Go to Top

Educação Maker -Faça (aprenda) você mesmo

A educação maker é um movimento MUITO MAIOR do que aparenta. O modelo de conteúdo das escolas está ultrapassado e não é novidade. As melhores aulas já estão na internet e no Youtube, mas as escolas ainda persistem no modelo baseado no conteúdo com foco no vestibular.

Este modelo foi criado na época da Revolução Industrial com o objetivo de disciplinar as pessoas para horários rígidos e carreiras específicas.

O próprio vestibular também precisa ser reinventado, pois quem disse que jovens com 18 anos precisam DECIDIR sua carreira tão jovens e que não podem trabalhar no que AMAM sem prestar vestibular?

Mais de 50% das profissões ensinadas nas faculdades deixarão de existir nas próximas décadas.
(http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/6333456/dos-jovens-estao-aprendendo-profissoes-que-vao-deixar-existir)

Grande parte das crianças/jovens irão trabalhar em profissões que não existem. Exemplo: Piloto de Drone.

Como diz Aristóteles:
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.

A educação baseada no FAZER é muito mais engajadora, principalmente se partir do INTERESSE da criança/jovem. A motivação de buscar CONHECIMENTO vem naturalmente e o aprendizado real acontece.
Não se aprende ORIGAMI na teoria para depois aplicar. Lancei o projeto Origami.club para ser um portal de origamistas, mas um dos principais objetivos é fomentar o origami na educação e nos espaços maker.

Seriam os Espaços Maker uma visão de como serão as escolas do FUTURO? Só o tempo dirá, mas este é um dos meus FUTUROS DESEJÁVEIS favoritos.
(http://konfide.education/movimento-maker/espacos-maker-podem-ser-a-escola-do-futuro/)

Oficinas de Férias Maker

Se você mora em São Paulo, participe das oficinas de férias na Vila Maker.

Caso queira que seu filho(a) se envolva com a educação maker, visite o site www.Konfide.Education.

Encerro este artigo com o texto do Rubem Alves.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *