Go to Top

Porque sou contra o Horário de Verão

Quem já acompanha meu blog sabe que tenho questionado os modelos ditos como normais. Hoje quero fazer uma pergunta:

Por que existe o horário de verão?

Para economizar energia, pois as pessoas demoram uma hora a mais para começar a ligar as luzes e com isso o Brasil consegue ecomonizar energia elétrica.

Vou dar algumas razões porque sou contra o horário de verão:

  • O governo não faz a sua parte e nós devemos arcar com a responsabilidade? Pense em um condomínio que o síndico “roube”, depois falta dinheiro para pagar as contas. Os moradores tomariam que atitude se descobrissem que o síndico ROUBA?
  • O Horário de Verão prejudica a saúde, pois grande parte da população sofre com problemas de sono, aumentando os gastos com saúde.
  • Estudos mostram que há um aumento de de ataques cardíacos, pois a mudança de horários é uma agressão ao relógio biológico, aumentando o estresse e o cansaço durante  a fase de adaptação.

Veja a matéria “Horário de Verão traz prejuízos à saúde“.

Escutem meu podcast no Soudcloud.

Há muitos anos atrás, li o livro 1984 onde existia o “Big Brother” que era o olho do Estado que dominava todos os cidadãos e os mantinha “felizes”.

“Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. ” Fonte: Companhia das Letras

O livro pode parecer um ataque ao comunismo, mas prefiro pensar que vivemos  parte da nossa realidade com “pão e circo” e não percebemos. Por estas e outras que não sou mais fã do futebol, sou contra horário de verão e sobre o Big Brother Brasil… dispensa comentários.

 

4 Responses to "Porque sou contra o Horário de Verão"

  • André
    30 de outubro de 2013 - 19:41 Reply

    Não escutei o podcast ainda, mas

    Visto na prática, o horário de verão pode ajudar muitas pessoas a conviverem mais com os seus filhos em um parque ao final da tarde, com um pôr do sol…

    Visto na prática, o horário de verão incentiva as pessoas a praticarem atividades fisicas ao saírem do trabalho, como correr…
    Tudo isso pode ser feito pela noite, mas concordamos que é diferente á luz do dia, não?
    Talvez, não seríamos contra a mudança de horário? Sou a favor do horário de verão para sempre..rsrs

    Pode ser tão impossível quão o término do horário de verão.

  • Lourivaldo Sila
    16 de setembro de 2016 - 1:48 Reply

    Sou conta Horario de Verão. Ademais,deveria ser chsmado”Horario do Ladrão”. Quem sai cedo,está exposto aos riscos…Além disdo,o consumo de energia q(supostamente(economidaria no fim ds tarde,eh consumido de manhã, qusndo se desperta cedo.
    Qto a caminhadas e passeios no fim de tarr hj é Alto grau de risco fazer tais caminhadas ou passeios familiares.
    O perigo está à frente a qq hora!
    Se existe economia…não é. Para o cidadão comum;eh para slguns privilegiados q lucram com isso!!!…

  • sergio vieira
    14 de outubro de 2016 - 13:35 Reply

    pergunte aos trabalhadores que acordão as 4,00 horas se realmente e bom, creio que para quem não tem o que fazer deve ser ótimo mais para os trabalhadores e uma hora a mais para trabalhar e uma hora menos para descansar.
    Sou inteiramente contra, e porque os estados do nordeste onde foi confirmado pelos medicos que não e saudável para o ser humano.

  • Gloria Regina Novaes Vignoli
    16 de outubro de 2016 - 15:22 Reply

    Estou de pleno acordo sofro de pressão alta e o horário de verão me prejudica muito. Até as minhas crianças não gostam. Sou professora e todas as escolas que trabalho tanto os alunos como os professores 90% são contra, Somos obrigados a essa arbitrariedade mais uma vez sem termos o direito de dizermos não, como o comentário acima;Se existe economia…não é. Para o cidadão comum;eh para alguns privilegiados q lucram com isso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *