplinados,, Superdicas para administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida, Mensageiro do Vento – Uma Viagem pela Mudança. Co-autora dos livros: Superdicas para ensinar a Aprender, Pensamento Estratégico para Líderes de Hoje e Amanhã, Tempo de Convergir, Manual de T&D, A Paz como Caminho e Le Sacré Aujord’hui, publicado na França em 2003. Eleita umas das 100 Lideranças da Paz no Mundo pela Geneve for Peace Foundation. Recebeu o título de Embaixadora da Paz pelo Programa Milênios de Paz no senado Argentino. Integra o comitê de 80 Lideranças da Paz coordenado pelo ex-presidente Bill Clinton para a elaboração de um Programa Global de Cultura de Paz.

One Response to "Como acolher o inesperado e as surpresas da vida – Dulce Magalhães"

  • Patricia Oliveira de Castro
    29 de novembro de 2014 - 0:44 Reply

    Que vídeo maravilhoso com Dulce Magalhães.
    Uma mulher culta, inteligente e doce nas palavras.
    Parabéns a todos.
    Um abraço
    Patricia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *