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Plano de Marketing Digital

plano de marketing digital é um instrumento essencial para que a empresa possa definir investimentos, montar a equipe adequada e contratar com maior assertividade fornecedores (agências web, hospedagem de sites, lojas virtuais, etc.). As perguntas abaixo ajudam a identificar se sua empresa necessita deste serviço:

  • O Marketing Digital é essencial para seus negócios?
  • Você já teve problemas com fornecedores no desenvolvimento de sites?
  • Sua empresa planeja o Marketing Digital?

Assim como uma casa não pode ser construída sem um arquiteto, uma empresa não deveria investir em ações de Marketing Digital (Sites, AdWords, Lojas Virtuais, Blogs, etc.) sem realizar um Plano de Marketing Digital.

Por que fazer um plano de Marketing Digital?

As facilidades para criação de sites, páginas no Facebook, publicação de vídeos no Youtube, criação de blogs e outras ações digitais, passam a falsa sensação de que fazer Marketing Digital é fácil. Este é o maior erro das empresas!

Fazendo uma analogia com a construção de uma casa, o arquiteto é o profissional que entende os desejos do cliente e planeja a casa de forma a otimizar recursos e utilizar o espaço de forma mais eficaz. O resultado final do trabalho do planejamento é a planta da casa. O investimento no arquiteto irá economizar muito tempo e dinheiro no processo de construção da casa.

O mesmo acontece no marketing digital, um bom planejamento irá nortear as ações e investimentos de forma a atingir os resultados desejados por sua empresa. De forma mais simples, irá aumentar a sua lucratividade.

Assistam meu vídeo sobre Planejamento de Marketing Digital.

Arquiteto de soluções digitais

A importância do marketing digital leva muitas empresas a contratar um profissional dedicado para ser responsável pelo site, Facebook, Twitter, Campanhas no Google, etc. Na prática, é impossível apenas um profissional conseguir planejar e operacionalizar tantas ações sozinho. O papel de um consutor de marketing digital é desenhar a melhor solução e ajudar o cliente a capacitar sua equipe interna antes de procurar profissionais no mercado sem a devida orientação.

Uma frase que norteia nosso trabalho é:

 “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.” Albert Einstein

Como escolher uma consultoria

Um dos maiores problemas é saber como escolher um bom consultor. Seguem 3 dicas preciosas para você tomar uma boa decisão:

  • Um consultor deve ser independente
    Evite escolher empresas que fazem sites, campanhas no Google, otimização de sites (SEO), redes sociais e… CONSULTORIA. O consultor deve ter independência de decisão e ter a liberdade de fazer recomendações que podem ser até a troca dos fornecedores digitais.
  • Um consultor deve ser um pouco “professor”
    Faça uma pergunta sobre algum assunto que já saiba a resposta ou tenha algum amigo expert. O bom consultor deve ter uma boa didática para explicar e conectar as ideias.
  • Um consultor deve DISCORDAR do cliente
    O consultor deve ser também um pouco “médico” e “arquiteto”. Seguindo as analogias… Se o cliente fala que quer tomar um remédio, o médido deve concordar ou discordar, assim como o arquiteto irá discordar de opiniões do cliente que prejudiquem o resultado final do projeto.
    Dê uma opinião sobre algo que não acredite que traga um bom resultado e avalie o poder de argumentação do consultor.

Dicas para ser um bom cliente

O cliente também deve aprender a ser um bom cliente. Uma dica preciosa para os clientes é respeitar a forma de trabalho de cada consultor. Eu tomei da decisão de não fazer reuniões para apresentar meu trabalho, pois tenho um produto de consultoria que é o COACHING DIGITAL que são 2h de consultoria compacta. Acredito que ao fazer reuniões de prospecção, estou investindo meu tempo e recursos ($) sem a certeza de retorno. Com isso, ao fechar um projeto terei que COBRAR do cliente que ACREDITOU no meu trabalho as horas gastas com reuniões.

A dica que eu daria seria contratar 1h ou 2h de consultoria, antes de fechar um pacote de consultoria maior. Com isso, terá tempo de avaliar o trabalho do consultor. A DICA e:

Não tire proveito da boa vontade do consultor para esclarecer dúvidas sem o interesse real em contratá-lo.

A consultoria depende do bom relacionamento entre CLIENTE/CONSULTOR e a CONFIANÇA é a base de tudo.

3 Responses to "Plano de Marketing Digital"

  • Jefferson
    24 de maio de 2015 - 11:07 Reply

    Olá! Tenho uma Loja Virtual a 2 anos e faço 2 e até 3 vendas por mês e por isso preciso divulgar melhor a minha loja. Preciso de sua consultoria.

    Por favor avalie a minha loja por favor.

    Mande um orçamento se possível.

    Obrigado pela atenção.

  • André Martins Vieira
    24 de setembro de 2015 - 11:41 Reply

    Prezado Márcio Okabe, bom dia!

    Estou montando uma empresa, melhor, um grupo empresarial onde dentro dela teremos ( Marketing Multinível, Cursos ” Prezi, MMN, Consultorias, dentre outros”, Revista digital, Lazer. A ideia parece de querer abraçar o mundo com uma só mão, mas o propósito da empresa é ajudar pessoas a crescer, realizar seus sonhos, ver a pessoas feliz e com isso eu cresço também ( Um projeto muito bom )

    Bom, sempre quis ser um empresário de sucesso, já tive restaurante, já vendi café da manhã no metrô, vendi cachorro quente e agora estou com essa ideia fixa do grupo empresarial. Não gosto de pisar em ninguém para subir o degrau, busco ajudar a pessoa com um novo trabalho fazendo cursos e assim, ela conquistar sua liberdade financeira.

    Por aqui, fica um pouco difícil explicar o meu projeto, falar da minha empresa que estou começando, caso tenhamos uma oportunidade, será um prazer!

    Sou de Brasília, tenho 40 anos, casado, pai de 4 pequenos, gostaria muito de conhece-lo e aprender.

    Um forte abraço!

    Aguardo sua resposta ou contato.

    • marciookabe
      4 de outubro de 2015 - 22:13 Reply

      Olá André,
      Eu entendo bem de “querer abraçar o mundo”.
      Peço que visite o site http://www.AcademiaKonfide.com.br.
      Abraços,
      Marcio Okabe

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