Go to Top

Marcio Okabe

Marcio Okabe é um polímata* e com 51 anos se considera um eterno aprendiz. Tem uma carreira de mais de 20 anos no marketing digital e 10 anos em apresentações. Se tornou palestrante profissional e videomaker/youtuber com mais de 2 mil vídeos publicados. Encontrou seu IKIGAI no Origami e na Educação Maker. Idealizador da Academia Konfide que é uma rede de ensino/aprendizagem. Seu maior foco é formar grupos evolutivos TEAL que atuem com base na Fluxonomia 4D.

*Um polímata (do grego πολυμαθής, transl. polymathēs, lit. “aquele que aprendeu muito”) é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área.

Tenho meio século de vida + 1 ano, ou seja, 51 anos. A pandemia está fez o mundo inteiro entrar no “casulo” para repensarmos que caminhos queremos para sair da crise que na realidade é uma grande transição com a transformação necessária para criarmos um mundo feliz onde a abundância e colaboração sejam o novo normal.

Me apresento como:

Origamista por paixão
Educador MAKER por missão
Palestrante por vocação

Após uma carreira de mais de 20 anos de Marketing Digital dei uma guinada profissional para educação. O fracasso das agências digitais me fez parar e  ouvir minha INTUIÇÃO e iniciei uma jorna que me levou a ser o vencedor do evento Edu4.me 2015 que era uma competição de projetos inovadores de educação. O projeto Konfide.Education foi o vencedor com a ideia da escola online de programação/robótica e educação maker.

Lancei o portal Origami.club e descobri que meu IKIGAI – Razão de Viver, segundo os japoneses – é o ORIGAMI.

Me tornei fã do movimento maker e adotei a APRENDIZAGEM CRIATIVA e EDUCAÇÃO MAKER como principal bandeira na educação.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer” Aristóteles

Sou palestrante profissional e blogueiro. Convido vocês para visitar meu site:

 

 

Tenho mais de MIL vídeos publicados no YouTube e este é o MELHOR VÍDEO que gravei até hoje. Portanto, é o MELHOR VÍDEO para me conhecer.

Konfide.Education – Escola online de Programação e Robótica para Crianças

A Konfide Education que foi o projeto vencedor no evento Edu4.me que foi uma competição de projetos inovadores em educação que aconteceu em Março/2015.

Ela nasceu a partir de uma DOR como pai de possibilitar ao meu filho de 12 anos aprender programação e robótica. Porém, percebi que ir para uma escola FÍSICA com HORÁRIO RÍGIDO e custo $$$ elevado era invíavel.

Vejam os vídeos no link abaixo para conhecer este projeto.

Em 2017, decidi assumir um TALENTO de infância como negócio: ORIGAMI. O resultado tem sido incrível com a participação em diversos eventos e ministrando oficinas em diversos lugares. Visite o site para conhecer o trabalho.

Tenho tem 3 pilares de atuação:

Aprender/Ensinar, Conectar pessoas e fomentar ideias. Sou um “netweaver” que é uma pessoa que atua como um tecelão de redes de pessoas conectando pessoas e estimulando a criação de redes colaborativas.

Sou um gerador compulsivo de conteúdo e palestrante especializado em temas como Tecnologia na Educação, Inovação e Marketing de Conteúdo.

Uma das minhas principais atividades é ajudar as pessoas a transmitirem IDEIAS de forma eficaz. Especialista em Técnicas de Apresentações de Alto Impacto com Prezi.

A SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais – e especializada em cursos e criação de apresentações.
www.sbap.com.br

O Origami.club tem como objetivo ser um espaço de origamistas para divulgar esta arte milenar japonesa e fomentar negócios.
www.origami.club

A Elementa será uma Agência de Economia do Presente para projetos de Marketing Digital, Conteúdo e Vídeos.
www.elementa.com.br

Vivemos a era da Educomunicação?

Vivemos tempos de MUDANÇAS ACELERADAS e, mais importante que o CONTEÚDO em si é…. QUAL CONTEÚDO DEDICAR MEU TEMPO?

Mario Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein escreveram o livro:

“A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa

Cortella veio da Educação para Comunicação e o Dimenstein veio da Comunicação para Educação. O jornalista – na busca da verdade – tende a buscar o ruim das pessoas e o educador busca o melhor das pessoas.

“Alguém que é curador, protege e cuida, que amplia.”
Mario Sergio Cortella

Fonte: Slideshare – Carlos Nepomuceno

“Os filósofos são os curadores do mundo.” Gilberto Dimenstein

Fonte: A Era da Curadoria – Livraria Cultura

Professor Digital 3.0 – Cursos online e aulas ao vivo

Com a Coronacrise e a quarentena, as cartas estão na mesa: Todos estão trabalhando Home Office e as crianças/jovens estão homeschooling. Quais serão as DORES a serem resolvidas? COMO APRENDER E SE CONECTAR ONLINE!

Com mais de MIL VÍDEOS na internet e – grande parte – videoaulas gravadas e editadas com Camtasia Studio da Techsmith, decidi colocar muita ENERGIA para criar VÍDEOS para ajudar as pessoas a se tornarem um PROFESSOR DIGITAL 3.0!

Por que PROFESSOR DIGITAL 3.0? Philip Kotler lançou o livro Marketing 3.0 e tive o imenso prazer de o conhecer pessoalmente na HSM 2010. Neste livro, ele explica que o Marketing 1.0 era focado no produto, o Marketing 2.0 era focado no cliente e o Marketing 3.0 é focado nos VALORES E PROPÓSITO.

Minha MISSÃO não é apenas capacitar o professor a dominar ferramentas digitais de forma simples. Minha MISSÃO é ajudar a professor a GOSTAR DA TECNOLOGIA e, com isso, levar para os ALUNOS ELE MESMO com seus VALORES E PROPÓSITOS.

Meu canal da Udemy tem mais de 24 mil alunos e a maioria dos cursos é gratuito. Visitem e compartilhem:

https://www.udemy.com/user/marciookabe/

O painel abaixo é criado com o Mural.co que é uma das melhores ferramenta de colaboração REMOTA que conheço. Fiz uma mapa visual dos meus principais projetos e trajetória pessoal/profissional.

Mural.co é um MURAL no qual mantenho minhas colagens de vida e profissionais.

Fluxonomia 4D – Futuros desejáveis

A Fluxonomia 4D é uma metodologia idealizada por Lala Deheizlein para viabilizar a criação de projetos sustentáveis baseados nas novas economias de futuro – Economia Criativa, Compartilhada, Colaborativa e Multimoedas.

http://marciookabe.com.br/fluxonomia-4d/fluxonomia-4d/

Lições do Coronavírus

Fiz um longo post com seleção de conteúdo para tirarmos algumas lições desta crise do Coronavírus. Acredito que mais do que nunca precisamos sair do paradigma da competição/escassez/ganância para um NOVO PARADIGMA baseado na colaboração/abundância/altruísmo.

Retomei a leitura e ESTUDO do livro “Reinventando as Organizações” de Frederic Laloux. Se me perguntassem “Marcio, neste momento do MUNDO, se pudesse recomendar UM… APENAS UM LIVRO!!! qual seria?

Resposta: REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES!

E meu desafio para você é…. Troque a palavra ORGANIZAÇÕES pela palavras que for mais relevante para VOCÊ….

  • Reinventando as… ESCOLAS
  • Reinventando sua VIDA
  • Reinventando o MARKETING DIGITAL
  • Reinventando… NOSSAS CRENÇAS!

O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não sabem aprender, desaprender, e reaprender.” Alvin Toffler

One Response to "Marcio Okabe"

  • PEDRO DOS SANTOS FERREIRA
    20 de maio de 2019 - 11:48 Reply

    Estou iniciando um projeto voluntário de ensino de violão básico em escolas da periferia na cidade de São Gonçalo RJ que se chama ” Tocando em frente ” uma clara homenagem ao compositor da música e fazendo uso do verbo tocar ( violão) e em frente mas no sentido se seguir, de enfrentar as barreiras que crianças de comunidades precisam transpor todos os dias. Houve um interesse imediato. E vou começar com musicas simples ,mas vou inserir essa canção. E ao buscar interpretações da letra, me identifiquei na hora com a sua e peço autorização para utilizá-la. Gostaria de contar com o seu apoio. Pois temos apenas 5 violões e dezenas de alunos,só na primeira escola. No final do curso pretendo doar um violão para o aluno carente que se destacar e sortear um outro entre os demais alunos. E como é a primeira vez que faço esse tipo de projeto em escola ( já ensinei a muitas crianças e adultos em igrejas, e dei aulas de violão pra cegos em uma instituição da minha cidade ), gostaria de dicas para elaboração de um projeto voluntário e social. Quero trabalhar com as músicas do Almir Sater, e outras que valorizem a cultura nacional, nossas riquezas naturais, Raps que são mais da realidade local e musica clássica também. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *