Go to Top

Augusto de Franco – Redes Sociais – Como as pessoas se conectam – TEDxSP

Uma das melhores palestras do TEDx São Paulo foi a do Augusto sobre “Redes Sociais – Como funcionam as ligações entre as pessoas”.

Ele mostra de forma instigante como REALMENTE funcionam as redes sociais e faz boas provocações.  Com a internet, muitas pessoas (eu me incluo neste grupo) confunde redes sociais com sites como Facebook, Linkedin, Twitter, etc.

É fundamental assistir esta palestra para REFLETIRMOS sobre o real papel da internet em acelerar a conexão entre as pessoas.

Logo no início ele comenta que o que importa não são AS pessoas, mas o que está ENTRE as pessoas. Isso me remeteu às sinapses, lembram? As conexões entre os neurônios do nosso cérebro e que são responsáveis pela nossa inteligência.

A parte mais bacana é quando ele explica as diferenças entre rede centralizada, rede descentralizada e REDES DISTRIBUÍDAS segundo Paul Baran.

Uma das frases mais marcantes é:

“1% de pessoas conectadas são capazes de capilarizar as redes sociais de tal maneira a promover o que chamamos de desenvolvimento.”

Pesquisando no Google, achei um artigo do próprio Augusto de Franco bem legal sobre este tema “O misterioso 1%“.

Pesquisei no Youtube e encontrei um documentário excelente que fala sobre a teoria dos Seis graus de separação e do  “Small World Phenomenon (Fenônemo do Mundo Pequeno)” que é um documentário da BBC.

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *