Go to Top

Manifesto – Minha história com a Prezi

Gostaria de fazer um Manifesto sobre a prezi.

Meu nome é Marcio Okabe e sou apaixonado em ajudar as pessoas a fazerem boas apresentações.
Além disso, sou Netweaver, palestrante, fluxonomista e educador.

Minha história com o Prezi começou em 201o. Vi no Joomla! Day Brasil 2010, mas não dei a devida importância. Porém, em 2011 aprendi a usar o Prezi e me maravilhei. Decidi organizar o curso Técnicas de Apresentações de Alto Impacto com Prezi que ministrei por vários anos. Lancei o blog Prezi Brasil que chegou a ter mais de 10 mil visitas/mês e gerou mais de 500 mil visitas.

Porém, em 2014 transferi o domínio Prezibrasil.com.br para Prezi como acordo da SBAP se tornar Prezi Expert. Migrei o blog para Prezi.SBAP.com.br. Infelizmente, o Google perdemos praticamente toda visibilidade conquistada.

Em 2014, tive o prazer de encontrar o Peter Arvai e levei meu filho para conhecê-lo, pois sei da importância desta foto no futuro.

Falei que o mercado de educação no Brasil é imenso e que a Prezi não estava dando devida atenção.

Enquanto nos Estados Unidos liberaram U$ 100 milhões em licenças educacionais, aqui no Brasil não participam nem da Bett Brasil Educar que é a maior feira de educação e tecnologias educacionais da América Latina.

Vejam a palestra do Peter Arvai e meus questionamentos no final da palestra.

É uma pena que apesar de todo esforço em ser um evangelista não-oficial, a Prezi não invista no Brasil o quanto merecemos. Meu trabalho influenciou milhares de pessoas a usarem o Prezi. Minha expectativa foi da Prezi investir em incentivar mais a adoção do Prezi no Brasil, seja abrindo um escritório no Brasil ou investindo em pessoas que poderiam organizar encontros e cursos.

Eu participava do grupo no Linkedin do Prezi para Profissionais, mas devido a uma crítica ao fato do Prezi não liberar mais o download para novas contas Public fui ameaçado de perder o certificado de Prezi Expert. Vejam a mensagem que recebi a área de “relacionamento” da Prezi. A ironia é que as 500 mil visitas ao blog Prezi Brasil e as milhares de pessoas que conhecerem o Prezi devido ao meu trabalho como palestrante e vídeoaulas não são levadas em conta. Ou seja, uma falta de tato inaceitável.

Na prática, o que tenho visto é que a maioria das empresas, principalmente as grandes tem regras e restrições que dificultam a adoção de novas tecnologias. O hábito do “fazer uma apresentação” ser uma atividade individual, torna um das principais diferenciais do Prezi que é a COLABORAÇÃO em tempo real de até 10 pessoas NÃO SER VISTO COMO UM benefício.

Minha experiência mostra que o Prezi Desktop ainda é instável quando usamos muitos vídeos ou se a apresentação tem muito conteúdo. Já passei situações onde a apresentação não rodou em alguns computadores, gerando um risco para o evento. Um episódio REAL foi a abertura da Beauty Fair Brasil 2015  que foi um dos melhores Prezis que criamos, mas no dia do evento não abriu nos DOIS notebooks da produção e tive que usar meu notebook. Corremos o risco de travar e não ter um notebook como backup.

Conheço várias pessoas que falaram que usavam o Prezi e deixaram de usar. Alguns motivos para algumas pessoas deixarem de usar o Prezi são:

  • Problemas com o Prezi Desktop
  • Cansou do uso do Zoom
  • Falta do COPIAR/COLAR imagens
  • Dificuldades em colaborar com a equipe pela falta de conhecimento das pessoas

Em 2017, foi lançada uma nova versão – Prezi Next – e gravei um curso em 2 dias para aproveitar o interesse das pessoas.  O curso poderia ser GRATUITO… SE A PREZI investisse no Brasil.

https://www.udemy.com/prezi-next

Sempre digo que temos que seguir  coração, principalmente se sabemos que estamos fazendo um bom trabalho. Minha paixão é ajudar as pessoas a apresentarem ideias de uma forma inovadora e eficaz.

https://www.udemy.com/user/marciookabe/

 

Links sugeridos.

  • http://marciookabe.com.br/eventos/prezi-meetup-minhas-impressoes-e-recomendacoes
  • http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/10/prezi-anuncia-parceria-com-empresa-brasileira.html
  • https://prezi.com/connected

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *